Ex-presidente da Coreia do Sul tinha plano para assassinar Kim Jong-un

Republic of Korea / Flickr

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye

A ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye

A ex-presidente sul-coreana, entretanto destituída do cargo por um escândalo de corrupção, terá aprovado um plano secreto para derrotar e inclusive assassinar o atual líder norte-coreano, revelou um jornal japonês.

De acordo com o Asahi Shimbun, que cita fontes anónimas, a administração da ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, planeava assassinar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Segundo o jornal japonês, no final de 2015, a presidente sul-coreana assinou um documento que previa uma “mudança de Governo” na Coreia do Norte, que podia incluir a demissão, exílio político do seu líder ou até mesmo um cenário de assassinato.

Essa tarefa deveria ser realizada pelas agências de inteligência sul-coreanas, incumbidas de preparar operações para levar a cabo esse dito plano secreto.

As fontes citadas pelo jornal japonês contaram que a morte de Kim Jong-un deveria parecer um acidente. Entre os cenários possíveis estavam um acidente de carro, um acidente ferroviário ou a organização de um golpe de Estado no país.

Según indica o Asahi Shimbun, o suposto plano foi motivado pelas constantes atividades militares do vizinho comunista, sobretudo por causa do seu programa nuclear.

A tensão entre Seul e Pyongyang aumentaram em agosto de 2015, depois de a Coreia do Norte ter disparado um projétil na cidade fronteiriça de Yeoncheon.

Em maio, a Coreia do Norte já tinha acusado a CIA e os serviços secretos sul-coreanos de tentarem matar com produtos químicos o seu líder, durante as celebrações do Dia do Sol, em abril.

O Asahi sublinha que o atual presidente sul-coreano, Moon Jae-in, abandonou este plano secreto para eliminar o líder norte-coreano. Na altura em que foi eleito, o novo chefe de Estado disse que vai tentar restabelecer o diálogo com o seu país vizinho.

Recorde-se que Park Geun-hye, de 65 anos, foi destituída em março devido ao escândalo de corrupção e de tráfico de influências, conhecido como “Rasputina”, pelo seu presumível papel na rede criada juntamente com a sua amiga Choi Soon-sil, que alegadamente extorquiu cerca de 70 milhões de dólares a grandes empresas.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …