Evacuação de Aleppo já permitiu retirar entre 19 a 25 mil pessoas

Ghith Sy / EPA

-

Cerca de 19 mil pessoas foram retiradas do leste de Aleppo desde que começou a operação de evacuação, na quinta-feira passada, informou a ONU, enquanto o Comité Internacional da Cruz Vermelha fala em 25 mil pessoas.

Citado pela EFE, o porta-voz do gabinete de coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), Jens Laerke, informou que dez autocarros partiram hoje de manhã de um posto de controlo no leste de Aleppo, numa operação coordenada pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho da Síria.

Já a AFP cita uma porta-voz do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), segundo a qual pelo menos 25 mil civis e rebeldes saíram da cidade síria desde o início das operações de evacuação.

“Só ontem (segunda-feira), retirámos 15 mil pessoas do leste de Aleppo. Desde quinta-feira, o total é de 25 mil“, indicou Ingy Sedky, precisando que “milhares” esperavam ainda ser retirados do reduto rebelde da segunda maior cidade síria.

A diretora da União das Organizações de Socorro e Cuidados Médicos no sul da província de Aleppo, Bachar Babbour, afirmou à AFP que oito autocarros tinham chegado hoje de manhã com pessoas retiradas da cidade, entre as quais feridos.

O seu estado é lamentável, toda a gente tinha frio (…), havia um idoso que tremia”, disse.

Tanto a OCHA como o CICV dizem que 750 pessoas foram retiradas de Fua e Kefraya, duas localidades xiitas sitiadas pelos islamitas na província de Idleb (noroeste), vizinha da de Aleppo.

As evacuações simultâneas de Aleppo e destas duas localidades ocorreram na sequência de um acordo alcançado entre a Rússia e o Irão, por um lado, e a Turquia, por outro, respetivamente aliados do regime e da rebelião.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …