EUA desmentem discussões para boicotar Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim

White House / Wikimedia

Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca

A Casa Branca afirmou, esta quarta-feira, que “não existem discussões” sobre um eventual boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno, que vão acontecer em Pequim, em 2022, devido à alegada violação de direitos humanos na China.

“Não tivemos quaisquer discussões, e não temos quaisquer discussões, sobre qualquer boicote ao lado de aliados ou parceiros”, declarou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Esta quarta-feira, Pequim pediu aos Estados Unidos que não avançassem com essa medida, dado que “a politização do desporto prejudica o espírito da Carta Olímpica e os interesses dos atletas de todos os países“.

Um porta-voz do departamento de Estado norte-americano, Ned Price, tinha admitido que Washington ponderava analisar um boicote aos Jogos, após um aumento de pressão de grupos políticos e de defesa dos direitos humanos.

Vários grupos ativistas e políticos republicanos aumentaram recentemente os apelos a um boicote aos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que devem disputar-se entre 4 e 20 de fevereiro de 2022, com base em alertas de várias organizações não governamentais, que acusam a China de perseguir muçulmanos uigures e de os colocar em campos de concentração, onde serão vítimas de vários abusos, de acordo com relatos de sobreviventes.

No final de março, o Partido Comunista Chinês começou a impulsionar um boicote a várias marcas, entre as quais a H&M, por se terem recusado a usar algodão de Xinjiang – província onde vivem milhões de uigures e que é responsável pela produção de 85% do algodão da China.

Segundo alguns órgãos de comunicação locais, mais de meio milhão de pessoas de grupos étnicos minoritários da região de Xinjiang estão a ser forçados a trabalhar na apanha do algodão.

Este tipo de trabalhos fazem parte do programa de “mitigação da pobreza” levada a cabo pelo regime chinês, o que impulsionou várias sanções por parte do Ocidente ao país asiático.

Pequim alega que apenas criou “centros de prática vocacional” em Xinjiang, que educou as minorias étnicas e livrou-as da pobreza, considerando que as alegações de abusos foram feitas por políticos e académicos anti-China.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …

TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados …

Chega organiza Convenção para "Governar Portugal" no fim de maio, mas promete "uso das máscaras"

O Chega vai organizar a sua III Convenção Nacional entre 28 e 30 de maio, em Coimbra, tendo por base a moção estratégica "Governar Portugal" do presidente reeleito, André Ventura, disse hoje à Agência Lusa …

Falta de plano e reservas face à viabilidade. Banco de Fomento chumba empréstimo à Groundforce

O Banco Português de Fomento (BPF) não aprovou o empréstimo de 30 milhões de euros pedido pelo Conselho de Administração da Groundforce, por não haver um plano de reestruturação da empresa e por falta de …

Operação Lex. Juiz Luís Vaz das Neves arrisca reforma compulsiva

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e arguido na Operação Lex, arrisca passar à aposentação compulsiva.  De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta quinta-feira, …