/

Ex-magnata Khodorkovski reúne russos pró-europeus e desafia Putin

1

ВО Свобода / Wikimedia

O dissidente russo Mikhail Khodorkovski

O dissidente russo Mikhail Khodorkovski

O ex-magnata russo e oponente do Kremlin Mikhail Khodorkovski, que passou uma década na prisão, lançou hoje um movimento para reunir os pró-europeus russos e desafiar o poder de Vladimir Putin.

Aquele que foi um dos homens mais ricos da Rússia saiu da prisão no ano passado e agora vive na Suíça.

“Uma minoria pode ser influente se for organizada”, disse Mikhail Khodorkovski, durante o anúncio do lançamento do seu novo movimento, “Open Russia“.

Khodorkovski explicou que este novo projeto seria uma “plataforma” na Internet para pessoas que pensam, mas não é um partido político.

Após ter sido libertado da prisão, Khodorkovski prometeu que iria ficar fora da política, mas o seu novo projeto parece contradizer as suas ambições políticas.

O ex-chefe da extinta petrolífera Iukos acrescentou que todos os que apoiam o caminho pró-europeu para a Rússia deveriam unir-se antes das eleições parlamentares agendadas para 2016.

O apelo de Khodorkovski surge numa altura em que os críticos do Kremlin têm denunciado que o país se encontra preso entre um dramático confronto com o Ocidente relativamente à Ucrânia, o que poderá levar a uma catástrofe política e económica.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.