Ex-presidente da Coreia do Sul tinha plano para assassinar Kim Jong-un

Republic of Korea / Flickr

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye

A ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye

A ex-presidente sul-coreana, entretanto destituída do cargo por um escândalo de corrupção, terá aprovado um plano secreto para derrotar e inclusive assassinar o atual líder norte-coreano, revelou um jornal japonês.

De acordo com o Asahi Shimbun, que cita fontes anónimas, a administração da ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, planeava assassinar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Segundo o jornal japonês, no final de 2015, a presidente sul-coreana assinou um documento que previa uma “mudança de Governo” na Coreia do Norte, que podia incluir a demissão, exílio político do seu líder ou até mesmo um cenário de assassinato.

Essa tarefa deveria ser realizada pelas agências de inteligência sul-coreanas, incumbidas de preparar operações para levar a cabo esse dito plano secreto.

As fontes citadas pelo jornal japonês contaram que a morte de Kim Jong-un deveria parecer um acidente. Entre os cenários possíveis estavam um acidente de carro, um acidente ferroviário ou a organização de um golpe de Estado no país.

Según indica o Asahi Shimbun, o suposto plano foi motivado pelas constantes atividades militares do vizinho comunista, sobretudo por causa do seu programa nuclear.

A tensão entre Seul e Pyongyang aumentaram em agosto de 2015, depois de a Coreia do Norte ter disparado um projétil na cidade fronteiriça de Yeoncheon.

Em maio, a Coreia do Norte já tinha acusado a CIA e os serviços secretos sul-coreanos de tentarem matar com produtos químicos o seu líder, durante as celebrações do Dia do Sol, em abril.

O Asahi sublinha que o atual presidente sul-coreano, Moon Jae-in, abandonou este plano secreto para eliminar o líder norte-coreano. Na altura em que foi eleito, o novo chefe de Estado disse que vai tentar restabelecer o diálogo com o seu país vizinho.

Recorde-se que Park Geun-hye, de 65 anos, foi destituída em março devido ao escândalo de corrupção e de tráfico de influências, conhecido como “Rasputina”, pelo seu presumível papel na rede criada juntamente com a sua amiga Choi Soon-sil, que alegadamente extorquiu cerca de 70 milhões de dólares a grandes empresas.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …

Era mais do que uma nota. Sobrevivente de Auschwitz vai conhecer família de soldado que a libertou

Lily Ebert, de 90 anos, sobreviveu ao Holocausto. No campo de concentração de Auschwitz, recebeu uma nota alemã de um soldado judeu norte-americano que a libertou e lhe deu esperança. Agora, vai conhecer a família …

China detém o professor Xu Zhangrun, principal crítico do presidente Xi Jinping

A polícia chinesa deteve Xu Zhangrun, professor e ensaísta da Universidade Tsinghua, silenciando assim uma das últimas vozes nos círculos inteletuais da China que criticam abertamente a liderança do Presidente Xi Jinping. A prisão de Xu Zhangrun, …