Ex-autarca de Vila Nova de Poiares acusado de prevaricação. “É um absurdo”, diz Jaime Marta Soares

Carlos Barroso /lusa

O presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de prevaricação de titular de cargo público quando liderava, em 2013, o município de Vila Nova de Poiares.

“Os factos remontam ao termo do mandato autárquico de 2013, sendo imputada a adjudicação de contrato de fornecimento de equipamento, sem qualquer procedimento, já em pleno período de gestão limitada dos órgãos autárquicos, com adulteração das datas dos contratos para momento anterior ao do início de tal período”, refere uma nota colocada na página da Internet do Ministério Público (MP).

Contactado pela agência Lusa, Jaime Marta Soares, que presidiu àquele município do distrito de Coimbra durante quase 40 anos, disse estranhar a acusação e mostrou-se de “consciência tranquila”, referindo que nunca fez “nada à revelia da lei”.

“Essas questões de contratos eram tratadas pelos serviços com base em deliberações da Câmara”, disse o ex-autarca, que considera a acusação “um absurdo”.

O antigo presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares disse ainda que está “disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários sobre a matéria”.

Segundo a nota do MP, o Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra deduziu também acusação a um funcionário do município e a um sócio de uma empresa fornecedora de equipamento de escritório.

O MP acusa os três elementos da prática de crimes de prevaricação de titular de cargo político, participação económica em negócio e falsificação de documentos, e requer a perda de vantagens no valor correspondente ao do contrato celebrado.

Dirigida pelo MP do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra, a investigação contou com a colaboração da Polícia Judiciária de Coimbra.

Jaime Marta Soares, de 77 anos, liderou o município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, entre 1974 e 2013, e desde 2011 que preside à Liga dos Bombeiros Portugueses.

  // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olha que ele é… o verdadeiro dinossauro parasita que esteve 40 anos a mamar na Camara de Poiares (e a fazer estragos/vigarices)!!
    Depois arranjou um tacho ainda melhor na Liga dos Bombeiros (tornou-se o maior “incendiário” do país) – onde faz de conta que se preocupa com os bombeiros, enquanto representa apenas os interesses dos presidentes das associações de bombeiros – boa parte deles politicos/parasitas manões como ele!
    No Sporting juntou-se com o Burro de Carvalho e fizeram umas belas cenas e, quando deu para o torto, fez de conta que não tinha nada a ver com o caso…
    Um artista que depois ainda tem a lata de aparecer nas tv a mandar bitaites e a incendiar tudo para justificar o seu tacho!…
    A ver se agora pia mais baixo…

  2. Isto é o espelho do que será o futuro caciquismo deste país se a regionalização vier, algum infeliz dia, a acontecer! 40 anos no poder!!! Até nos faz lembrar o Salazar de má memória!! Verdadeiros fosseis da política!!

  3. Uma fartadela !!!!……. Ao estilo de caçador……… levanta-se uma lebre, só para a ver correr ! A Comunicação Social faz o trabalho dela, que é de informar “bem e as vezes mal”, mas faz o que lhe compete. Não se pode dizer o mesmo da nossa Justiça, cega só de um olho !…os autores dos maiores desfalques Públicos e Privados, continuam em Liberdade !

RESPONDER

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …