Eurodeputado do PS chama “cigana” a deputada socialista

Manuel dos Santos / Twitter

O eurodeputado socialista, Manuel dos Santos

O eurodeputado socialista Manuel dos Santos

A candidatura a sede da Agência Europeia de Medicamentos ter sido entregue a Lisboa tem gerado um intenso debate em Portugal. Entre vários comentários sobre o assunto, Manuel dos Santos chamou “cigana” à deputada socialista e candidata à Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

O eurodeputado começou por escrever que “os deputados socialistas do Porto votaram a candidatura de Lisboa como sede da Agência Europeia do Medicamento”, o que considerou ser uma “verdadeira vergonha”, destacando “Luísa Salgueiro, dita a cigana”.

Manuel dos Santos acusou a deputada socialista de ser “cigana não só pelo aspeto, mas também porque paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”, tendo ainda dito que é uma “desconhecida deputada em Lisboa, que reside na Maia, é protegida por Costa e Pizarro e vai ser candidata à Câmara de Matosinhos”.

As publicações foram rapidamente criticadas por Rui Tavares, ex-deputado do Bloco de Esquerda, e João Galamba, deputado socialista.

“Não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas”, afirmou Rui Tavares, considerando lamentáveis as declarações de Manuel dos Santos.

“Não achas tu e não acha ninguém. Uma vergonha de MEP”, respondeu João Galamba.

Tiago Petinga / Lusa

Luísa Salgueiro, deputada socialista e candidata à câmara de Matosinhos

Luísa Salgueiro, deputada socialista e candidata à câmara de Matosinhos

Perante as más reações aos seus comentários, eurodeputado socialista já disse que não irá responder “a grupos organizados das redes sociais destinados a reverter afirmações fora de contexto para ataques”, garantindo que não é racista.

Luísa Salgueiro, que esta sexta-feira inaugura a sede da sua candidatura a Matosinhos, ainda não se pronunciou sobre as declarações polémicas de Manuel dos Santos.

Costa defende expulsão de Manuel dos Santos

O secretário-geral do PS, António Costa, criticou nesta sexta-feira o eurodeputado socialista Manuel dos Santos, afirmando que se tornou “uma vergonha para o PS”, e defendeu a sua expulsão do partido por “preconceitos racistas”.

“Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado. Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas”, disse António Costa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …

Paulo Pedroso deixou de ser militante do PS antes das eleições

O ex-ministro e antigo porta-voz do PS, Paulo Pedroso, disse esta segunda-feira à agência Lusa que deixou de ser militante do Partido Socialista antes das eleições legislativas de outubro, sem querer avançar as razões da …

Descoberto o aparelho digestivo fossilizado mais antigo já conhecido

Cientistas descobriram fósseis com 550 milhões de anos, no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, que podem ter os aparelhos digestivos mais antigos já conhecidos. Entre cerca de 580 e 540 milhões de anos atrás, no …

Dois fetos encontrados sem vida em Espinho

Dois fetos foram encontrados esta segunda-feira sem vida em Espinho, adiantaram fontes da PSP à agência Lusa. Uma fonte da PSP de Aveiro avançou ter recebido às 12:22 um alerta para a existência de um …

Infarmed recomenda suspensão de medicamento devido a risco de cancro de pele

O Infarmed recomendou aos profissionais de saúde que deixem de prescrever Picato, um tratamento cutâneo de queratose atínica não-hiperqueratósica e não-hipertrófica, e aos doentes que não o usem. O gel, cuja substância ativa é o mebutato …

Três mísseis caem junto a embaixada dos EUA em Bagdade

Três projéteis caíram na noite de segunda-feira na designada '"zona verde" da capital iraquiana, perto da embaixada dos EUA, indicaram à AFP fontes dos serviços de segurança, que não mencionaram a existência de vítimas. A informação …

Estudo sugere que modernização reduz importância da religião na felicidade das pessoas

Em países mais desenvolvidos e em que há uma maior perceção de liberdade, a religião desempenha um papel menos importante na felicidade das pessoas. Um novo estudo sugere que em países em que a felicidade das …

Estrelas K são os melhores lugares para procurar vida

Na busca por vida para lá da Terra, os astrónomos procuram planetas na "zona habitável" de uma estrela onde as temperaturas são ideais para que a água líquida exista à superfície de um planeta. Uma ideia …