EUA recomendam uso de duas máscaras para conter novas estirpes. FFP2 também serve

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) recomendou o uso de duas máscaras em simultâneo para conter as novas estirpes e adiantou que as pessoas que tenham recebido as duas doses da vacina não têm de ficar em quarentena.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendou a utilização em simultâneo de duas máscaras para evitar o contágio pelas estirpes do SARS-CoV-2 detetadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul, mais contagiosas.

De acordo com as diretrizes, é recomendada a utilização de uma máscara reutilizável por cima de uma cirúrgica (que é descartável). Em alternativa, é recomendável a utilização de uma máscara considerada de alta proteção, como as FFP2, com um reforço para que fique bem fixada, de modo a bloquear a entrada do SARS-CoV-2 de qualquer maneira.

Os dois métodos demonstraram ser eficazes ao nível da redução da probabilidade de contágio em cerca de 95% dos ensaios em laboratório, avança o CDC.

Nas mesmas recomendações do regulador, lê-se que as pessoas que tenham recebido as duas doses da vacina contra a covid-19, seja a Pfizer/BioNtech ou a Moderna, não têm de ficar em quarentena caso tenham tido contacto com alguém infetado. Isto não significa, porém, que as pessoas totalmente vacinadas deixem de ter cuidados.

“Pessoas totalmente vacinadas que correspondem aos critérios já não serão obrigadas a ficar em quarentena após a exposição a alguém com covid-19″, cita a CNN.

Mas há outros critérios, como o facto de terem passado pelo menos duas semanas após a segunda inoculação, já que são precisas duas semanas para criar imunidade. Além disso, a quarenta continua a ser recomendada no caso de as pessoas terem recebido a última dose há mais de três meses ou na eventualidade de apresentarem sintomas.

As pessoas vacinadas que estejam hospitalizadas devem, no entanto, continuar a ficar em quarenta em caso de contacto com alguém infetado

Os Estados Unidos – o país mais afetado pela pandemia ao nível de contágios e de óbitos associados à covid-19 – mudaram radicalmente a estratégia de mitigação da propagação do vírus com o início da administração do democrata Joe Biden.

O Presidente anunciou a obrigatoriedade da utilização de equipamentos de proteção individual em transportes, uma decisão que até agora era exclusiva dos operadores.

Estas recomendações chegam na mesma altura em que o país está a registar o aumento no número de infeções originadas pelas variantes detetadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul, que são mais contagiosas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …