Eurodeputado do PS chama “cigana” a deputada socialista

Manuel dos Santos / Twitter

O eurodeputado socialista, Manuel dos Santos

O eurodeputado socialista Manuel dos Santos

A candidatura a sede da Agência Europeia de Medicamentos ter sido entregue a Lisboa tem gerado um intenso debate em Portugal. Entre vários comentários sobre o assunto, Manuel dos Santos chamou “cigana” à deputada socialista e candidata à Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

O eurodeputado começou por escrever que “os deputados socialistas do Porto votaram a candidatura de Lisboa como sede da Agência Europeia do Medicamento”, o que considerou ser uma “verdadeira vergonha”, destacando “Luísa Salgueiro, dita a cigana”.

Manuel dos Santos acusou a deputada socialista de ser “cigana não só pelo aspeto, mas também porque paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”, tendo ainda dito que é uma “desconhecida deputada em Lisboa, que reside na Maia, é protegida por Costa e Pizarro e vai ser candidata à Câmara de Matosinhos”.

As publicações foram rapidamente criticadas por Rui Tavares, ex-deputado do Bloco de Esquerda, e João Galamba, deputado socialista.

“Não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas”, afirmou Rui Tavares, considerando lamentáveis as declarações de Manuel dos Santos.

“Não achas tu e não acha ninguém. Uma vergonha de MEP”, respondeu João Galamba.

Tiago Petinga / Lusa

Luísa Salgueiro, deputada socialista e candidata à câmara de Matosinhos

Luísa Salgueiro, deputada socialista e candidata à câmara de Matosinhos

Perante as más reações aos seus comentários, eurodeputado socialista já disse que não irá responder “a grupos organizados das redes sociais destinados a reverter afirmações fora de contexto para ataques”, garantindo que não é racista.

Luísa Salgueiro, que esta sexta-feira inaugura a sede da sua candidatura a Matosinhos, ainda não se pronunciou sobre as declarações polémicas de Manuel dos Santos.

Costa defende expulsão de Manuel dos Santos

O secretário-geral do PS, António Costa, criticou nesta sexta-feira o eurodeputado socialista Manuel dos Santos, afirmando que se tornou “uma vergonha para o PS”, e defendeu a sua expulsão do partido por “preconceitos racistas”.

“Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado. Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas”, disse António Costa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …