Portugal fecha Europeus de atletismo com três medalhas de ouro e inédito segundo lugar

Portugal, com três títulos nos Europeus de atletismo de pista coberta de Torun, na Polónia, fecha a edição com um inédito segundo lugar no quadro de medalhas, logo atrás da Holanda, que obteve quatro ouros.

O triplo sucesso luso em Turon, na Polónia, através de Auriol Dongmo, Pedro Pichardo e Patrícia Mamona, é mesmo o melhor registo de sempre da seleção lusa, que só tinha tido duas vitórias por uma ocasião, em 1996, em Estocolmo.

Com quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, a Holanda é o destaque coletivo desta edição, aparecendo em terceiro, logo atrás de Portugal, com dois triunfos, Grã-Bretanha, Bélgica, França, Ucrânia, Noruega e Suíça.

No conjunto de todas as medalhas, Portugal ‘desce’ na listagem para nono, numa lista encabeçada pela Grã-Bretanha (12), seguida pela Polónia (10) e Holanda (sete).

No total, 20 países conseguiram medalhas, confirmando a tendência para maior distribuição que se esperava, face à ausência de atletas da Rússia. A nível individual, o único multimedalhado foi o ‘fenómeno’ norueguês Jakob Ingerbritsen, que fez a ‘dobradinha’ nos 1500 e 3000 metros.

Tal como recorda o jornal Sol, apesar de terem ficado de fora dos pódios, os atletas portugueses Francisco Belo, Carlos Nascimento e Mariana Machado também merecem destaque depois de terem ficado em posições importantes.

Francisco Belo qualificou-se para a final do lançamento do peso com uma grande distância dos restantes atletas, mas acabou por ficar em quarto lugar na final. Carlos Nascimento ficou em quinto lugar na final dos 60 metros, o seu melhor resultado de sempre em campeonatos europeus. E, por fim, Mariana Machado, que bateu o recorde nacional sub-23 na qualificação, acabou os 3000 metros em 11.º lugar.

Presidente felicita os três novos campeões da Europa

O Presidente da República felicitou, este domingo, os três atletas portugueses. Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa “felicita os três atletas portugueses que se sagraram campeões da Europa em Pista Coberta no campeonato que decorre em Torun, na Polónia”.

Na mesma nota, o chefe de Estado quis felicitar os atletas medalhados, “mas também todos os atletas que representaram Portugal e deixa uma palavra especial de reconhecimento aos treinadores, às estruturas técnicas, às famílias dos atletas, aos clubes e à Federação Portuguesa de Atletismo. São uma parte menos visível, mas muito importante para os resultados alcançados”.

Na publicação, a acompanhar a saudação, lê-se um breve resumo do desempenho de cada um dos novos campeões europeus portugueses.

“Na sexta-feira, Auriol Dongmo, na sua primeira internacionalização a representar Portugal, lançou o peso consistentemente acima dos 19 metros e conquistou a medalha de ouro”, começa por referir a nota, que segue depois para o desempenho na primeira das duas finais do triplo salto do dia.

Este domingo, “Pedro Pichardo, com um triplo salto de 17,30 metros, deixou a concorrência a uma apreciável distância e ficou em primeiro lugar, alcançando a medalha de ouro”, continua a publicação antes de se deter no feito na prova feminina.

“Por sua vez, Patrícia Mamona, com uma extraordinária prova, também no triplo salto, na qual bateu o recorde nacional de pista coberta, conquistou o primeiro lugar e a terceira medalha de ouro para Portugal neste campeonato”, enaltece ainda o Presidente.

Primeiro-ministro também felicitou atletas

Na sexta-feira, o primeiro-ministro também utilizou o Twitter para felicitar Auriol Dongmo. “As minhas felicitações a Auriol Dongmo pelo título hoje conquistado de campeã europeia de lançamento do peso em pista coberta. Votos de sucesso a todos os atletas portugueses em competição nos Europeus de atletismo em pista coberta”, pode ler-se.

No fim-de-semana, e à medida que os atletas portugueses brilhavam na competição, António Costa deu uso à mesma rede social para felicitar os outros medalhados.

Mais uma grande conquista nos Europeus de Atletismo em Pista Coberta. As minhas felicitações a Pedro Pablo Pichardo que acaba de ganhar o ouro no Triplo Salto!”, escreveu este domingo.

“Parabéns Patrícia Mamona, campeã europeia de triplo salto. Excelente forma de terminar este campeonato, com mais um ouro para Portugal. Felicito todos os que participaram, atletas e equipas técnicas, dignificando o desporto, em especial o atletismo nacional, e a nossa bandeira”, publicou também o chefe do Executivo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.