Ex-autarca de Vila Nova de Poiares acusado de prevaricação. “É um absurdo”, diz Jaime Marta Soares

Carlos Barroso /lusa

O presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de prevaricação de titular de cargo público quando liderava, em 2013, o município de Vila Nova de Poiares.

“Os factos remontam ao termo do mandato autárquico de 2013, sendo imputada a adjudicação de contrato de fornecimento de equipamento, sem qualquer procedimento, já em pleno período de gestão limitada dos órgãos autárquicos, com adulteração das datas dos contratos para momento anterior ao do início de tal período”, refere uma nota colocada na página da Internet do Ministério Público (MP).

Contactado pela agência Lusa, Jaime Marta Soares, que presidiu àquele município do distrito de Coimbra durante quase 40 anos, disse estranhar a acusação e mostrou-se de “consciência tranquila”, referindo que nunca fez “nada à revelia da lei”.

“Essas questões de contratos eram tratadas pelos serviços com base em deliberações da Câmara”, disse o ex-autarca, que considera a acusação “um absurdo”.

O antigo presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares disse ainda que está “disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários sobre a matéria”.

Segundo a nota do MP, o Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra deduziu também acusação a um funcionário do município e a um sócio de uma empresa fornecedora de equipamento de escritório.

O MP acusa os três elementos da prática de crimes de prevaricação de titular de cargo político, participação económica em negócio e falsificação de documentos, e requer a perda de vantagens no valor correspondente ao do contrato celebrado.

Dirigida pelo MP do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra, a investigação contou com a colaboração da Polícia Judiciária de Coimbra.

Jaime Marta Soares, de 77 anos, liderou o município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, entre 1974 e 2013, e desde 2011 que preside à Liga dos Bombeiros Portugueses.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olha que ele é… o verdadeiro dinossauro parasita que esteve 40 anos a mamar na Camara de Poiares (e a fazer estragos/vigarices)!!
    Depois arranjou um tacho ainda melhor na Liga dos Bombeiros (tornou-se o maior “incendiário” do país) – onde faz de conta que se preocupa com os bombeiros, enquanto representa apenas os interesses dos presidentes das associações de bombeiros – boa parte deles politicos/parasitas manões como ele!
    No Sporting juntou-se com o Burro de Carvalho e fizeram umas belas cenas e, quando deu para o torto, fez de conta que não tinha nada a ver com o caso…
    Um artista que depois ainda tem a lata de aparecer nas tv a mandar bitaites e a incendiar tudo para justificar o seu tacho!…
    A ver se agora pia mais baixo…

  2. Isto é o espelho do que será o futuro caciquismo deste país se a regionalização vier, algum infeliz dia, a acontecer! 40 anos no poder!!! Até nos faz lembrar o Salazar de má memória!! Verdadeiros fosseis da política!!

  3. Uma fartadela !!!!……. Ao estilo de caçador……… levanta-se uma lebre, só para a ver correr ! A Comunicação Social faz o trabalho dela, que é de informar “bem e as vezes mal”, mas faz o que lhe compete. Não se pode dizer o mesmo da nossa Justiça, cega só de um olho !…os autores dos maiores desfalques Públicos e Privados, continuam em Liberdade !

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …