Evitar a Páscoa: congresso do CDS antecipado (e a placa foi retirada)

Reunião do partido deverá ser realizada nos dias 2 e 3 de Abril. A placa do CDS-PP no Parlamento foi retirada, quase 50 anos depois.

O Centro Democrático Social – Partido Popular (CDS-PP) vai reunir-se ligeiramente mais cedo do que o previsto.

O congresso nacional entre os militantes do CDS estava marcado para os dias 9 e 10 de Abril mas, de acordo com o jornal Observador, vai ser realizado nos dias 2 e 3 de Abril.

Franciso Rodrigues dos Santos está de saída, depois do “desaparecimento” da Assembleia da República, na sequência dos resultados das eleições legislativas 2022 – zero deputados para o partido que ainda lidera.

Nuno Melo é, até agora, o único candidato à liderança do partido que esteve sempre no Parlamento desde as primeiras eleições pós-25 de Abril de 1974.

O mesmo jornal explica que, dentro do CDS, há a ideia generalizada de que há decisões importantes a tomar – e que não convém serem adiadas. E assim evita-se a aproximação da Páscoa, que neste ano se assinala no dia 17 de Abril.

Uma das declarações mais recentes sobre a situação histórica do partido foi de Filipe Lobo d’Ávila, em entrevista ao portal Notícias ao minuto.

O antigo deputado do CDS, e candidato derrotado por Francisco Rodrigues dos Santos na corrida pela liderança do partido, admite que esta situação é “muito difícil” e analisa: “Nós já somos muito poucos e, apesar disso, continuamos a ter muitas fações e muitos grupos. Quem quiser liderar o CDS nesta fase, que é uma fase muito difícil, tem de conseguir unir o que sobra“.

Placa retirada

Entretanto, esta quinta-feira, dia 10 de Fevereiro de 2022, contou com um momento simbólico nos corredores da Assembleia da República: a placa do CDS-PP foi retirada.

A placa estava desde 1976 à porta da sala do partido, no Andar Nobre, mas como não haverá qualquer deputado do CDS durante a próxima legislatura, essa sala será utilizada pelo Chega.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.