EUA desafiam China com bombardeiros B-52 na zona de defesa aérea

Richard Freeland / USAF

Caça-bombardeiro B-62 da Força Aérea dos EUA (foto: Richard Freeland / USAF)

Caça-bombardeiro B-62 da Força Aérea dos EUA (foto: Richard Freeland / USAF)

Em desafio directo à decisão da China de expandir a sua zona de defesa aérea, dois caças-bombardeiros B-52 dos Estados Unidos sobrevoaram um grupo de ilhas disputadas entre o Japão e a China no Mar da China Oriental sem que Pequim tivesse sido informada, revelaram fontes norte-americanas esta terça-feira.

Os aviões partiram da base aérea de Guam, ilha norte-americana no Pacífico, e entraram na nova Zona de Identificação e Defesa Aérea Chinesa por volta das 19h de ontem, no horário de Washington. Os B-52 voaram durante menos de uma hora cruzando o céu do Pacífico, sem encontrar problemas.

Embora os EUA insistam que se tratou de uma missão de treino planeada há muito tempo, sem relação com a nova Zona de Defesa Aérea da China, o voo ocorreu poucos dias depois de o governo chinês ter divulgado um novo mapa da zona e um novo conjunto de regras que a regem.

Com esta expansão, a Zona de Identificação e Defesa Aérea passou a incluir o grupo de ilhas disputado pela China e Japão. As novas regras incluem notificações para as autoridades chinesas sobre planos de voos, sujeitos a medidas militares de emergência.

As ilhas, fonte de tensão crescente entre os governos envolvidos, chamam-se Diaoyu para os chineses e Senkaku para os japoneses.

O especialista da Marinha chinesa Zhang Junshe, citado pela Agência Xinhua, afirmou na altura que as outras nações não têm razões para alarme, pois a nova zona não deve ser considerada uma medida preventiva contra qualquer país vizinho.

O voo dos B-52s fez parte de um exercício militar de nome Coral Lightening, afirmaram fontes norte-americanas. Os caças-bombardeiros não estavam armados e não foram acompanhados por aviões de escolta.

MA / AE – Associated Press/DJN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …