Custos do Banif levam défice aos 4,4%

Eurostat confirmou esta quinta-feira que o défice português, no ano de 2015, ficou nos 4,4% com os custos do Banif.

O gabinete oficial de estatísticas da UE confirmou agora que Portugal terminou o ano de 2015 com um défice de 4,4% do PIB e uma dívida pública de 129%, avança a agência Lusa.

Estes valores contabilizam os custos da medida de resolução aplicada ao Banif e acontecem depois da validação dos dados por parte do Eurostat e de este ter recebido a primeira notificação do Procedimento por Défices Excessivos (PDE).

Este será um dos elementos-chave que a Comissão Europeia terá em conta quando tomar uma decisão, no próximo mês de maio, sobre o PDE instaurado a Portugal em 2009 e que deveria ter sido encerrado em 2015.

Segundo a Lusa, o quadro das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento prevê que seja lançado um procedimento por défice excessivo quando este é superior a 3% do PIB.

3% foi exatamente o valor atingido por Portugal em 2015, sem contabilizar o impacto de 1,4% provocado pelo caso Banif, valor acrescido que o Governo socialista afirma que não devia ser considerado nas contas públicas.

Isto permitiria que o défice orçamental se mantivesse na meta dos 3%, tendo o primeiro-ministro António Costa recordado que também o ex-comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, acreditava que “operações desta natureza não deveriam ser qualificadas para efeitos de procedimento por défice excessivo”.

De acordo com a Lusa, a Comissão Europeia tem indicado que tomará uma decisão em maio, depois de ter em sua posse não só os dados validados do Eurostat, como também as previsões económicas da primavera.

Assim, poderá analisar a trajetória expectável do défice e, depois de uma análise ao Programa Nacional de Reformas e ao Programa de Estabilidade, que o Governo aprova ainda hoje.

O gabinete das estatísticas europeu não incluiu só os custos associados à operação com o Banif, como também o passivo do banco na dívida pública, depois de o INE ter indicado, em março passado, que a dívida pública de 2015 era ligeiramente superior àquela apurada pelo Banco de Portugal (128,8% do PIB), contabilizando os 295 milhões do passivo do Banif, elevando-a para 129%.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. terás idade para andar a visitar sites sem controlo parental? percebe-se a ânsia em mostrar ao mundo que já sabes ler e escrever mas demonstras estar parco de compreensão.

    • É muito triste quando a preocupação de alguém é comentar os comentários dos outros…
      Não sei é se te pagam para seres assim ou se a parvoíce é natural…

RESPONDER

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …