EUA. Missouri recusa-se a renovar licença da única clínica do estado que ainda realiza abortos

Fibonacci Blue / Flickr

Planned Parenthood

Oficiais de saúde do Missouri recusaram-se a renovar a licença da última clínica do estado que realiza abortos. Por enquanto, a instalação de St. Louis continuará o trabalho, protegida pela ordem de um juiz que ainda permanece em vigor.

Segundo noticiou a NPR na sexta-feira, no início deste mês, um juiz do Tribunal de St. Louis concedeu o pedido da organização Planned Parenthood para impedir temporariamente que os oficiais do estado revogassem a licença da clínica. Mas o destino final da clínica ainda não foi determinado.

Numa audiência na sexta-feira, o juiz Michael Stelzer disse que não está claro quando o tribunal chegará a uma decisão final sobre se o estado pode interromper os serviços de aborto na clínica, administrada pela Planned Parenthood, informou a St. Louis Public Radio.

Se os esforços autoridades de saúde forem bem-sucedidos, o Missouri tornar-se-á no único estado dos EUA sem uma clínica que realize esse procedimento. Essas mesmas autoridades apontaram várias preocupações sobre as operações e a qualidade dos cuidados na clínica de St. Louis, como a NPR já tinha relatado.

A vitória de curto prazo obtida na sexta-feira foi cautelosamente aplaudida por Leana Wen, presidente e diretora executiva da Planned Parenthood.

“Esta luta está longe de terminar: continuaremos a fazer tudo o que pudermos para manter, proteger e expandir o acesso a um atendimento seguro e legal ao aborto para os nossos pacientes”, disse.

O Missouri é um dos cerca de dez estados que aprovaram este ano leis para restringir o acesso ao aborto. Os defensores dessas alterações alegam que as mesmas são uma tentativa de revisão da decisão de 1973, que legalizou o aborto em todo o país.

Em maio, o governador do Missouri, o republicano Mike Parson, assinou uma lei que criminaliza quase todos os abortos no estado depois das oito semanas de gravidez. Segundo a mesma, qualquer pessoa que fizer um aborto depois dessa fase pode ser acusada de um crime punível com pena de prisão de cinco a quinze anos.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Partidos concordam em desconfinar. PSD diz “haver condições” para abrir “grande parte do território”

Vários especialistas estiveram reunidos com o Governo esta segunda-feira em mais uma reunião do Infarmed. O objetivo foi avaliar a situação epidemiológica e definir diretrizes para o desconfinamento, cujo plano será apresentado na quinta-feira. De …

EUA ponderam retirada militar total no Afeganistão, mas pedem “garantias“

Os EUA põe a hipótese de uma retirada militar no Afeganistão. Contudo, Anthony Blinken assumiu que está preocupado com a possibilidade de os taliban aproveitarem a retirada de tropas na NATO e dos Estados Unidos …

Santos Silva diz que notícia sobre “despesas supérfluas” da presidência da UE é “ridícula“

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera “ridícula” a notícia avançada na quinta-feira pelo jornal Politico que dava conta de “despesas supérfluas e contratos de patrocínio” durante a presidência portuguesa do Conselho da União …

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançada somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …