/

“Disse para mim mesma: Auriol, o primeiro é o teu lugar” – e foi

Leszek Szymanski / EPA

Portuguesa Auriol Dongmo campeã do lançamento do peso em pista coberta

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia.

Auriol Dongmo conquistou a medalha de ouro na prova de lançamento do peso dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, tendo revelado que disse para si mesma que merecia o primeiro lugar.

“Olhei para ela [a sueca Fanny Roos], e para a marca, e disse para mim: ‘Auriol’, o primeiro é o teu lugar, não é de mais ninguém, e lancei com isso na minha mente”, contou a atleta, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Dongmo venceu na final com um arremesso de 19,34 metros, num concurso em que atirou sempre a mais de 19 metros, tirando o primeiro e o último, que foram nulos. A medalha de prata foi para a sueca Fanny Roos, com 19,29, e a de bronze para a alemã Christina Schwanitz, com 19,04.

Após o triunfo, lembrou o filho e o treinador, Paulo Reis, que fez “muitos sacrifícios” para a colocar neste patamar, tendo-o visto “muito tranquilo”, ao contrário do habitual, em que é “muito interventivo”.

Mesmo depois de ter garantido a vitória na prova, num 2021 em que tem liderado a modalidade e somado vitórias, admitiu ter entrado “um pouco nervosa”, uma vez que a atleta, que disputou os Jogos do Rio2016 pelos Camarões, se estreava em Europeus.

Mas estou muito feliz por chegar e conquistar o ouro”, atirou a recordista nacional de Portugal e Camarões, que tem a melhor marca mundial de 2021 (19,65 metros). “No aquecimento fiz um lançamento bem acima dos 19,80 metros, mas o que importa é que consegui a medalha e logo a de ouro”, comentou.

Já apurada para Tóquio2020, adiado para este verão, o objetivo é continuar até lá “em boa forma”, tendo como objetivo “alcançar os 20 metros ainda este ano”.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.