Exames aos doentes do IPO estão a ser feitos na morgue

Os exames aos doentes do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão a ser feitos na morgue, nas capelas da unidade e num laboratório do Hospital Pulido Valente.

O laboratório do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa está com problemas devido à concentração de formol no ar. Enquanto que os exames aos doentes estão a ser realizados na morgue, nas capelas da unidade e num laboratório do Hospital Pulido Valente, as autópsias passaram a ser contratadas a outro hospital.

Ao que o Correio da Manhã apurou, os técnicos de anatomia patológica e os assistentes operacionais têm manifestado desagrado porque a morgue não terá a extração adequada para o manuseamento de formol, uma substância química usada para conservar partes do corpo e que tem provocado sintomas em alguns funcionários.

Os problemas no Laboratório de Histopatologia do Serviço de Anatomia Patológica do IPO remontam ao verão de 2017, quando uma concentração elevada de formol no ar de uma das salas começou a provocar sintomas nos funcionários, como dores de cabeça e náuseas, e consequentes baixas médicas.

O manuseamento esta substância foi proibido em novembro de 2017 e a administração já prometeu obras que, no entanto, ainda não começaram devido à falta de verbas.

Segundo o jornal, alguns dos sintomas provocados pelo formol levaram a atrasos nos exames, mas, enquanto que em janeiro o atraso era de dois meses, atualmente é apenas de uma semana, isto porque os funcionários estão a fazer horas extra.

O IPO está a ponderar transformar os gabinetes de Anatomia Patológica em laboratórios e remeter as consultas para contentores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …

Falhas no acesso a remédios não são exclusivo do SNS. No resto da Europa também há, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento". A ministra da Saúde afirmou …

Canal Panda e jogar sem medo. A receita de Lage para vencer os russos do Zenit

O Benfica joga esta terça-feira com o Zenit de São Petersburgo, na sexta e última jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Os encarnados precisam de vencer por dois (ou mais) golos para garantir …

Polícia de Hong Kong desativa bombas artesanais escondidas em escola

As autoridades de Hong Kong desativaram duas bombas artesanais numa escola esta terça-feira. Os engenhos foram descobertos por um guarda e desconhece-se se estão associados à crise política que se vive no país. A líder de …

Tancos. Carlos Alexandre quer ouvir António Costa presencialmente

O juiz Carlos Alexandre quer ouvir o primeiro-ministro, António Costa, presencialmente durante a fase de instrução do processo de Tancos, recusando assim que o seu testemunho seja feito apenas por escrito. De acordo com a …

Orçamento de 2020 sem verba para pré-reformas na Função Pública

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e Administração Pública, esclareceu que a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano não deverá reservar qualquer verba para financiar pré-reformas na função pública. Segundo o Diário …