“Excedeu todas as expetativas”. Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision.

O implante CorNeat KPro foi projetado para substituir córneas deformadas, com cicatrizes ou opacificadas e integra-se à parede do olho sem depender de tecido doador.

Irit Bahar, chefe do Departamento de Oftalmologia do Rabin Medical Center, em Petah Tikva, realizou o procedimento a 3 de janeiro.

Após a remoção dos curativos, de acordo com o Israel Hayom, o paciente conseguiu reconhecer os familiares e ler textos.

“O procedimento cirúrgico foi direto e o resultado superou todas as nossas expetativas. O momento em que tirámos as bandagens foi emocionante e significativo. Momentos como este são o cumprimento da nossa vocação de médicos. Temos orgulho de estar na vanguarda deste empolgante projeto que, sem dúvida, impactará a vida de milhões”, disse Bahar.

O inventor da CorNeat KPro e co-fundador da empresa, Gilad Litvin, disse que “revelar este primeiro olho implantado e estar naquela sala, naquele momento, foi surreal.” “Depois de anos de trabalho árduo, ver um colega implantar o CorNeat KPro com facilidade e testemunhar outro ser humano recuperar a visão no dia seguinte foi eletrizante e emocionalmente comovente, havia muitas lágrimas na sala.”

O implante desenvolvido pela empresa é o primeiro deste tipo. Projetado para substituir córneas deformadas, cicatrizadas ou opacas, integra-se diretamente ao globo ocular graças a um nanotecido que imita a matriz extracelular, sem depender do tecido doador, e oferece efeito imediato após a cirurgia.

Embora os implantes de córnea artificiais já existissem, a invenção de CorNeat requer um número mínimo de incisões e pontos. Normalmente, as cirurgias oculares com implante artificial de córnea são a última opção que os especialistas recorrem, uma vez que as intervenções são muito complexas e envolvem riscos para o paciente.

Usando o material biomimético, o implante CorNeat KPro torna-se uma parte completa e integrada do olho numa questão de semanas. Além disso, permite aguçar a visão e garantir uma recuperação mais rápida em comparação com outras soluções cirúrgicas.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …

Pandemia deixa dezenas de bebés por registar, o que pode "potenciar o tráfico humano"

O encerramento do balcão "Nascer Cidadão", durante a fase mais crítica da pandemia, impediu o registo de bebés nascidos nessa altura. Citando fontes do Hospital de Faro, a rádio TSF avança que as campainhas de alarme …

Auditoria revela 52 casos de envio de dados na CML. Medina lamenta "prática inadequada" (e faz uma demissão)

A auditoria interna pedida por Fernando Medina conclui que a Câmara Municipal de Lisboa enviou dados pessoais de manifestantes a embaixadas 52 vezes, desde que entrou em vigor o Regime Geral de Proteção de Dados …

Salgado chama seis familiares a depor, incluindo um tio de 102 anos

A defesa do ex-presidente do BES vai chamar 40 testemunhas para depor no julgamento no âmbito da Operação Marquês. A lista inclui seis familiares, incluindo um tio de 102 anos. De acordo com o semanário Expresso, …

"Mais próximos do normal". Espanha levanta obrigação de máscaras no exterior na próxima semana

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que as máscaras vão deixar de ser obrigatórias nos espaços exteriores em Espanha a partir de sábado, dia 26 de junho. "Este será o último fim de semana com …

"É o Governo que tem poder de decidir", diz Marcelo sobre Lisboa

O Presidente da República, que se encontra nos Estados Unidos, escusou-se a comentar as medidas sanitárias decretadas pelo Governo em relação à Área Metropolitana de Lisboa. O Chefe de Estado voltou a frisar à RTP que …

Em Portugal, cinco pessoas morreram após terem vacinação completa. Números não são "preocupantes"

Segundo a Direção-Geral de Saúde, 1.231 pessoas ficaram infetadas com covid-19 já depois de ter concluído o processo de vacinação há 14 dias, 26 delas estão internadas. A Direção-Geral da Saúde (DGS) reportou a existência de …

Aulas acabam hoje para 240 mil alunos. Ano correu "melhor que o anterior, com menos aprendizagens perdidas"

O ano letivo termina hoje para os 9.º, 10.º e 11.º anos.Para cerca de 240 mil alunos hoje é dia de despedidas, depois de mais um ano afetado pela covid-19 que levou a que parte …