Dois casos levantam suspeita de transmissão do Zika por via sexual

aoisakana / Flickr

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

Enquanto especialistas em saúde global se esforçam para entender como o vírus Zika se espalha e pode levar a problemas congénitos, dois casos sugerem que o vírus pode ser transmitido através de relações sexuais, e não apenas pelo mosquito.

O Zika, que se está a espalhar de forma rápida no continente americano, poderá afinal transmitir-se também por via sexual, com a descoberta de dois novos casos, foi hoje anunciado.

Segundo a directora dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, Anne Schuchat, foi identificado um caso de infecção com o vírus Zika por transmissão sexual e outro em que o vírus foi detectado no sémen de um homem que, duas semanas antes, tinha sido infectado.

“Há um caso relatado de vírus Zika através de possível transmissão sexual”, revelou a directora dos CDC, citada pela AFP.

Na segunda-feira, o The Times revelou que o único caso conhecido de vírus Zika no sémen envolveu um homem do Tahiti de 44 anos de idade, que tinha sido exposto durante um surto de Zika na Polinésia Francesa, em 2013.

“Ou seja, isto poderá dar-nos uma plausibilidade biológica de transmissão”, disse Schuchat, sublinhando que o vírus é transmitido aos seres humanos principalmente por um mosquito infectado.

“A ciência é muito clara até agora: o Zika é principalmente transmitido às pessoas através da picada de um mosquito infectado, pelo que é nisso que estamos a colocar a ênfase neste momento”, acrescentou Anne Schuchat.

edlabordems / Flickr

Anne Schuchat, directora dos Centers for Disease Control (CDC) dos EUA

A Organização Mundial de Saúde alertou hoje que a epidemia do vírus Zika poderá vir a afectar entre três a quatro milhões de pessoas no continente americano.

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos infectados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos.

O Brasil e a Colômbia são os países onde se registam mais casos de infectados e de suspeitos.

O Brasil registou o seu primeiro foco de Zika o ano passado, e de acordo com o ministério da Saúde tem visto o número de casos de microcefalia subir, de 163 por ano, em média, a mais de 3.718 casos suspeitos.

Em vários casos o Zika vírus foi identificado em fetos e bebés com malformações de nascença, mas as autoridades de saúde dizem que são necessários mais dados para poder confirmar uma relação de causa e efeito entre o Zika e as malformações.

Os investigadores acreditam que se uma mulher grávida for mordida por um mosquito infectado, principalmente no primeiro trimestre, corre um risco maior de ter uma criança com defeitos de nascimento.

A OMS vai determinar na próxima semana se o surto do vírus Zika constitui uma emergência sanitária de alcance internacional.

Em Portugal, de acordo com informações de hoje da Direção-Geral da Saúde, foram notificados seis casos de doença, todos importados da América do Sul.

Nenhum deles ocorreu em grávidas.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro Ahahah,
    Obrigado pelo seu reparo.
    No entanto, consideramos que o uso do termo popular “mordida” em vez de “picada” não causa dano ao teor informativo da notícia, pelo que decidimos mantê-lo.

RESPONDER

Salário mínimo mensal na Venezuela caiu para 2,46 euros. É o valor mais baixo de sempre

O salário mínimo mensal dos venezuelanos era esta terça-feira equivalente a 2,46 euros, o valor mais baixo de sempre, um ano depois de o Presidente do país anunciar um plano de “recuperação económica” para combater …

Novela de Bas Dost continua. Clube e agente em troca de "galhardetes"

O impasse na transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt continua. O agente do holandês nega que tenham sido feitas exigências de última hora, mas o clube diz que tem provas. No passado sábado, parecia …

Trump cancela visita à Dinamarca por Gronelândia não estar à venda

Donald Trump cancelou a visita que tinha agendada à Dinamarca depois de a primeira-ministra dinamarquesa se ter recusado a vender a Gronelândia aos Estados Unidos. Apesar de ter admitido anteriormente que a sua visita à Dinamarca …

Supremo Tribunal recusa recurso de George Pell. Cardeal continua a cumprir pena de prisão por abuso de menores

O Supremo Tribunal do estado australiano de Victoria decidiu recusar o recurso que foi interposto pelos advogados do cardeal australiano George Pell contra a sua condenação a seis anos de prisão por pedofilia. De acordo com …

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …