//

Ex-taxista chinês comprou “Nu Reclinado” de Modigliani por 170 milhões

Christie’s

“Nu Couché” (1917-18), Amedeo Modigliani

“Nu Couché” (1917-18), Amedeo Modigliani

Um bilionário chinês, que começou a vida como motorista de táxi, confirmou hoje ter adquirido a pintura de Amedeo Modigliani “Nu Reclinado” pelo preço de 170,4 milhões de dólares (cerca de 159 milhões de euros) na leiloeira Christie’s, em Nova Iorque.

A tela do pintor italiano, que viveu entre 1884-1920, adquirida esta segunda-feira, foi a segunda mais cara vendida em leilão, depois de “Mulheres de Argel”, de Picasso, pelo valor de 179,4 milhões de dólares (cerca de 167 milhões de euros), também na Christie, em Nova Iorque.

A pintura foi comprada para o Long Museu de Xangai, fundado em 2012 pelo colecionador bilionário Liu Yigian e a sua mulher Wang Wei.

Segundo o NY Times, o leilão demorou 9 minutos e foi notoriamente tenso, com seis interessados a licitar valores sucessivamente mais altos.

A obra era propriedade de Laura Mattioli Rossi, filha do colecionador Gianni Mattioli, a quem cabiam 100 milhões de dólares de garantia de venda mínima.

O valor final rendeu assim 70 milhões de lucro ao afortunado grupo de investidores que garantiu o valor de venda mínima à proprietária.

Liu Yigian, antigo motorista de táxi que fez fortuna nos setores financeiro e imobiliário, é conhecido por se ter dedicado a levar obras de arte do ocidente para a China.

O bilionário anunciou que pretende manter o quadro exposto o quadro no seu museu.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.