EUA preveem sanções contra Pequim em defesa da comunidade uigur

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que prevê sanções contra altos funcionários chineses devido à repressão contra a comunidade uigur, uma minoria muçulmana da província de Xinjiang.

Este ano, uma investigação da BBC denunciava a China de separar deliberadamente crianças muçulmanas das suas famílias na região de Xinjiang, no noroeste do país, parte de uma campanha para ‘achinesar’ a minoria étnica uigur. Numa ação inédita, 22 países da ONU assinaram uma carta que condena a repressão chinesa sobre a comunidade de muçulmanos uigures. Os Estados Unidos não assinaram.

Agora, sensivelmente cinco meses depois, Washington assume uma posição protetora dos Uigures, aprovando com esmagadora maioria (407 votos a favor e 1 contra) um projeto de lei que visa apelar ao encerramento dos campos de detenção em massa em Xinjiang e sancionar altos funcionários chineses desta província chinesa, noticia o Expresso. O principal visado é o secretário do Partido Comunista para Xinjiang, Chen Quanguo.

Antes de o projeto ser enviado ao presidente norte-americano, Donald Trump, tem de ser aprovado pelo Senado. A Casa Branca ainda não sugeriu qual será a posição de Trump em relação ao assunto.

O Executivo chinês não ficou muito contente ao saber das notícias e prometeu retaliar “em proporção” caso o projeto de lei seja promulgado. Pequim nega categoricamente as acusações de reprimir a comunidade uigur e defende que este projeto de lei “desacredita arrogantemente os esforços da China para combater o terrorismo“.

Instamos os EUA a corrigirem imediatamente os seus erros, impedirem que o projeto de lei relativo a Xinjiang seja promulgado e pararem de usar questões relacionadas com Xinjiang para interferirem nos assuntos internos da China. A China responderá em conformidade ao desenvolvimento da situação”, disse o ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, em comunicado.

Depois de a BBC ter denunciado os campos de doutrinação, em julho, Pequim disse que estes se tratavam de “centros de formação vocacional”, que visavam integrar os uigures na sociedade.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …

Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto. A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o …

Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, avança imprensa italiana

O jornal Gazzetta dello Sport escreve que Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, podendo fazê-lo já no final desta temporada. Não seria a primeira vez que se falava do interesse do Manchester United em Cristiano …

Os antigos egípcios tinham uma fixação por gatos. A explicação é mórbida

Os antigos egípcios são conhecidos pela sua adoração por gatos. Ao contemplar peças elaboradas por este povo, são muitas as homenagens aos bichos de quatro patas: desde estátuas gigantescas a joias complexas. Mas por que …

Governo aceita mudanças no teletrabalho. Quer evitar mais uma coligação da oposição

O Governo admite vir a fazer ajustes no decreto-lei que estende até ao final do ano a obrigatoriedade do teletrabalho. O objetivo é evitar uma coligação negativa no Parlamento. Miguel Cabrita, secretário de Estado Adjunto e …