Eurodeputado do PS chama “cigana” a deputada socialista

Manuel dos Santos / Twitter

O eurodeputado socialista, Manuel dos Santos

O eurodeputado socialista Manuel dos Santos

A candidatura a sede da Agência Europeia de Medicamentos ter sido entregue a Lisboa tem gerado um intenso debate em Portugal. Entre vários comentários sobre o assunto, Manuel dos Santos chamou “cigana” à deputada socialista e candidata à Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

O eurodeputado começou por escrever que “os deputados socialistas do Porto votaram a candidatura de Lisboa como sede da Agência Europeia do Medicamento”, o que considerou ser uma “verdadeira vergonha”, destacando “Luísa Salgueiro, dita a cigana”.

Manuel dos Santos acusou a deputada socialista de ser “cigana não só pelo aspeto, mas também porque paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”, tendo ainda dito que é uma “desconhecida deputada em Lisboa, que reside na Maia, é protegida por Costa e Pizarro e vai ser candidata à Câmara de Matosinhos”.

As publicações foram rapidamente criticadas por Rui Tavares, ex-deputado do Bloco de Esquerda, e João Galamba, deputado socialista.

“Não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas”, afirmou Rui Tavares, considerando lamentáveis as declarações de Manuel dos Santos.

“Não achas tu e não acha ninguém. Uma vergonha de MEP”, respondeu João Galamba.

Tiago Petinga / Lusa

Luísa Salgueiro, deputada socialista e candidata à câmara de Matosinhos

Luísa Salgueiro, deputada socialista e candidata à câmara de Matosinhos

Perante as más reações aos seus comentários, eurodeputado socialista já disse que não irá responder “a grupos organizados das redes sociais destinados a reverter afirmações fora de contexto para ataques”, garantindo que não é racista.

Luísa Salgueiro, que esta sexta-feira inaugura a sede da sua candidatura a Matosinhos, ainda não se pronunciou sobre as declarações polémicas de Manuel dos Santos.

Costa defende expulsão de Manuel dos Santos

O secretário-geral do PS, António Costa, criticou nesta sexta-feira o eurodeputado socialista Manuel dos Santos, afirmando que se tornou “uma vergonha para o PS”, e defendeu a sua expulsão do partido por “preconceitos racistas”.

“Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado. Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas”, disse António Costa.

ZAP //

RESPONDER

Anacom acaba com campanha de 2GB "oferecidos" no MEO

A polémica campanha do presente envenenado dos 2GB "oferecidos" do MEO parece - finalmente - já ter gerado reclamações suficientes, ao ponto da Anacom ter determinado o fim da campanha nos moldes actuais, e para o …

Austrália vai construir a maior fábrica de energia solar concentrada do mundo

Na Austrália, um novo projecto prepara-se para construir a que será a maior fábrica de energia solar do mundo no modelo "energia solar concentrada com torre única. Quando uma notícia sobre um novo projecto de fábrica …

Vídeo mostra quinto terrorista a ser abatido pela polícia

Imagens divulgadas na Internet e postas a circular por vários jornais espanhóis revelam o momento em que foi abatido o quinto terrorista de Cambrils, em Tarragona, a cerca de 200 quilómetros de Barcelona. Horas depois do …

Câmara do Funchal pode ter "comprometido a investigação" à queda da árvore

A demora do Ministério Público na suspensão das peritagens da Câmara do Funchal à árvore que caiu no Largo da Fonte, matando 13 pessoas, pode ter comprometido a investigação, devido a um possível "desvirtuamento de …

Líder do movimento pela Extinção da Espécie Humana no Porto

O ativista norte-americano Les Knight, fundador do Movimento para a Extinção Voluntária da Espécie Humana, VHEMT, vai ser um dos oradores convidados do Fórum do Futuro, anunciou a Mala Voadora, parceira da organização. A quarta edição …

GalpGate já tem 11 arguidos

A investigação ao caso das viagens pagas a políticos pela Galp para os jogos da seleção portuguesa, em França, no Euro2016, conta já com 11 arguidos, 10 indivíduos e uma empresa, confirmou a Procuradoria Geral …

Javalis com fome e sede invadem praias de Setúbal

O calor extremo está a levar os javalis a banhos nas águas das praias de Setúbal, para surpresa de banhistas e preocupação de elementos da associação Clube da Arrábida que fala num "problema fora de …

Governo tem "tanta culpa de Pedrógão como mérito pela vitória na Eurovisão"

O primeiro-ministro garantiu hoje, em entrevista ao jornal Expresso, que serão apuradas responsabilidades em relação a Pedrógão Grande, mas insistiu que a tragédia em que 64 pessoas morreram “não é o padrão” no desempenho da …

Jovem que estava desaparecida é a segunda vítima mortal portuguesa

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou hoje que a rapariga de 20 anos que estava desaparecida após o atentado terrorista de quinta-feira em Barcelona, Espanha, é a segunda vítima mortal portuguesa. A jovem que se encontrava desaparecida …

O supervulcão de Yellowstone está a deformar a superfície da Terra

Desde o dia 12 de junho, a caldeira vulcânica do Parque Nacional de Yellowstone, no Wyoming, Estados Unidos, registou mais de 1500 tremores de terra. O supervulcão do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, está …