Praticar exercício físico ao frio pode ajudar a queimar gordura com mais facilidade

Um novo estudo descobriu que enfrentar o frio pode ser uma boa maneira de ajudar a queimar calorias. O tamanho da amostra pode ser pequeno, mas a pesquisa sugere que a temperatura ambiente durante o exercício pode ter uma grande influência no metabolismo.

A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade Laurentian e concentrou-se no treino de alta intensidade, também conhecido como HIIT, onde exercícios curtos e intensos são intercalados com sessões de baixa intensidade.

A popularidade deste formato cresceu recentemente devido aos benefícios na queima de gordura. Agora, a equipa começou a explorar de que forma a temperatura ambiente pode influenciar e ajudar a trazer mais resultados.

Os investigadores analisaram pesquisas anteriores que demonstram como os exercícios de HIIT são benéficos para o metabolismo lipídico, ou a quebra e armazenamento de gorduras. Um outro fator relevante que foi descoberto foi o facto de a temperatura ambiente ser um ponto importante no metabolismo durante o exercício e depois, no período de repouso. Isso levou a equipa a elaborar um estudo que investiga de que forma o HIIT, o metabolismo e a temperatura ambiente podem estar relacionados.

O estudo, publicado no Journal of Applied Physiology a 3 de dezembro, envolveu 11 adultos ativos, mas com excesso de peso, que participaram em duas sessões de HIIT com o intervalo de uma semana.

Um deles foi realizado num ambiente “termo-neutro” com temperaturas por volta dos dos 21°C, e o outro com uma temperatura de cerca de 0°C. As sessões consistiam em dez sprints de ciclismo com 90% de esforço e com uma duração de um minuto cada, seguidos por períodos de 90 segundos de “recuperação” de ciclismo com 30% de intensidade.

Após cada sessão, os participantes pedalaram ou caminharam suavemente, comeram uma barra nutricional antes de dormir e tomaram um pequeno-almoço com alto teor de gordura na manhã seguinte.

Durante as sessões, os cientistas monitorizaram a temperatura da pele, a temperatura corporal central, a frequência cardíaca, a quantidade de oxigénio, os níveis de glicose, o oxigénio geral, os níveis de dióxido de carbono e os níveis de troca gasosa. Também foram recolhidas amostras de sangue para ajudar a calcular as taxas de queima de gordura.

“O estudo descobriu que exercícios de alta intensidade no frio aumentaram a oxidação de lipídios em 358% durante a sessão de exercícios, em comparação com exercícios de alta intensidade num ambiente termo-neutro”, escreveu a equipa.

Como avança o New Atlas, apesar das conclusões apresentadas, a ideia de que as temperaturas mais frias podem ajudar a queimar mais gordura durante o exercício precisa de uma investigação mais detalhada, embora o estudo indique que esta é uma possibilidade que vale a pena estudar.

  Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …

O ministro das Finanças, João Leão

"Contas certas" de dentro para fora. Promessa feita a Bruxelas, no esboço orçamental para 2022

O Governo enviou um rascunho do Orçamento do Estado à Comissão Europeia, no qual sublinha a importância das "contas certas". O discurso das "contas certas" repete-se dentro e fora. Esta segunda-feira, o Executivo entregou em Bruxelas …

Ricardo Salgado já admite ser condenado - mas pede pena suspensa

A defesa de Salgado requereu a suspensão do julgamento que decorre no âmbito da Operação Marquês, argumentando que o antigo banqueiro é inimputável por sofrer de Alzheimer. Se o pedido não for atendido, a …