Menos soldados e mais robôs. Exército britânico reduz as suas tropas humanas

Como parte de uma grande reforma militar, o Exército do Reino Unido está prestes a reduzir as suas tropas humanas.

Um dos objetivos do movimento de reestruturação das forças armadas britânicas é investir em robôs militares, drones e outras ferramentas de combate de alta tecnologia.

Segundo a BBC, esta atualização representa uma adaptação à própria mudança da guerra – com mais ênfase na guerra cibernética do que nas tropas terrestres.

Em janeiro, o Exército britânico tinha cerca de 80 mil soldados. O plano agora é reduzir esse número para cerca de 70 mil, permitindo que os soldados se aposentem ou saiam pelo seu próprio pé.

Ao mesmo tempo, o Exército investe em tecnologias, como drones e robôs de combate. A mudança também significa alocar mais recursos para os domínios cibernético e do Espaço, estabelecendo um comando espacial que parece funcionar de forma semelhante à Força Espacial dos Estados Unidos.

O Reino Unido quer também aumentar significativamente o número de ogivas nucleares à sua disposição, não apenas para deter as ameaças tradicionais, mas também para enfrentar ataques biológicos, químicos e até cibernéticos.

O documento de 110 páginas da Defesa britânica declara que o Reino Unido pretende aumentar o limite do número de ogivas nucleares a bordo dos submarinos Trident da Marinha Real de 180 para 260, um aumento de mais de 40%.

A alteração do Exército visa torná-lo mais eficaz e estratégico, especialmente face às novas tecnologias emergentes e às mudanças do cenário militar.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …