Exame ao sangue pode detetar cancro anos antes dos primeiros sintomas

Elza Fiúza / ABr

Uma equipa de cientistas chineses desenvolveu um teste que identifica vários cancros até quatro anos antes dos primeiros sintomas aparecerem.

De acordo com o jornal The Guardian, os investigadores dizem que o exame ao sangue não invasivo, chamado PanSeer, detetou cancro em 95% dos indivíduos que não apresentaram sintomas mas que, posteriormente, receberam um diagnóstico da doença.

“Demonstrámos que cinco tipos de cancros podem ser detetados através de um exame ao sangue baseado em metilação do ADN até quatro anos antes do diagnóstico convencional”, escreveu a equipa no estudo publicado, no dia 21 de julho, na revista científica Nature Communications.

Segundo o jornal britânico, para desenvolver o teste, a equipa usou amostras de plasma recolhidas de vários indivíduos na China entre 2007 e 2014. Foram usadas 414 amostras de participantes que não tiveram cancro pelo menos cinco anos depois da recolha do sangue.

A equipa também usou 191 amostras de participantes diagnosticados com cancro do estômago, colorretal, fígado, pulmão ou esófago nos quatro anos seguintes, assim como amostras de biobancos de 223 pacientes já diagnosticados com um dos cinco cancros.

Os resultados revelaram que o PanSeer sinalizou cancro em 88% dos participantes que já haviam sido diagnosticados e em 95% dos participantes que não tinham sido diagnosticados com cancro mas que, mais tarde, desenvolveram a doença. O teste identificou corretamente pessoas sem cancro 96% das vezes.

O estudo tem limitações, incluindo o facto de ser baseado num número relativamente baixo de amostras e o armazenamento não ser o ideal. A equipa também levantou preocupações sobre uma possível contaminação. Além disso, o teste não consegue identificar qual o tipo de cancro que cada pessoa tem.

Contudo, os cientistas envolvidos na pesquisa estão otimistas e vão continuar a fazer mais estudos para confirmar a fiabilidade deste teste.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …