//

EUA vão criar o maior santuário marinho do planeta

Os Estados Unidos anunciaram esta quinta-feira a criação, no Oceano Pacífico, do maior santuário marinho do planeta, no qual são interditadas todas as actividades de extracção de recursos e pesca comercial.

A decisão do Presidente Barack Obama multiplicou por seis a extensão da área associada ao Monumento Nacional Marinho das Ilhas Remotas do Pacífico, um dos ambientes tropicais marinhos mais imaculados do planeta, que o antigo Presidente George W. Bush tinha declarado monumento nacional em 2009.

O santuário estende-se agora por uma superfície de 1,2 milhões de quilómetros quadrados, em torno destas ilha e atóis no Oceano Pacífico, pormenorizou a Casa Branca, em comunicado.

“Falamos de uma zona no oceano que é cerca de duas vezes a dimensão do Texas e que vai ficar protegida para sempre da pesca comercial e de toda outra atividade de extração de recursos, como a exploração mineira em áreas profundas”, realçou o secretário de Estado, John Kerry.

Obama revelou em junho, por ocasião de uma conferência internacional sobre a protecção dos oceanos, a sua intenção de agir e usar a sua autoridade para proteger alguns dos sítios marinhos mais preciosos.

Na terça-feira, apelou, durante a Cimeira sobre o Clima, promovida pela Organização das Nações Unidas, à conclusão até ao final de 2015 de um acordo mundial “ambicioso” para lutar contra o aquecimento climático, classificado como “uma ameaça urgente e crescente“.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.