EUA recomendam uso de duas máscaras para conter novas estirpes. FFP2 também serve

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) recomendou o uso de duas máscaras em simultâneo para conter as novas estirpes e adiantou que as pessoas que tenham recebido as duas doses da vacina não têm de ficar em quarentena.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendou a utilização em simultâneo de duas máscaras para evitar o contágio pelas estirpes do SARS-CoV-2 detetadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul, mais contagiosas.

De acordo com as diretrizes, é recomendada a utilização de uma máscara reutilizável por cima de uma cirúrgica (que é descartável). Em alternativa, é recomendável a utilização de uma máscara considerada de alta proteção, como as FFP2, com um reforço para que fique bem fixada, de modo a bloquear a entrada do SARS-CoV-2 de qualquer maneira.

Os dois métodos demonstraram ser eficazes ao nível da redução da probabilidade de contágio em cerca de 95% dos ensaios em laboratório, avança o CDC.

Nas mesmas recomendações do regulador, lê-se que as pessoas que tenham recebido as duas doses da vacina contra a covid-19, seja a Pfizer/BioNtech ou a Moderna, não têm de ficar em quarentena caso tenham tido contacto com alguém infetado. Isto não significa, porém, que as pessoas totalmente vacinadas deixem de ter cuidados.

“Pessoas totalmente vacinadas que correspondem aos critérios já não serão obrigadas a ficar em quarentena após a exposição a alguém com covid-19″, cita a CNN.

Mas há outros critérios, como o facto de terem passado pelo menos duas semanas após a segunda inoculação, já que são precisas duas semanas para criar imunidade. Além disso, a quarenta continua a ser recomendada no caso de as pessoas terem recebido a última dose há mais de três meses ou na eventualidade de apresentarem sintomas.

As pessoas vacinadas que estejam hospitalizadas devem, no entanto, continuar a ficar em quarenta em caso de contacto com alguém infetado

Os Estados Unidos – o país mais afetado pela pandemia ao nível de contágios e de óbitos associados à covid-19 – mudaram radicalmente a estratégia de mitigação da propagação do vírus com o início da administração do democrata Joe Biden.

O Presidente anunciou a obrigatoriedade da utilização de equipamentos de proteção individual em transportes, uma decisão que até agora era exclusiva dos operadores.

Estas recomendações chegam na mesma altura em que o país está a registar o aumento no número de infeções originadas pelas variantes detetadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul, que são mais contagiosas.

Liliana Malainho ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …