50 anos depois, morte de Kennedy é relembrada nos EUA

NASA / Wikimedia

foto: NASA / Wikimedia

foto: NASA / Wikimedia

Cinquenta anos depois de o presidente John F. Kennedy ter sido assassinado em Dallas, em 22 de novembro de 1963, milhares de pessoas irão relembram o dia com uma cerimónia solene no Dealey Plaza, onde a comitiva de Kennedy foi atingida pelos tiros.

O evento desta sexta-feira, que começa às 12h30 (18h30 em Portugal), terá um breve discurso do Presidente da Câmara da cidade, o badalar do sino da igreja e leituras de discursos do ex-presidente pelo autor David McCullough.

A homenagem também será realizada em Boston, onde a biblioteca e o museu de Kennedy abrirão uma pequena exibição com objetos do funeral que nunca foram expostos, além de um tributo musical que não será aberto ao público. Em Washington, o presidente Barack Obama vai se encontrar reservadamente na Casa Branca com líderes e voluntários do Peace Corps., grupo formado pelo ex-presidente.

Cerca de cinco mil bilhetes foram distribuídos para a cerimónia no Dealey Plaza, que fica ao lado do Texas School Book Depository, prédio no qual o atirador Lee Harvey Oswald se escondeu quando fez os disparos. A Academia Naval dos Estados Unidos fará uma performance em homenagem a Kennedy, além de um voo de aviões da Força Aérea. Um minuto de silêncio será respeitado às 12h30, o momento exato do tiro.

Inúmeros eventos são realizados nos arredores de Dallas neste ano para marcar o cinquentenário da morte de Kennedy, incluindo mesas redondas com pessoas que estavam no local no dia 22 de novembro de 1963, além de concertos e exibições em museus.

ZAP / MA / AE / AP

PARTILHAR

RESPONDER

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …