EUA autorizam uso de drones de pequeno porte para entregas comerciais em larga escala

Drones de pequeno porte vão passar a ter autorização para sobrevoarem à noite nos Estados Unidos, avançou a Administração Federal de Aviação norte-americana. A decisão é um passo importante no uso dos aparelhos para entregas comerciais em grande escala.

De acordo a agência Reuters, a FAA explica que as novas regras para o uso dos drones vão clarificar preocupações com questões de segurança. Neste sentido, vai ser utilizada tecnologia de identificação remota, de forma a permitir a identificação dos aparelhos a partir do solo.

Antes da nova indicação, operações deste género estavam limitadas a ações em que as pessoas estavam diretamente envolvidas nas mesmas.

As regras passam a ter efeito 60 dias após a sua publicação. Os fabricantes vão ter 18 meses para iniciar a produção dos aparelhos com identificação remota e os operadores terão um ano adicional para fornecerem esta mesma identificação remota.

Existem ainda outras regras, mais complexas, que permitem operações à noite e sobre pessoas para drones com tamanhos maiores, em alguns casos.

“As novas regras, com o esclarecimento de preocupações com a segurança, abrem caminho para uma maior integração dos drones no nosso espaço aéreo”, explica o administrador da FAA, Steve Dickons, à Reuters. “Aproximamo-nos do dia em que vamos passar a ver, de forma mais rotineira, operações com drones, como a entrega de encomendas”.

Para operações noturnas, a FAA explica que os drones terão de estar equipados com luzes “anti-colisão”. As regras finais permitem operações sobre carros em movimento, em casos específicos.

A identificação remota é um requisito para todos os drones com um peso de 0.25 kg ou mais. As novas regras eliminam a necessidade de os aparelhos estarem conectados à internet para transmitirem dados quanto à localização. Em vez disso, passam a utilizar radiofrequência para transmitirem a identificação remota.

Uma outra mudança desde 2019, quando as regras foram pela primeira vez propostas, é que os drones pequenos não podem ter partes rotativas expostas, de forma a evitar que atinjam pessoas.

Empresas como a Alphabet’s Wing, da Google, Amazon e Walmart têm mostrado interesse neste tipo de operações nos últimos anos.

Atualmente, os Estados Unidos têm mais de 1,7 milhões de registos de drones e 203 mil pilotos remotos certificados pela FAA.

As regras passam a ter efeito 60 dias após a sua publicação no registo federal, em janeiro de 2021.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …