/

EUA em risco de default soberano esta semana

2

World Bank / Flickr

A Secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen

Os Estados Unidos podem ter que adotar “medidas extraordinárias” durante a próxima semana para evitar um default, ou incumprimento de dívida, alertou esta sexta-feira a secretária do Tesouro, Janet Yellen.

Em mensagem enviada ao novo presidente republicano da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, citada pela agência AFP, Janet Yellen destaca que está “a preparar-se para adotar” as primeiras medidas temporárias neste mês.

Se o limite da dívida não for aumentado pelo Congresso, o país pode entrar em default, a secretária do Tesouro

O default é o incumprimento das obrigações legais ou condições de um empréstimo — por exemplo, quando um comprador não pode pagar a sua hipoteca, ou quando uma empresa ou governo não é capaz de pagar uma obrigação que chegou à maturidade.

O incumprimento ou default soberano acontece quando um país não é capaz de (ou se recusa a) pagar a sua dívida pública.

“A impossibilidade de responder às obrigações do Estado causaria danos irreparáveis à economia americana e à subsistência de todos os americanos, bem como às finanças globais”, insistiu Yellen, referindo-se a um tema recorrente na relação entre a Casa Branca e o Congresso dos EUA.

Os republicanos poderiam deixar o tempo correr para forçar os democratas a desistir de algumas despesas votadas antes da legislatura recém-empossada e de maioria conservadora.

“Os gastos estão fora de controle, não há supervisão e não podemos continuar assim”, declarou na quinta-feira McCarthy. “Devemos mudar a forma como gastamos dinheiro inconsequentemente neste país e vamos garantir que isso aconteça”, acrescentou.

O democrata Brendan Boyle criticou o Partido Republicano por “considerar normal tomar a economia como refém para impor reformas extremistas e impopulares”.

A Casa Branca pediu ao Congresso, onde os republicanos controlam a Câmara Baixa, o aumento da capacidade de endividamento do país e alertou que não negociará para obter uma votação favorável.

Os congressistas aumentaram ou mesmo suspenderam esse limite 78 vezes desde 1960 sem muita dificuldade. Mas, na 79ª vez, em dezembro de 2021, houve muita tensão entre os dois partidos.

O maior incumprimento ou default privado da história é o de Lehman Brothers, com mais de 600 mil milhões de dólares quando se declarou em quebra em 2008.

O maior default soberano de sempre foi o da Grécia, que em março de 2012 não foi capaz de cumprir obrigações no valor de 138 mil milhões de dólares.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.