Ex-assessor de Trump é formalmente acusado de mentir ao FBI

Jim Lo Scalzo / EPA

Michael Flynn, assessor de segurança de Donald Trump

O procurador especial que investiga a ingerência da Rússia na última eleição presidencial nos Estados Unidos, Robert Mueller, apresentou acusações formais contra Michael Flynn, ex-assessor de segurança nacional do presidente Donald Trump, por mentir ao FBI.

Num documento de duas páginas, o procurador acusa Michael Flynn de ter mentido sobre conversas que teve com membros do governo russo.

Flynn terá que comparecer perante o juiz Rudolph Contreras do Tribunal de Columbia, em Washington, na qual o ex-assessor de Trump poderia declarar-se culpado das acusações.

Segundo consta no documento, Flynn “intencionalmente e com conhecimento” fez “declarações falsas, fictícias e fraudulentas” ao FBI quando foi interrogado no último dia 24 de janeiro em Washington.

Concretamente, segundo o procurador especial, Flynn mentiu sobre uma conversa que teve com o então embaixador russo nos EUA, Sergei Kisyliak, sobre as sanções que em 29 de dezembro de 2016 o então presidente Barack Obama impôs à Rússia por seu papel no roubo de documentos do Partido Democrata.

Precisamente, Flynn teve que renunciar em fevereiro de 2016 por ter mentido ao vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e a outros altos oficiais do governo sobre essas conversas que tinha mantido com o embaixador russo enquanto Obama ainda era presidente e Trump se preparava para assumir o poder, algo que ocorreu em 20 de janeiro.

Naquele momento, Flynn garantiu à Casa Branca que tinha falado com o embaixador russo sobre suas férias, mas, na realidade, tinha conversado sobre as sanções de Obama à Rússia.

Como consequência, Trump pediu a Flynn que renunciasse a 13 de fevereiro, embora supostamente um mês antes, a 26 de janeiro, a então procuradora-geral interina, Sally Yates, já tinha alertado o governo sobre os contactos com a Rússia de um dos assessores mais próximos ao presidente.

Flynn desempenhou o cargo de assessor de segurança nacional de Trump durante apenas 24 dias.

O processo contra Flynn é produto da investigação iniciada em maio pelo procurador especial Robert Mueller para averiguar os laços entre a Rússia e a campanha de Trump para influenciar nas eleições presidenciais de 2016 e favorecer à vitória do magnata republicano.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se mentiu, que é que queria esconder ??? E, como assessor do Trump, os contatos com os russos foram em proveito pessoal ? Quantos episódios ainda faltam para o término desta novela ?

RESPONDER

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …

Impedida de participar, Rússia terá planeado ciberataque aos Jogos Olímpicos de 2020

Uma investigação conjunta do Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido e agências norte-americanas concluiu que os serviços militares russos estavam a planear um ciberataque em grande escala aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que iam …

Bazuca europeia "não é suficiente". Economista francês defende rendimento mínimo de 120 mil euros para jovens

O economista francês Thomas Piketty considera que a "bazuca" da União Europeia (UE) "não é suficiente" para recuperar da crise pandémica, sobretudo para reduzir as desigualdades económicas. Nesse sentido, defende impostos mais elevados sobre os …