“Excedeu todas as expetativas”. Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision.

O implante CorNeat KPro foi projetado para substituir córneas deformadas, com cicatrizes ou opacificadas e integra-se à parede do olho sem depender de tecido doador.

Irit Bahar, chefe do Departamento de Oftalmologia do Rabin Medical Center, em Petah Tikva, realizou o procedimento a 3 de janeiro.

Após a remoção dos curativos, de acordo com o Israel Hayom, o paciente conseguiu reconhecer os familiares e ler textos.

“O procedimento cirúrgico foi direto e o resultado superou todas as nossas expetativas. O momento em que tirámos as bandagens foi emocionante e significativo. Momentos como este são o cumprimento da nossa vocação de médicos. Temos orgulho de estar na vanguarda deste empolgante projeto que, sem dúvida, impactará a vida de milhões”, disse Bahar.

O inventor da CorNeat KPro e co-fundador da empresa, Gilad Litvin, disse que “revelar este primeiro olho implantado e estar naquela sala, naquele momento, foi surreal.” “Depois de anos de trabalho árduo, ver um colega implantar o CorNeat KPro com facilidade e testemunhar outro ser humano recuperar a visão no dia seguinte foi eletrizante e emocionalmente comovente, havia muitas lágrimas na sala.”

O implante desenvolvido pela empresa é o primeiro deste tipo. Projetado para substituir córneas deformadas, cicatrizadas ou opacas, integra-se diretamente ao globo ocular graças a um nanotecido que imita a matriz extracelular, sem depender do tecido doador, e oferece efeito imediato após a cirurgia.

Embora os implantes de córnea artificiais já existissem, a invenção de CorNeat requer um número mínimo de incisões e pontos. Normalmente, as cirurgias oculares com implante artificial de córnea são a última opção que os especialistas recorrem, uma vez que as intervenções são muito complexas e envolvem riscos para o paciente.

Usando o material biomimético, o implante CorNeat KPro torna-se uma parte completa e integrada do olho numa questão de semanas. Além disso, permite aguçar a visão e garantir uma recuperação mais rápida em comparação com outras soluções cirúrgicas.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …