EUA confirmam transmissão do Zika por via sexual

Midiamax

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

As autoridades norte-americanas do estado do Texas confirmaram a existência de um caso de transmissão por via sexual.

As autoridades de saúde do estado do Texas, nos Estados Unidos, anunciaram esta terça-feira um caso de transmissão do vírus Zika por contacto sexual.

“O paciente foi infetado com o vírus depois de ter relações sexuais com uma pessoa doente, que regressou de um país onde o vírus está presente”, referiu, em comunicado, o Serviço de Saúde do Condado de Dallas, citado pela Lusa.

existiam dois casos que também tinham levantado suspeitas sobre a transmissão do vírus por via sexual.

Segundo a diretora dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, Anne Schuchat, foi identificado um caso de infeção com o vírus por contacto sexual e outro em que o vírus foi detetado no sémen de um homem que, duas semanas antes, tinha sido infetado.

Apesar desta situação, a subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, já afirmou à Lusa não haver “motivos para preocupações adicionais”.

“Neste momento, não há nenhum motivo especial de preocupação. Já aconteceu com outros vírus da mesma família, como o dengue. Não há, para já, nenhum tipo de preocupação adicional. Há motivo sim para continuar a investigar”, defende.

Relativamente à criação de uma vacina para combater o vírus, a responsável diz que existem várias hipóteses, entre elas uma no Canadá e outra num consórcio entre Brasil e Estados Unidos.

“Isto é um movimento normal quando há grande expressão da doença, mas o fabrico leva o seu tempo. A vacina tem de ser eficaz mas também tem de ser segura”, disse.

O Zika é transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes aegypti e tem sido muito associado a complicações neurológicas e malformações em fetos mas também é responsável pela transmissão da dengue e do chikungunya.

Esta segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde esteve reunida em Genebra e considerou esta epidemia como uma situação de emergência a nível internacional.

De acordo com a subdiretora, este vírus está mais associado a países que têm o mosquito e que apresentam um clima tropical, como é o caso do Brasil e da Colômbia, os países mais afetados nos últimos dias.

“Nós, aqui, estamos mais descansados. Podemos ter casos importados. Alguns nunca serão detetados, porque as pessoas que são infetadas noutros países não apresentam sintomas e o vírus acaba por desaparecer”, explica.

Relativamente à ilha da Madeira, Graça Freitas diz que o mosquito está circunscrito a algumas zonas, estando as autoridades regionais a analisar a situação.

Para já, em Portugal, existem seis pessoas infetadas com o vírus, sendo todos casos importados e que não afetam nenhuma mulher grávida.

Os ministros da Saúde do Mercosul, mercado comum do continente sul-americano, vão reunir-se esta quarta-feira para avaliar a situação epidemiológica.

ZAP / Abr

PARTILHAR

RESPONDER

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …