Excesso de sal “reprograma” o cérebro

O consumo excessivo de sal provoca alterações em circuitos chave do cérebro, levando à sua “reprogramação” e motivando assim o aumento da pressão arterial. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de investigação internacional.

A ligação entre o sal e a hipertensão está amplamente documentada, mas até agora não se sabia como é que o sal provocava o aumento da pressão arterial. Uma investigação levada a cabo por vários especialistas internacionais e liderada por cientistas da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, conseguiu explicar esta associação, estudando o cérebro de ratos.

Este estudo, cujas conclusões são divulgadas pelo site Science Daily, revela que o consumo excessivo de sal “reprograma” o cérebro, interferindo com um mecanismo natural de segurança que normalmente previne o aumento da pressão arterial.

“Descobrimos que um período de dieta com muito sal em ratos provoca mudanças bioquímicas nos neurónios que libertam vasopressina na circulação sistémica. Esta alteração, que envolve uma molécula neurotrófica chamada BDNF, previne a inibição destes neurónios em particular por parte de outras células”, explica o professor Charles Bourque da Faculdade de Medicina da Universidade McGill, citado pelo site.

A vasopressina é uma hormona que aumenta a pressão sanguínea e cuja produção será, assim, fomentada pelo consumo excessivo de sal, durante um largo período de tempo.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …