/

Ex-candidato do Chega acusado de abuso sexual de menor. Foi filmado a apalpar aluna

15

Marcos Santos / USP

O professor Artur Alves, que foi candidato do Chega nas eleições autárquicas, foi acusado pelo Ministério Público de um crime de abuso sexual de menores após ter sido filmado a apalpar uma aluna em plena sala de aula na Escola Básica da Abrigada, em Alenquer, no distrito de Lisboa.

O incidente terá sido registado em Janeiro de 2024 durante uma aula de Artur Alves, que é professor de Geografia e Tecnologias de Informação na Escola Básica da Abrigada em Alenquer, e que foi candidato do Chega nas eleições autárquicas.

A RTP1 teve acesso a um vídeo que mostra Artur Alves a acariciar uma estudante do 9.º ano, que não terá mais de 15 anos, em plena sala de aula, por baixo de uma secretária. O episódio foi registado com o telemóvel por um outro aluno.

Os factos descritos na investigação aberta pelo Ministério Público (MP) coincidem com o vídeo divulgado no programa “A Prova dos Factos” do canal público, e apontam que o professor apalpou e acariciou a parte interior da coxa esquerda da aluna, “próximo da virilha”, enquanto “trocou olhares” com a adolescente, com a intenção de “satisfazer os seus desejos libidinosos”.

O MP avançou com uma acusação pelo crime de abuso sexual de menores, segundo adianta a RTP1, argumentando que foi um “gesto premeditado” e que “pelo menos a partir de Janeiro de 2024, o arguido, sentindo-se atraído por [NOME OCULTADO], sua aluna, formulou o propósito de estabelecer com aquela uma relação de proximidade e confiança”, começando a dar-lhe “atenção especial”, quer dentro da sala de aula, quer fora.

Artur Alves, Nuno Pardal e Pedro Pessanha com “relação de proximidade”

A RTP acrescenta que Artur Alves manteve uma “relação de proximidade” com dois elementos do Chega também envolvidos em suspeitas que envolvem menores – Nuno Pardal, acusado de dois crimes de prostituição de menor, e Pedro Pessanha, que está a ser investigado por violação de uma menor.

Entretanto, o Chega expulsou Artur Alves do partido na sequência das suspeitas, em Outubro de 2024. Mas a sanção não consta na página dos castigos disciplinares do Chega, apurou ainda a RTP1.

O professor que foi o candidato do partido de André Ventura nas autárquicas em Arruda dos Vinhos, apagou todos os seus registos na Internet.

CV RTP1

Artur Alves, ex-candidato do Chega nas eleições autárquicas, foi acusado pelo Ministério Público de um crime de abuso sexual de menor.

Artur Alves, ex-candidato do Chega nas eleições autárquicas, foi acusado pelo Ministério Público de um crime de abuso sexual de menor.

O Chega também apagou várias imagens que associam Artur Alves com o partido nas redes sociais.

Artur Alves já voltou a dar aulas na Escola da Abrigada após uma suspensão de 30 dias imposta pelo Ministério da Educação. O castigo leve terá incomodado a comunidade escolar local.

ZAP //

15 Comments

  1. É só mais um. Do chega nunca chega… Depois o problema são os imigrantes. Vão se tratar primeiro! Aqui no interior o q é preciso é de mão de obra imigrante ou não. Não queremos é pedófilos do chega!

    13
    2
    • Lamentável a atitude desse reles professor!
      Não vejo ligação é ao partido político, especialmente porque, como bem refere a notícia, “… o Chega expulsou Artur Alves do partido na sequência das suspeitas”.

      3
      4
      • Expulsou mas ainda está cheio deles. Ou esqueceste-te do anterior que pagou a um miúdo, do que ameaça colegas do proprio partido e dos que roubam malas (se calhar nunca foste vitima dum roubo dessa natureza) E o pior é que arranjam como bode expiatório os imigrantes. eu sou portuguesa de gema e como tal tb tenho direito a querer nazis fora deste país. Só quero “gente de bem”, mas não sou hipócrita a achar q sou melhor do que ninguém, nem faço seleção com base na cor a da pele ou da nacionalidade.

    • Está a fazer confusão com o PS…, ou não sabe d Ferro Rodrigues, Paulo Pedroso e mais uma série deles, além de roubalheira, furtos e tráfico de diamantes.

      2
      7
    • A “menina” é uma criança e se o sr nunca foi criança ou n tem filhas ou irmãs ou n tem uma mãe que tb já foi criança não sei q comentário é esse. Só está a tentar ofender todas as meninas q estão à sua volta.

      6
      3
      • Não é uma criança, é uma adolescente. Para qualquer pessoa minimamente sensata, “criança” é alguém que ainda não atingiu a puberdade. Esta já tem 15 anos, é adolescente pelo menos há 3 anos. Será é uma menor de idade. Para alguns desmiolados é-se “criança” até aos 17 anos e 364 dias…

        2
        1
        • continua a ser crime… e olhe que eu sou muito aberta às mentalidades diferentes . E não condenaria um pedófilo só por nascer como tal. Acho mesmo que todos precisarão de tratamento, ajuda ou seja o que for.. mas uma coisa é nascer com um problema ou doença e outro é abusar de outros que não têm que levar com os problemas alheios.
          Continuo a dizer que insinuar-se a uma criança, ou jovem adulta, da forma que aquele sr. fez, é crime, é condenável e deve ser punido. (o tempo dele ser tratado já passou, agora deve ser prisão e de preferência que seja acompanhado)

  2. Castração, já!
    A receita do Chega tem de chegar aos seus e aos (dos) outros, sem titubeâncias.
    E, no caso de professores, padres e outras criaturas com algum ascendente sobre as vítimas, as penas têm mesmo de ser pedagógicas. Em dureza e exemplo.
    Mas, atenção, à educação de casa e na sociedade, que está a faltar às novas gerações. O vídeo desta ocorrência é suficientemente elucidativo de que o consentimento do abuso também estava presente.

    5
    2
  3. São escolhidos a dedo. Só tenho pena que não tenham conseguido a castração quimica.
    Acho que seria uma boa solução para não se reproduzirem.

    5
    2
  4. Com a castração química, ficaríamos livres de malta do PSD, PS, Livre, BE, PAN e IL. Portugal passaria a ser um Paraíso na terra!

    3
    8
  5. É tão parecido com um que eu conheço… Barbudo e anafado. Só que esse, aos 48 anos atirou-se a uma aluna de 21. 27 anos de diferença é obra! Quando ele tiver 70 (murchos) terá ela 43 (ainda com vontadinha)…

    2
    2

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.