Exército dos EUA envia Antrax activo por engano para laboratório privado

Um laboratório militar norte-americano expediu acidentalmente pelo menos uma amostra de Antrax activo para um laboratório privado no estado de Maryland, mas não há perigo para a saúde pública, revelou esta quarta-feira um responsável da Defesa norte-americana.

Um laboratório do Departamento de Defesa no Utah despachou “inadvertidamente” a amostra do bacilo mortal ativo para um laboratório comercial, precisou a mesma fonte.

As autoridades governamentais da Saúde estão agora a testar outras amostras que foram enviadas para laboratórios de mais nove estados para determinar se estas são perigosas, disse o responsável à imprensa.

O antrax, antraz ou carbúnculo é uma doença infecciosa aguda provocada pela bactéria Bacillus anthracis, e a sua forma mais virulenta é altamente letal.

É uma zoonose, doença comum dos animais herbívoros selvagens e domésticos, que pode afectar os seres humanos que forem expostos a animais, carne, lã ou couro infectados.

A dose letal de antrax é de 8000 a 10000 esporos da bactéria, que mata através de uma toxina.

A doença em si não é contagiosa, a infecção dá-se quase sempre por exposição a esporos e não à forma activa do carbúnculo.

Os esporos da bactéria podem ser usados em guerra biológica ou bio-terrorismo.

Os membros do exército dos Estados Unidos são vacinados contra o Antrax antes de partirem em serviço para zonas do mundo onde um ataque biológico seja considerado uma ameaça.

A vacina, produzida pela BioPort Corporation, não contém a bactéria viva e consegue prevenir a doença em 93% dos casos.

Em 2001 e 2002, esporos de antrax de alta virulência foram introduzidos sob a forma de pó em envelopes enviados a várias figuras públicas nos EUA.

Houve vários casos de doença, e o governo americano viu-se obrigado, por prevenção, a encomendar grandes doses da vacina.

Nunca se descobriu a identidade dos autores destes ataques.

ZAP / Lusa / Wikipedia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Produzem a doença e a cura… É tão conveniente!
    Quando é que o povo acorda prá vida?!?! Consumimos vacinas para prevenir males que se poem na rua por engano… Os enganos costumam pagar-se caros, mas aqui, parece que a tolerância é infinita!!!
    Hipócritas!

  2. Enganaram-se porquê era para ser lançado por cima de um país africano ? E afinal os outros é que tinham o antrax.

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …