Ex-assessor de Trump é formalmente acusado de mentir ao FBI

Jim Lo Scalzo / EPA

Michael Flynn, assessor de segurança de Donald Trump

O procurador especial que investiga a ingerência da Rússia na última eleição presidencial nos Estados Unidos, Robert Mueller, apresentou acusações formais contra Michael Flynn, ex-assessor de segurança nacional do presidente Donald Trump, por mentir ao FBI.

Num documento de duas páginas, o procurador acusa Michael Flynn de ter mentido sobre conversas que teve com membros do governo russo.

Flynn terá que comparecer perante o juiz Rudolph Contreras do Tribunal de Columbia, em Washington, na qual o ex-assessor de Trump poderia declarar-se culpado das acusações.

Segundo consta no documento, Flynn “intencionalmente e com conhecimento” fez “declarações falsas, fictícias e fraudulentas” ao FBI quando foi interrogado no último dia 24 de janeiro em Washington.

Concretamente, segundo o procurador especial, Flynn mentiu sobre uma conversa que teve com o então embaixador russo nos EUA, Sergei Kisyliak, sobre as sanções que em 29 de dezembro de 2016 o então presidente Barack Obama impôs à Rússia por seu papel no roubo de documentos do Partido Democrata.

Precisamente, Flynn teve que renunciar em fevereiro de 2016 por ter mentido ao vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e a outros altos oficiais do governo sobre essas conversas que tinha mantido com o embaixador russo enquanto Obama ainda era presidente e Trump se preparava para assumir o poder, algo que ocorreu em 20 de janeiro.

Naquele momento, Flynn garantiu à Casa Branca que tinha falado com o embaixador russo sobre suas férias, mas, na realidade, tinha conversado sobre as sanções de Obama à Rússia.

Como consequência, Trump pediu a Flynn que renunciasse a 13 de fevereiro, embora supostamente um mês antes, a 26 de janeiro, a então procuradora-geral interina, Sally Yates, já tinha alertado o governo sobre os contactos com a Rússia de um dos assessores mais próximos ao presidente.

Flynn desempenhou o cargo de assessor de segurança nacional de Trump durante apenas 24 dias.

O processo contra Flynn é produto da investigação iniciada em maio pelo procurador especial Robert Mueller para averiguar os laços entre a Rússia e a campanha de Trump para influenciar nas eleições presidenciais de 2016 e favorecer à vitória do magnata republicano.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se mentiu, que é que queria esconder ??? E, como assessor do Trump, os contatos com os russos foram em proveito pessoal ? Quantos episódios ainda faltam para o término desta novela ?

RESPONDER

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …

"Apagão" de dados. DGS não está a revelar todos os infectados com covid-19

Há casos de infectados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS). A denúncia é feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da …

Tensão no Mar do Sul. China em manobras militares, EUA enviam dois porta-aviões nucleares

Os Estados Unidos enviaram os super-porta-aviões nucleares USS Ronald Reagan e USS Nimitz para o Mar do Sul da China, região onde forças navais chinesas estão a realizar exercícios militares. "O nosso objetivo é enviar um …

Portugueses querem Centeno no BdP. 72% considera "muito importante" Champions em Lisboa

Mais de 70% dos portugueses consideram “muito importante” a realização da fase final da Liga dos Campeões europeus de futebol em Portugal e 11,1% acham que é apenas “importante”, segundo um estudo da Eurosondagem divulgado …

Marcelo tinha dúvidas em assinar nacionalização. TAP já começou a dispensar trabalhadores

A TAP já está a dispensar trabalhadores e espera-se uma reestruturação "dolorosa" no âmbito do processo em que o Estado reforçou a sua posição na estrutura accionista da companhia. O Presidente da República admitiu que …