EUA e aliados árabes lançaram 20 ataques aéreos contra Estado Islâmico na Síria

U.S. Navy

-

Os EUA e aliados árabes lançaram esta madrugada cerca de 20 raides aéreos contra posições do Estado Islâmico na Síria, abrindo uma nova frente de batalha contra o grupo jihadista após mais de um mês de ataques aéreos no Iraque.

A imprensa norte-americana reportou que cinco estados árabes participaram nos raides aéreos como parte da nova coligação internacional formada para atacar os militantes do Estado Islâmico, que controlam algumas áreas no Iraque e Síria.

“A coligação internacional (liderada pelos EUA) realizou cerca de 20 ataques contra as posições, bases e posições do EI na cidade de Raqa e perto das localidades de Tabqa, Aïn Issa e Alto Abyad, causando mortes entre os jihadistas “, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), sem avançar um número de vítimas.

Síria informada por Washington sobre ataques

A Síria foi informada pelos Estados Unidos de que estes iriam levar a cabo ataques aéreos sobre o seu território contra a organização do Estado Islâmico (EI), anunciou esta terça-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Damasco.

“Os norte-americanos informaram o representante da Síria junto das Nações Unidas que ataques aéreos iriam ser levados a cabo contra a organização do Estado Islâmico em Raqa (norte)”, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros citado pela televisão estatal.

Segundo um responsável do Pentágono, os ataques visavam principalmente posições do EI em Raqa, que é de facto o centro do poder da organização.

Além da província de Raqa, o principal bastião do EI na Síria, a organização controla igualmente a maior parte do leste do país, nomeadamente a província petrolífera de Deir Ezzor, bem como zonas de Aleppo, no norte.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …