Portugal fecha Europeus de atletismo com três medalhas de ouro e inédito segundo lugar

Portugal, com três títulos nos Europeus de atletismo de pista coberta de Torun, na Polónia, fecha a edição com um inédito segundo lugar no quadro de medalhas, logo atrás da Holanda, que obteve quatro ouros.

O triplo sucesso luso em Turon, na Polónia, através de Auriol Dongmo, Pedro Pichardo e Patrícia Mamona, é mesmo o melhor registo de sempre da seleção lusa, que só tinha tido duas vitórias por uma ocasião, em 1996, em Estocolmo.

Com quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, a Holanda é o destaque coletivo desta edição, aparecendo em terceiro, logo atrás de Portugal, com dois triunfos, Grã-Bretanha, Bélgica, França, Ucrânia, Noruega e Suíça.

No conjunto de todas as medalhas, Portugal ‘desce’ na listagem para nono, numa lista encabeçada pela Grã-Bretanha (12), seguida pela Polónia (10) e Holanda (sete).

No total, 20 países conseguiram medalhas, confirmando a tendência para maior distribuição que se esperava, face à ausência de atletas da Rússia. A nível individual, o único multimedalhado foi o ‘fenómeno’ norueguês Jakob Ingerbritsen, que fez a ‘dobradinha’ nos 1500 e 3000 metros.

Tal como recorda o jornal Sol, apesar de terem ficado de fora dos pódios, os atletas portugueses Francisco Belo, Carlos Nascimento e Mariana Machado também merecem destaque depois de terem ficado em posições importantes.

Francisco Belo qualificou-se para a final do lançamento do peso com uma grande distância dos restantes atletas, mas acabou por ficar em quarto lugar na final. Carlos Nascimento ficou em quinto lugar na final dos 60 metros, o seu melhor resultado de sempre em campeonatos europeus. E, por fim, Mariana Machado, que bateu o recorde nacional sub-23 na qualificação, acabou os 3000 metros em 11.º lugar.

Presidente felicita os três novos campeões da Europa

O Presidente da República felicitou, este domingo, os três atletas portugueses. Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa “felicita os três atletas portugueses que se sagraram campeões da Europa em Pista Coberta no campeonato que decorre em Torun, na Polónia”.

Na mesma nota, o chefe de Estado quis felicitar os atletas medalhados, “mas também todos os atletas que representaram Portugal e deixa uma palavra especial de reconhecimento aos treinadores, às estruturas técnicas, às famílias dos atletas, aos clubes e à Federação Portuguesa de Atletismo. São uma parte menos visível, mas muito importante para os resultados alcançados”.

Na publicação, a acompanhar a saudação, lê-se um breve resumo do desempenho de cada um dos novos campeões europeus portugueses.

“Na sexta-feira, Auriol Dongmo, na sua primeira internacionalização a representar Portugal, lançou o peso consistentemente acima dos 19 metros e conquistou a medalha de ouro”, começa por referir a nota, que segue depois para o desempenho na primeira das duas finais do triplo salto do dia.

Este domingo, “Pedro Pichardo, com um triplo salto de 17,30 metros, deixou a concorrência a uma apreciável distância e ficou em primeiro lugar, alcançando a medalha de ouro”, continua a publicação antes de se deter no feito na prova feminina.

“Por sua vez, Patrícia Mamona, com uma extraordinária prova, também no triplo salto, na qual bateu o recorde nacional de pista coberta, conquistou o primeiro lugar e a terceira medalha de ouro para Portugal neste campeonato”, enaltece ainda o Presidente.

Primeiro-ministro também felicitou atletas

Na sexta-feira, o primeiro-ministro também utilizou o Twitter para felicitar Auriol Dongmo. “As minhas felicitações a Auriol Dongmo pelo título hoje conquistado de campeã europeia de lançamento do peso em pista coberta. Votos de sucesso a todos os atletas portugueses em competição nos Europeus de atletismo em pista coberta”, pode ler-se.

No fim-de-semana, e à medida que os atletas portugueses brilhavam na competição, António Costa deu uso à mesma rede social para felicitar os outros medalhados.

Mais uma grande conquista nos Europeus de Atletismo em Pista Coberta. As minhas felicitações a Pedro Pablo Pichardo que acaba de ganhar o ouro no Triplo Salto!”, escreveu este domingo.

“Parabéns Patrícia Mamona, campeã europeia de triplo salto. Excelente forma de terminar este campeonato, com mais um ouro para Portugal. Felicito todos os que participaram, atletas e equipas técnicas, dignificando o desporto, em especial o atletismo nacional, e a nossa bandeira”, publicou também o chefe do Executivo.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …