Custos do Banif levam défice aos 4,4%

Eurostat confirmou esta quinta-feira que o défice português, no ano de 2015, ficou nos 4,4% com os custos do Banif.

O gabinete oficial de estatísticas da UE confirmou agora que Portugal terminou o ano de 2015 com um défice de 4,4% do PIB e uma dívida pública de 129%, avança a agência Lusa.

Estes valores contabilizam os custos da medida de resolução aplicada ao Banif e acontecem depois da validação dos dados por parte do Eurostat e de este ter recebido a primeira notificação do Procedimento por Défices Excessivos (PDE).

Este será um dos elementos-chave que a Comissão Europeia terá em conta quando tomar uma decisão, no próximo mês de maio, sobre o PDE instaurado a Portugal em 2009 e que deveria ter sido encerrado em 2015.

Segundo a Lusa, o quadro das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento prevê que seja lançado um procedimento por défice excessivo quando este é superior a 3% do PIB.

3% foi exatamente o valor atingido por Portugal em 2015, sem contabilizar o impacto de 1,4% provocado pelo caso Banif, valor acrescido que o Governo socialista afirma que não devia ser considerado nas contas públicas.

Isto permitiria que o défice orçamental se mantivesse na meta dos 3%, tendo o primeiro-ministro António Costa recordado que também o ex-comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, acreditava que “operações desta natureza não deveriam ser qualificadas para efeitos de procedimento por défice excessivo”.

De acordo com a Lusa, a Comissão Europeia tem indicado que tomará uma decisão em maio, depois de ter em sua posse não só os dados validados do Eurostat, como também as previsões económicas da primavera.

Assim, poderá analisar a trajetória expectável do défice e, depois de uma análise ao Programa Nacional de Reformas e ao Programa de Estabilidade, que o Governo aprova ainda hoje.

O gabinete das estatísticas europeu não incluiu só os custos associados à operação com o Banif, como também o passivo do banco na dívida pública, depois de o INE ter indicado, em março passado, que a dívida pública de 2015 era ligeiramente superior àquela apurada pelo Banco de Portugal (128,8% do PIB), contabilizando os 295 milhões do passivo do Banif, elevando-a para 129%.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. terás idade para andar a visitar sites sem controlo parental? percebe-se a ânsia em mostrar ao mundo que já sabes ler e escrever mas demonstras estar parco de compreensão.

    • É muito triste quando a preocupação de alguém é comentar os comentários dos outros…
      Não sei é se te pagam para seres assim ou se a parvoíce é natural…

RESPONDER

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada" perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu hoje …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto de 17 casos e pode parar por duas semanas

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remete à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …

Estátua de mulher da elite pré-hispânica encontrada no México

Uma estátua, com 500 anos, de uma jovem mulher com um grande ornamento na cabeça foi descoberta, no início de janeiro, no centro do México. De acordo com o site Live Science, a estátua de dois …