Ex-agente dos serviços secretos britânicos teve relação “pessoal” com Ivanka Trump

2

Kevin Lamarque / Reuters

Ivanka Trump

O ex-agente dos serviços secretos britânicos (MI6) Christopher Steele teve uma relação “pessoal” com Ivanka Trump, filha do Presidente dos Estados Unidos (EUA). A revelação foi feita na segunda-feira, após a divulgação de um relatório do inspetor-geral do Departamento de Justiça norte-americano, Michael Horowitz.

Segundo noticiou a ABC News, citada pelo Expresso, o documento – que não se refere a Ivanka pelo nome -, indica que Christopher Steele ofereceu à filha de Donald Trump um “tartã de família da Escócia”.

A revisão de Horowitz à investigação do FBI sobre a campanha eleitoral do atual Presidente norte-americano e as suas ligações à Rússia inclui novos detalhes das interações de Steele com a família Trump. O ex-agente visitou Ivanka na Trump Tower e manteve uma relação “amigável” com a mesma durante “alguns anos”, refere o documento.

A ABC revelou igualmente que Ivanka chegou a discutir o que a empresa do antigo espião britânico, a Orbis Business Intelligence, poderia fazer pelos negócios da família.

As conclusões de Horowitz foram enviadas àquela empresa antes da divulgação pública do relatório. Após receber as mesmas, Steele emitiu uma declaração, na qual negou algumas das principais alegações do inspetor-geral.

Trump atacou o antigo agente várias vezes no Twitter, descrevendo-o como um “espião fracassado” e um dossiê que elaborara como “falso”. Segundo esse dossiê, o Presidente russo, Vladimir Putin, lançou uma campanha em várias frentes para promover Trump.

O procurador especial Robert Mueller, que liderou a investigação à alegada ingerência de Moscovo na campanha eleitoral, confirmou ter havido uma interferência “abrangente e sistemática” mas ilibou Trump de envolvimento numa conspiração criminosa.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.