Eurodeputado do PS chama “cigana” a deputada socialista

Manuel dos Santos / Twitter

O eurodeputado socialista, Manuel dos Santos

O eurodeputado socialista Manuel dos Santos

A candidatura a sede da Agência Europeia de Medicamentos ter sido entregue a Lisboa tem gerado um intenso debate em Portugal. Entre vários comentários sobre o assunto, Manuel dos Santos chamou “cigana” à deputada socialista e candidata à Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

O eurodeputado começou por escrever que “os deputados socialistas do Porto votaram a candidatura de Lisboa como sede da Agência Europeia do Medicamento”, o que considerou ser uma “verdadeira vergonha”, destacando “Luísa Salgueiro, dita a cigana”.

Manuel dos Santos acusou a deputada socialista de ser “cigana não só pelo aspeto, mas também porque paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”, tendo ainda dito que é uma “desconhecida deputada em Lisboa, que reside na Maia, é protegida por Costa e Pizarro e vai ser candidata à Câmara de Matosinhos”.

As publicações foram rapidamente criticadas por Rui Tavares, ex-deputado do Bloco de Esquerda, e João Galamba, deputado socialista.

“Não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas”, afirmou Rui Tavares, considerando lamentáveis as declarações de Manuel dos Santos.

“Não achas tu e não acha ninguém. Uma vergonha de MEP”, respondeu João Galamba.

Tiago Petinga / Lusa

Luísa Salgueiro, deputada socialista e candidata à câmara de Matosinhos

Luísa Salgueiro, deputada socialista e candidata à câmara de Matosinhos

Perante as más reações aos seus comentários, eurodeputado socialista já disse que não irá responder “a grupos organizados das redes sociais destinados a reverter afirmações fora de contexto para ataques”, garantindo que não é racista.

Luísa Salgueiro, que esta sexta-feira inaugura a sede da sua candidatura a Matosinhos, ainda não se pronunciou sobre as declarações polémicas de Manuel dos Santos.

Costa defende expulsão de Manuel dos Santos

O secretário-geral do PS, António Costa, criticou nesta sexta-feira o eurodeputado socialista Manuel dos Santos, afirmando que se tornou “uma vergonha para o PS”, e defendeu a sua expulsão do partido por “preconceitos racistas”.

“Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado. Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas”, disse António Costa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …

Há 11.636 casos activos de covid-19 em Portugal (e duas crianças nos Cuidados Intensivos)

Portugal regista esta segunda-feira 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infectados, mais 165, segundo o boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Há duas crianças internadas nos Cuidados …

"O que se passa com enfermeiros e lay-off é uma vergonha." Marques Mendes também fala dos "4 contratos" do Novo Banco

António Costa e Rui Rio "não têm a coragem de dizer a verdade" no âmbito da polémica do Novo Banco, critica o comentador Luís Marques Mendes, considerando que ambos procuram sacudir água do pacote. Na …

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …