Ex-director do MAI acusado de 80 crimes

d.r. Blog do Minho

O ex-director do Departamento de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, João Alberto Correia

O ex-director-geral de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna (MAI), João Alberto Correia, terá estado envolvido num esquema que envolve crimes de corrupção, de falsificação, de abuso de poder e de branqueamento de capitais.

Ao todo, o ex-director do MAI estará a ser acusado de 80 crimes, “32 crimes de corrupção passiva, 31 crimes de participação económica em negócio, 12 crimes de falsificação de documentos, 4 de abuso de poder e 1 de branqueamento“, conforme avança o jornal i, que teve acesso ao despacho de acusação.

A tese do Ministério Público (MP) é que João Alberto Correia encabeçava um esquema com o intuito de “beneficiar empresas, empresários, arquitectos e projectistas que pertenciam ao seu círculo de conhecimentos e com os quais mantinha uma relação de amizade e de troca de favores a quem adjudicaria a realização de obras públicas promovidas pela DGIE”, refere-se no despacho, segundo cita o i.

Além do ex-director do MAI, o esquema teria ainda a participação de outras 11 pessoas, incluindo dois funcionários da DGIE.

O despacho de acusação contra João Alberto Correia notará que este modificou totalmente os procedimentos burocráticos para a adjudicação de contratos por ajuste directo, logo que assumiu funções em 2012. “Eliminou etapas e intervenientes no processo de escolha, chamando a si toda a responsabilidade de decisão”, salienta o jornal i, frisando que, assim, “pôde garantir que os contratos seriam atribuídos às empresas detidas por alguns dos arguidos no processo – entre os quais estão amigos de infância, irmãos de lojas maçónicas e membros do Clube Lisboa 50“.

“João Alberto Correia terá sobre-avaliado intervenções, fraccionado o pagamento de despesas para que ficassem sempre abaixo do radar (150 mil ou 75 mil euros, caso se tratasse de serviços ou equipamento, garantindo a modalidade de ajuste directo), posto termo aos projectos de execução (para tornar mais opacos os custos e os timings das obras a realizar), apontado a lista de empresas a convidar para apresentar propostas (antes ainda de serem lançados os procedimentos por parte do DGIE), entre outras práticas apontadas pelo MP”, conforme sustenta o jornal i, com base no despacho.

O MP solicita uma indemnização de cerca de 900 mil euros pelos prejuízos causados ao Estado.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mais 1 corrupto…e de certeza absoluta que não é ou não vota PS (D) ou CDS.
    Curioso é o arco governativo que todos os dias é apanhado em investigações (os que são) nunca ser chamado a devolver os saques e o povinho todo o dia vê e diz mal deles mas na hora do voto sempre os escolhe como se não houvesse mais ninguém em quem votar. A carneirada tem o cérebro bem lavado ou as votações são sempre aldrabadas. Afinal como disse a senhora https://www.youtube.com/watch?v=M_b_pbLl2d8&spfreload=10 -não há corruptos em Portugal.

  2. Além da indemnização de cerca de 900 mil euros pelos prejuízos causados ao Estado, falta uma pena de prisão exemplar. Deve investigar-se quem o nomeou porque pode ser que também tenha comido na gamela. Eu só acredito na justiça, quando estes casos forem tratados de maneira a que quem os pretenda praticar pense 2 vezes e isto só se consegue com punições exemplares. Mas quando Passos Coelho disse o que disse de Dias Loureiro, eu já acredito em tudo. Ele não se pode esquecer do caso Tecnoforma e dos impostos por pagar, onde deu umas explicações tão esfarrapadas que até uma criança se ria por pensar que ele estava a brincar. O Paulo Portas também não se pode esquecer que o caso dos submarinos está por explicar. Cada cavadela, sua minhoca. É o país que temos mas que, espero bem, mude rapidamente para melhor. Entretanto; políticos, vendedores de banha da cobra e cães de caça, são todos da mesma raça.

  3. Este foi apanhado porque se deve ter esquecido de pagar as luvas todas a quem manda na máfia… Mas acho bem na mesma! É melhor um de vez em quando do que nenhum, e assim criam-se hábitos e abrem-se precedentes!

  4. A cela 45 estará livre? A cadeia de Évora parece um condomínio fechado…só VIPS. ( no caso de este não se safar, claro! )

  5. Fartar vilanagem… Ajuste directo (abaixo do crivo 150 mil ou 75 mil) e com o dinheiro dos outros! “Amigos de infância, irmãos de lojas maçónicas e membros do Clube Lisboa 50”.
    Viva a independência do poder judicial… Nunca tanto foi investigado em tão pouco tempo.
    … E vem aí Vale do Lobo… CGD, Grupo Lena… o Ex da Escom, no âmbito da “Operação Marquês”… 300 Milhões. “O que é isso para nós os riscos”?
    Stock off colarinhos e punhos de renda

RESPONDER

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …