EUA confirmam transmissão do Zika por via sexual

Midiamax

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

As autoridades norte-americanas do estado do Texas confirmaram a existência de um caso de transmissão por via sexual.

As autoridades de saúde do estado do Texas, nos Estados Unidos, anunciaram esta terça-feira um caso de transmissão do vírus Zika por contacto sexual.

“O paciente foi infetado com o vírus depois de ter relações sexuais com uma pessoa doente, que regressou de um país onde o vírus está presente”, referiu, em comunicado, o Serviço de Saúde do Condado de Dallas, citado pela Lusa.

existiam dois casos que também tinham levantado suspeitas sobre a transmissão do vírus por via sexual.

Segundo a diretora dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, Anne Schuchat, foi identificado um caso de infeção com o vírus por contacto sexual e outro em que o vírus foi detetado no sémen de um homem que, duas semanas antes, tinha sido infetado.

Apesar desta situação, a subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, já afirmou à Lusa não haver “motivos para preocupações adicionais”.

“Neste momento, não há nenhum motivo especial de preocupação. Já aconteceu com outros vírus da mesma família, como o dengue. Não há, para já, nenhum tipo de preocupação adicional. Há motivo sim para continuar a investigar”, defende.

Relativamente à criação de uma vacina para combater o vírus, a responsável diz que existem várias hipóteses, entre elas uma no Canadá e outra num consórcio entre Brasil e Estados Unidos.

“Isto é um movimento normal quando há grande expressão da doença, mas o fabrico leva o seu tempo. A vacina tem de ser eficaz mas também tem de ser segura”, disse.

O Zika é transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes aegypti e tem sido muito associado a complicações neurológicas e malformações em fetos mas também é responsável pela transmissão da dengue e do chikungunya.

Esta segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde esteve reunida em Genebra e considerou esta epidemia como uma situação de emergência a nível internacional.

De acordo com a subdiretora, este vírus está mais associado a países que têm o mosquito e que apresentam um clima tropical, como é o caso do Brasil e da Colômbia, os países mais afetados nos últimos dias.

“Nós, aqui, estamos mais descansados. Podemos ter casos importados. Alguns nunca serão detetados, porque as pessoas que são infetadas noutros países não apresentam sintomas e o vírus acaba por desaparecer”, explica.

Relativamente à ilha da Madeira, Graça Freitas diz que o mosquito está circunscrito a algumas zonas, estando as autoridades regionais a analisar a situação.

Para já, em Portugal, existem seis pessoas infetadas com o vírus, sendo todos casos importados e que não afetam nenhuma mulher grávida.

Os ministros da Saúde do Mercosul, mercado comum do continente sul-americano, vão reunir-se esta quarta-feira para avaliar a situação epidemiológica.

ZAP / Abr

PARTILHAR

RESPONDER

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …