EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as cobras, as iguanas ou os peixes-leão que também tomaram posse do local.

Em junho, as autoridades de Orlando soltaram besouros numa herdade onde estavam plantadas inhame (Dioscorea Bulbifera). Agora, os responsáveis por Everglades – uma reserva natural ameaçada pela poluição da água – fizeram algo parecido para deter o avanço do arbusto pimenta rosa (Schinus terebinthifolius), noticiou a agência EFE.

“Implantamos o que chamo de pequenas tropas, que vão lutar para ajudar a salvar o Everglades”, disse a tenente-coronel do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, Jennifer Reynolds, sobre a libertação dos Pseudophilothrips Ichini na entrada do parque, que cobre uma área de 607.500 hectares no sul da Florida.

Estes pequenos insetos, designados por tripes ou ácaros, alimentam-se somente do arbusto de origem brasileira que foi introduzido na Florida no século 19 com fins ornamentais e espalham-se como ervas daninhas pelas extensas áreas da península.

Os Lilioceris cheni, besouros com uma casca vermelha, não comem nada além de folhas e caules de inhame e em questão de meses deixam a planta descascada. A 27 de junho, funcionários da divisão de Parques de Orlando, no centro do estado, soltaram-nos num terreno com 1,2 hectares, coberto pelas videiras da espécie invasora, que vem da Ásia tropical e foi introduzida na Florida no início do século 20.

Segundo disse à EFE uma porta-voz da Câmara Municipal de Orlando, espera-se que num período de três meses os insetos tenham causado grandes danos aos inhames. “Eles têm muito trabalho a fazer, mas não prejudicam outras plantas”, disse Tara Russakov, responsável pelo departamento de comunicação e de marketing.

O Departamento de Agricultura dos EUA e a universidade local estão a trabalhar em conjunto para criar os besouros que comem inhame e soltá-los na natureza entre os meses de maio e outubro.

De acordo com a EFE, proprietários que vejam as suas terras invadidas pela Dioscorea Bulbifera podem solicitar um desses pequenos exércitos à Universidade da Florida.

Mais de 600 mil besouros foram soltos na natureza como parte do biocontrole de inhame na Florida, que começou há alguns anos e originou bons resultados. No inverno, porém, os Lilioceris cheni parecem desaparecer, mas quando essa temporada termina aparecem novamente para controlar o inhame.

No caso de Everglades, assim como uma verdadeira praga de serpentes pítons birmanesas, que ameaça a vida selvagem nativa, a árvore da pimenta brasileira afoga a vegetação nativa e não serve de refúgio para os animais. Esta planta está a causar danos significativos às áreas agrícolas e naturais da Florida, Havai e Texas.

O objetivo é reduzir em 80% o avanço da planta, que cobre mais de 283.500 hectares de terreno na Florida, incluindo partes de Everglades, sem prejudicar as plantas e os animais.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …