Europeus que quiserem continuar a viver no Reino Unido vão ter de pagar 74 euros

Se quiserem continuar a viver no Reino Unidos, os cidadãos europeus vão ter de pedir uma autorização de residência permanente. O Governo britânico prometeu um sistema fácil para quem quiser permanecer no país.

Os cidadãos europeus que quiserem continuar a viver no Reino Unido depois do Brexit vão ter de passar por um processo “curto, simples e amigo do utilizador”, anunciou o Governo britânico.

Desta forma, cada cidadão europeu que queira permanecer no Reino Unido terá de pagar 65 libras, 74 euros, ou metade caso seja criança. Segundo o Diário de Notícias, espera-se que de 3,2 a 3,8 milhões de europeus submetam o pedido, que será feito online ou através de um aplicação.

Os cidadãos que vivam há mais de cinco anos em território britânico, vão manter os mesmos direitos. O mesmo se aplica aos seus familiares próximos.

De acordo com a RTP, aqueles que não cumprem o requisito dos cinco anos, receberão um visto de pré-residência e, a partir daí, podem morar mais cinco anos no país, altura em que deverão requerer a residência permanente.

“Com este esquema estamos a cumprir o nosso compromisso de garantir os direitos dos cidadãos da União Europeia que já estão neste país, e que contribuem de muitas maneiras, a trabalhar, estudar ou por outros motivos”, disse o ministro do Interior, Sajid Javid.

Sadiq Khan, mayor de Londres, criticou o facto de os requerentes terem de pagar a quantia de 74 euros. “É dececionante que o Governo não tenha usado esta oportunidade para dar uma demonstração de boa vontade aos cidadãos da União Europeia ao fazer deste um processo livre de encargos aos residentes no nosso país”, disse.

Ainda assim, o procedimento vai ser “o mais simples possível” e espera-se que esteja totalmente operacional até ao final de março de 2019. O sistema, que estará disponível online ou através de um aplicação, irá pedir aos cidadãos que provem a sua residência no Reino Unido, a sua identidade e que não tenham registo criminal grave.

Apesar de as negociações para o acordo do Brexit ainda não estarem concluídas, o Governo britânico afirmou que está a ter em conta o acordo preliminar, alcançado em dezembro do ano passado, no qual Londres e Bruxelas delinearam um acordo para garantir que, depois do Brexit, os cidadãos europeus a residir no Reino Unido fossem preservados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …