Estados Unidos anunciam morte de líder da Al-Qaeda no Iémen

(dr)

Qassem al-Rimi

Os Estados Unidos anunciaram, esta quinta-feira, que “conseguiram eliminar”, em janeiro, o líder da Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) no Iémen.

“Sob as instruções do Presidente, Donald Trump, os Estados Unidos realizaram uma operação antiterrorista no Iémen e conseguiram eliminar Qassem al-Rimi, fundador e líder do grupo AQPA”, explicita o comunicado divulgado pela Casa Branca, citado pela agência France-Presse.

A morte de Qassem al-Rimi “enfraquece ainda mais o AQPA e o movimento global da Al-Qaeda”, por isso, aproxima os EUA de “eliminar as ameaças que esses grupos representam” para a segurança nacional norte-americana, prossegue a nota.

De acordo com o Executivo norte-americano, Al-Rimi ingressou na Al-Qaeda nos anos de 1990 e trabalhou no Afeganistão para o fundador da rede terrorista, Osama Bin Laden.

O jornal New York Times avançou, a 31 de janeiro, que oficiais dos EUA tinham lançado uma ofensiva militar contra Al-Rimi e acreditavam ter conseguido matar o líder do grupo, apesar de na altura não terem conseguido comprovar essa informação.

O grupo terrorista na Península Arábica reivindicou o tiroteio que ocorreu, no início de dezembro, numa base militar norte-americana, em Pensacola, no estado da Florida, e que matou três militares, anunciou em comunicado o Instituto de Investigação de Entidades Terroristas Internacionais (SITE, na sigla inglesa), no passado domingo.

“Através de um discurso áudio do líder Qassem al-Rimi, a AQPA assumiu a responsabilidade pelo ataque em dezembro de 2019 na base de aviação naval de Pensacola”, refere a nota do SITE.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Daqui a bocado aparece um video do gajo a dizer: Estou vivo e bem vivo. Depois aparece uma notícia a dizer que o video tinha sido gravado antes de matarem o gajo. A seguir aparece outro video a dizer que essa de dizer que foi gravado antes é mentira e depois aparece o Trump a dizer que esse video foi gravado antes.

    Assim vai a guerra da desinformação, actualmente e quem ganha é a comunicação social porque cada coisa destas é tratada como uma notícia.

RESPONDER

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …

Ninguém quer o novo aeroporto do Montijo. Medina apela a "avanço" na decisão

Autarcas e ambientalistas foram ouvidos, esta quarta-feira, no Parlamento, onde se discutiu o projeto do novo Aeroporto do Montijo. A posição de ambos parece clara: ninguém quer avançar com a ideia. A construção do aeroporto …

Pandemia acelera nos Estados Unidos. Uso de máscara pode salvar 40 mil vidas

Os Estados Unidos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 70 mil casos de covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para mais de 3,49 milhões o total de contágios no país, indicou a Universidade Johns …

Presidente polaco falou ao telefone com Guterres sobre a comunidade LGBT e a 2.ª Guerra (mas não era Guterres)

O recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, julgava que estava a conversar por telefone com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Falou-se da pandemia, da comunidade LGBT e da II Guerra Mundial. Porém, do outro …