“Excedeu todas as expetativas”. Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision.

O implante CorNeat KPro foi projetado para substituir córneas deformadas, com cicatrizes ou opacificadas e integra-se à parede do olho sem depender de tecido doador.

Irit Bahar, chefe do Departamento de Oftalmologia do Rabin Medical Center, em Petah Tikva, realizou o procedimento a 3 de janeiro.

Após a remoção dos curativos, de acordo com o Israel Hayom, o paciente conseguiu reconhecer os familiares e ler textos.

“O procedimento cirúrgico foi direto e o resultado superou todas as nossas expetativas. O momento em que tirámos as bandagens foi emocionante e significativo. Momentos como este são o cumprimento da nossa vocação de médicos. Temos orgulho de estar na vanguarda deste empolgante projeto que, sem dúvida, impactará a vida de milhões”, disse Bahar.

O inventor da CorNeat KPro e co-fundador da empresa, Gilad Litvin, disse que “revelar este primeiro olho implantado e estar naquela sala, naquele momento, foi surreal.” “Depois de anos de trabalho árduo, ver um colega implantar o CorNeat KPro com facilidade e testemunhar outro ser humano recuperar a visão no dia seguinte foi eletrizante e emocionalmente comovente, havia muitas lágrimas na sala.”

O implante desenvolvido pela empresa é o primeiro deste tipo. Projetado para substituir córneas deformadas, cicatrizadas ou opacas, integra-se diretamente ao globo ocular graças a um nanotecido que imita a matriz extracelular, sem depender do tecido doador, e oferece efeito imediato após a cirurgia.

Embora os implantes de córnea artificiais já existissem, a invenção de CorNeat requer um número mínimo de incisões e pontos. Normalmente, as cirurgias oculares com implante artificial de córnea são a última opção que os especialistas recorrem, uma vez que as intervenções são muito complexas e envolvem riscos para o paciente.

Usando o material biomimético, o implante CorNeat KPro torna-se uma parte completa e integrada do olho numa questão de semanas. Além disso, permite aguçar a visão e garantir uma recuperação mais rápida em comparação com outras soluções cirúrgicas.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …