Melody espera ter uma ajuda extra na final deste sábado. Há pizza grátis e viagem de barco para quem alinhar nesta estratégia.
A final da 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção realiza-se neste sábado. Como sempre, a Espanha estará lá. Desde que começou a participar (1961), os espanhóis estiveram sempre presentes.
Desta vez a Espanha surge no palco com Melody, a cantora e uma das autoras da canção Esa diva, vencedora do Benidorm Fest 2025 e, por consequência, representante de Espanha na Eurovisão.
A Espanha não tem sido feliz na Eurovisão. Apesar de ter sempre presença assegurada na final, por ser um dos “Big Five”, nos últimos 20 anos terminou frequentemente perto do último lugar, ou mesmo no último lugar. Excepção para 2022, quando Chanel saltou para o 3.º posto.
As expectativas não são elevadas mas a RTVE espera ter uma ajudinha da… Telepizza.
O jornal ABC explica: a Telepizza oferece uma fatia de pizza e uma viagem de barco grátis aos espanhóis que votem em Portugal… mas em Espanha.
Confuso? Mas é fácil de perceber.
A campanha chama-se Telebote. Apresenta-se como uma iniciativa diferente e divertida.
Vai começar ao final da tarde de sábado em Ayamonte, localidade que fica junto ao Rio Guadiana. Haverá dois barcos para levar os mais de 100 participantes na iniciativa – com música e comida a bordo – rumo a Vila Real de Santo António.
Sim, do outro lado do rio é Portugal.
E o que é que isso interessa? É que, assim, os espanhóis já não estão em Espanha e já podem votar em Espanha. Como se sabe, as regras do Festival Eurovisão da Canção não permitem votar no país onde a pessoa está.
Mas se atravessarem a fronteira, mesmo ali ao lado, os espanhóis já podem votar na música espanhola. Porque estão em Portugal.
Quando o Festival acabar, haverá autocarros para levar os espanhóis de Portugal para Espanha.
Esta ideia da Telepizza tem um contexto: Melody, a cantora, já admitiu várias vezes que a Telepizza é uma das suas marcas preferidas.
A entrada é livre. Com lotação limitada, claro.
Nas últimas duas edições, no televoto, Portugal só deu 3 pontos à Espanha.
isso é treta! o que conta é o numero de telefone de origem! Não há forma de se saber qual a localizaçao GPS de quem faz a chamada porque: 1º – a posiçao GPS do smartphone nao é partilhada com a operadora (RGPD assim o obriga!) , 2º porque as operadoras conseguem, de facto, saber em que antena está registado o smartphone e assim saber a posição aproximada do smartphone e de quem está a usá-lo para fazer chamadas (RGPD assim o obriga também), 3º porque o que conta é o numero de telefone de quem chama!! Ora se o espanhol está em Portugal ou em Marrocos, vai usar o seu telemóvel o numero que aparece nos sistemas da Eurovisão será sempre o numero do telemóvel com o indicativo do país, neste caso +34 ! E como +34 é Espanha, a chamada vai ser sempre invalidada!
Querem fazer trafulhices? usem as cabines telefónicas em Portugal (se é que ainda há), peçam o telefone do hotel ou do restaurante (se deixarem ligar para numeros de valor acrescentado) ou comprem SIMs portugueses e peçam para activar chamadas de valor acrescentado, o que vai dar uma trabalheira do camandro e para nada!
Mas o facto de os nuestros hermanos virem gastar uns cobres em Portugal parece-me optimo! Venham eles! Mas não vão levar pizza, de certeza!