Em nova projeção, PSD encurta diferença para PS e pode eleger sete eurodeputados

Paulo Novais / Lusa

O PSD encurtou a distância para o Partido Socialista e poderia chegar aos sete eurodeputados nas próximas eleições europeias, de acordo com a projeção sobre a futura constituição da assembleia europeia divulgada esta sexta-feira pelo Parlamento Europeu.

A projeção hoje divulgada melhora o resultado dos sociais-democratas, atribuindo-lhes 31,9% e, consequentemente, mais um lugar na assembleia europeia do que a segunda sondagem apresentada pelo Parlamento Europeu a 1 de março, na qual recolhiam 26,2% das intenções de voto.

Assim, o PSD, que tem Paulo Rangel como cabeça de lista, elegeria mais um eurodeputado do que na sufrágio anterior e impediria o PS de chegar aos dez eurodeputados. Segundo esta nova sondagem, os socialistas perdem fôlego, caindo dos 39,2% das intenções de voto dos portugueses para 37,4%.

Apesar de não alcançar o número redondo, o PS, com Pedro Marques como número um da lista, conseguiria aumentar a sua representação no Parlamento Europeu, já que na atual legislatura está representado por oito eurodeputados.

Em quebra está também o CDS-PP, que nesta nova projeção perde dois pontos percentuais relativamente à de 1 de março, recolhendo 8% das intenções de voto. O CDS tem, assim, hipótese de eleger um outro eurodeputado para acompanhar o seu cabeça de lista e único representante na assembleia europeia atual, Nuno Melo.

No sentido contrário está a CDU, que une Partido Comunista e Verdes numa lista liderada por João Ferreira, e que recupera quer nas intenções de voto (dos 6,8% da segunda projeção para os 10,1% de hoje), quer na previsão de assentos conquistados.

Grande derrotada na projeção anterior, a CDU elegeria agora dois eurodeputados, um a mais em relação à segunda sondagem do Parlamento Europeu, mas ainda assim um a menos relativamente à atual legislatura.

Já o Bloco, apesar da descida nas intenções de votos (de 9,6% para os 8,3% de hoje), manteve a previsão do número de lugares na futura assembleia europeia, ou seja, conseguiria eleger mais um eurodeputado, além da sua cabeça de lista, Marisa Matias.

A Aliança, com 2,2% das intenções de voto, supera o PAN, com 2,1%, como sexta força política, embora nenhum dos dois partidos consiga eleger um eurodeputado. A projeção divulgada recorre a uma sondagem da Aximage, realizada entre 9 e 13 de março, na qual foram efetuadas 600 entrevistas telefónicas, sendo a margem de erro de 4%.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …

Índia ultrapassa quatro mil mortos num só dia. Cuba vai imunizar população com vacinas nacionais

A Índia registou mais de quatro mil mortes associadas à covid-19 num só dia e o Brasil contabilizou 2.165 óbitos nas últimas 24 horas. Em contraste, Cuba vai começar a vacinar a população contra a …

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …

UEFA anuncia sanções para nove dos 12 fundadores da Superliga. Real Madrid, Barcelona e Juventus denunciam "pressões e ameaças"

O Real Madrid, o Barcelona e a Juventus - os clubes fundadores da Superliga que ainda resistem - emitiram um comunicado conjunto em que reafirmam a necessidade da prova, assegurando que os clubes "receberam - …