/

Ex-autarca de Vila Nova de Poiares acusado de prevaricação. “É um absurdo”, diz Jaime Marta Soares

3

Carlos Barroso /lusa

O presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de prevaricação de titular de cargo público quando liderava, em 2013, o município de Vila Nova de Poiares.

“Os factos remontam ao termo do mandato autárquico de 2013, sendo imputada a adjudicação de contrato de fornecimento de equipamento, sem qualquer procedimento, já em pleno período de gestão limitada dos órgãos autárquicos, com adulteração das datas dos contratos para momento anterior ao do início de tal período”, refere uma nota colocada na página da Internet do Ministério Público (MP).

Contactado pela agência Lusa, Jaime Marta Soares, que presidiu àquele município do distrito de Coimbra durante quase 40 anos, disse estranhar a acusação e mostrou-se de “consciência tranquila”, referindo que nunca fez “nada à revelia da lei”.

“Essas questões de contratos eram tratadas pelos serviços com base em deliberações da Câmara”, disse o ex-autarca, que considera a acusação “um absurdo”.

O antigo presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares disse ainda que está “disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários sobre a matéria”.

Segundo a nota do MP, o Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra deduziu também acusação a um funcionário do município e a um sócio de uma empresa fornecedora de equipamento de escritório.

O MP acusa os três elementos da prática de crimes de prevaricação de titular de cargo político, participação económica em negócio e falsificação de documentos, e requer a perda de vantagens no valor correspondente ao do contrato celebrado.

Dirigida pelo MP do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra, a investigação contou com a colaboração da Polícia Judiciária de Coimbra.

Jaime Marta Soares, de 77 anos, liderou o município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, entre 1974 e 2013, e desde 2011 que preside à Liga dos Bombeiros Portugueses.

  // Lusa

3 Comments

  1. Olha que ele é… o verdadeiro dinossauro parasita que esteve 40 anos a mamar na Camara de Poiares (e a fazer estragos/vigarices)!!
    Depois arranjou um tacho ainda melhor na Liga dos Bombeiros (tornou-se o maior “incendiário” do país) – onde faz de conta que se preocupa com os bombeiros, enquanto representa apenas os interesses dos presidentes das associações de bombeiros – boa parte deles politicos/parasitas manões como ele!
    No Sporting juntou-se com o Burro de Carvalho e fizeram umas belas cenas e, quando deu para o torto, fez de conta que não tinha nada a ver com o caso…
    Um artista que depois ainda tem a lata de aparecer nas tv a mandar bitaites e a incendiar tudo para justificar o seu tacho!…
    A ver se agora pia mais baixo…

  2. Isto é o espelho do que será o futuro caciquismo deste país se a regionalização vier, algum infeliz dia, a acontecer! 40 anos no poder!!! Até nos faz lembrar o Salazar de má memória!! Verdadeiros fosseis da política!!

  3. Uma fartadela !!!!……. Ao estilo de caçador……… levanta-se uma lebre, só para a ver correr ! A Comunicação Social faz o trabalho dela, que é de informar “bem e as vezes mal”, mas faz o que lhe compete. Não se pode dizer o mesmo da nossa Justiça, cega só de um olho !…os autores dos maiores desfalques Públicos e Privados, continuam em Liberdade !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.