/

Evacuação de Aleppo já permitiu retirar entre 19 a 25 mil pessoas

Ghith Sy / EPA

-

Cerca de 19 mil pessoas foram retiradas do leste de Aleppo desde que começou a operação de evacuação, na quinta-feira passada, informou a ONU, enquanto o Comité Internacional da Cruz Vermelha fala em 25 mil pessoas.

Citado pela EFE, o porta-voz do gabinete de coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), Jens Laerke, informou que dez autocarros partiram hoje de manhã de um posto de controlo no leste de Aleppo, numa operação coordenada pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho da Síria.

Já a AFP cita uma porta-voz do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), segundo a qual pelo menos 25 mil civis e rebeldes saíram da cidade síria desde o início das operações de evacuação.

“Só ontem (segunda-feira), retirámos 15 mil pessoas do leste de Aleppo. Desde quinta-feira, o total é de 25 mil“, indicou Ingy Sedky, precisando que “milhares” esperavam ainda ser retirados do reduto rebelde da segunda maior cidade síria.

A diretora da União das Organizações de Socorro e Cuidados Médicos no sul da província de Aleppo, Bachar Babbour, afirmou à AFP que oito autocarros tinham chegado hoje de manhã com pessoas retiradas da cidade, entre as quais feridos.

O seu estado é lamentável, toda a gente tinha frio (…), havia um idoso que tremia”, disse.

Tanto a OCHA como o CICV dizem que 750 pessoas foram retiradas de Fua e Kefraya, duas localidades xiitas sitiadas pelos islamitas na província de Idleb (noroeste), vizinha da de Aleppo.

As evacuações simultâneas de Aleppo e destas duas localidades ocorreram na sequência de um acordo alcançado entre a Rússia e o Irão, por um lado, e a Turquia, por outro, respetivamente aliados do regime e da rebelião.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.