Exame de sangue pode prever partos prematuros

MjZ Photography / Flickr

-

Investigadores do Canadá desenvolveram um exame de sangue que pode prever quais são as hipóteses de uma mulher grávida, ao sofrer contrações antes do tempo, ter um bebé prematuro.

Cerca de 5% das mulheres que começam a ter contrações antes das 37 semanas de gravidez dão à luz em até 10 dias, afirmam os especialistas, num estudo publicado na revista científica PlosOne.

Atualmente, mulheres com contrações antes da hora não têm formas confiáveis de saber se estão prestes a entrar em trabalho de parto ou se as contrações vão parar. Em algumas ocasiões, são realizados esfregaços vaginais, mas esses testes muitas vezes podem acusar resultados errados.

O teste de sangue desenvolvido por investigadores do Mount Sinai Hospital, em Toronto, foi capaz de prever partos prematuros em 70% dos 150 casos analisados em um hospital na Austrália.

O cientista Stephen Lye explica que o exame de sangue se baseia na busca por marcadores genéticos ligados ao parto.

“Os dados indicam que os marcadores no sangue de mulheres com contrações antes da hora são capazes de indicar as hipóteses de darem à luz prematuramente ou não”, disse Lye.

“Isso trará benefícios para as mães, para o bebê e para o sistema de saúde”, acrescentou.

O exame será testado em um hospital em Toronto e deve estar disponível no mercado em cinco anos.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.