EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as cobras, as iguanas ou os peixes-leão que também tomaram posse do local.

Em junho, as autoridades de Orlando soltaram besouros numa herdade onde estavam plantadas inhame (Dioscorea Bulbifera). Agora, os responsáveis por Everglades – uma reserva natural ameaçada pela poluição da água – fizeram algo parecido para deter o avanço do arbusto pimenta rosa (Schinus terebinthifolius), noticiou a agência EFE.

“Implantamos o que chamo de pequenas tropas, que vão lutar para ajudar a salvar o Everglades”, disse a tenente-coronel do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, Jennifer Reynolds, sobre a libertação dos Pseudophilothrips Ichini na entrada do parque, que cobre uma área de 607.500 hectares no sul da Florida.

Estes pequenos insetos, designados por tripes ou ácaros, alimentam-se somente do arbusto de origem brasileira que foi introduzido na Florida no século 19 com fins ornamentais e espalham-se como ervas daninhas pelas extensas áreas da península.

Os Lilioceris cheni, besouros com uma casca vermelha, não comem nada além de folhas e caules de inhame e em questão de meses deixam a planta descascada. A 27 de junho, funcionários da divisão de Parques de Orlando, no centro do estado, soltaram-nos num terreno com 1,2 hectares, coberto pelas videiras da espécie invasora, que vem da Ásia tropical e foi introduzida na Florida no início do século 20.

Segundo disse à EFE uma porta-voz da Câmara Municipal de Orlando, espera-se que num período de três meses os insetos tenham causado grandes danos aos inhames. “Eles têm muito trabalho a fazer, mas não prejudicam outras plantas”, disse Tara Russakov, responsável pelo departamento de comunicação e de marketing.

O Departamento de Agricultura dos EUA e a universidade local estão a trabalhar em conjunto para criar os besouros que comem inhame e soltá-los na natureza entre os meses de maio e outubro.

De acordo com a EFE, proprietários que vejam as suas terras invadidas pela Dioscorea Bulbifera podem solicitar um desses pequenos exércitos à Universidade da Florida.

Mais de 600 mil besouros foram soltos na natureza como parte do biocontrole de inhame na Florida, que começou há alguns anos e originou bons resultados. No inverno, porém, os Lilioceris cheni parecem desaparecer, mas quando essa temporada termina aparecem novamente para controlar o inhame.

No caso de Everglades, assim como uma verdadeira praga de serpentes pítons birmanesas, que ameaça a vida selvagem nativa, a árvore da pimenta brasileira afoga a vegetação nativa e não serve de refúgio para os animais. Esta planta está a causar danos significativos às áreas agrícolas e naturais da Florida, Havai e Texas.

O objetivo é reduzir em 80% o avanço da planta, que cobre mais de 283.500 hectares de terreno na Florida, incluindo partes de Everglades, sem prejudicar as plantas e os animais.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …