/

“Excedeu todas as expetativas”. Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision.

O implante CorNeat KPro foi projetado para substituir córneas deformadas, com cicatrizes ou opacificadas e integra-se à parede do olho sem depender de tecido doador.

Irit Bahar, chefe do Departamento de Oftalmologia do Rabin Medical Center, em Petah Tikva, realizou o procedimento a 3 de janeiro.

Após a remoção dos curativos, de acordo com o Israel Hayom, o paciente conseguiu reconhecer os familiares e ler textos.

“O procedimento cirúrgico foi direto e o resultado superou todas as nossas expetativas. O momento em que tirámos as bandagens foi emocionante e significativo. Momentos como este são o cumprimento da nossa vocação de médicos. Temos orgulho de estar na vanguarda deste empolgante projeto que, sem dúvida, impactará a vida de milhões”, disse Bahar.

O inventor da CorNeat KPro e co-fundador da empresa, Gilad Litvin, disse que “revelar este primeiro olho implantado e estar naquela sala, naquele momento, foi surreal.” “Depois de anos de trabalho árduo, ver um colega implantar o CorNeat KPro com facilidade e testemunhar outro ser humano recuperar a visão no dia seguinte foi eletrizante e emocionalmente comovente, havia muitas lágrimas na sala.”

O implante desenvolvido pela empresa é o primeiro deste tipo. Projetado para substituir córneas deformadas, cicatrizadas ou opacas, integra-se diretamente ao globo ocular graças a um nanotecido que imita a matriz extracelular, sem depender do tecido doador, e oferece efeito imediato após a cirurgia.

Embora os implantes de córnea artificiais já existissem, a invenção de CorNeat requer um número mínimo de incisões e pontos. Normalmente, as cirurgias oculares com implante artificial de córnea são a última opção que os especialistas recorrem, uma vez que as intervenções são muito complexas e envolvem riscos para o paciente.

Usando o material biomimético, o implante CorNeat KPro torna-se uma parte completa e integrada do olho numa questão de semanas. Além disso, permite aguçar a visão e garantir uma recuperação mais rápida em comparação com outras soluções cirúrgicas.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.