EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

rouhani.ir

O presidente do Irão, Hassan Rohani (Rouhani)

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou.

“Hoje, anuncio o fim das isenções de sanções para todos os projetos nucleares no Irão”, declarou em comunicado o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, citado pela agência Lusa.

Mike Pompeo afirmou que revogaria todas as exceções de sanções que abrangem a cooperação nuclear civil, sendo que as exceções permitiram que empresas russas, europeias e chinesas continuassem a trabalhar nas instalações nucleares civis do Irão.

Agora, os países ainda aderentes ao acordo nuclear iraniano e envolvidos nesses projetos correm o risco de serem sancionados pelos EUA se não se retirarem, facto que preocupa, acima de tudo, a Rússia.

“O regime iraniano continuou a sua ligação nuclear ao expandir atividades sensíveis à proliferação”, sublinhou ainda Pompeo, apontando que Teerão admitiu atividades que violam o acordo.

Os EUA retiraram-se do acordo nuclear em 2018. As isenções de “cooperação civil-nuclear” permitiram que empresas estrangeiras trabalhassem em algumas das instalações nucleares declaradas do Irão sem ficar sujeitas às sanções dos EUA.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.