Dois casos levantam suspeita de transmissão do Zika por via sexual

aoisakana / Flickr

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

Enquanto especialistas em saúde global se esforçam para entender como o vírus Zika se espalha e pode levar a problemas congénitos, dois casos sugerem que o vírus pode ser transmitido através de relações sexuais, e não apenas pelo mosquito.

O Zika, que se está a espalhar de forma rápida no continente americano, poderá afinal transmitir-se também por via sexual, com a descoberta de dois novos casos, foi hoje anunciado.

Segundo a directora dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, Anne Schuchat, foi identificado um caso de infecção com o vírus Zika por transmissão sexual e outro em que o vírus foi detectado no sémen de um homem que, duas semanas antes, tinha sido infectado.

“Há um caso relatado de vírus Zika através de possível transmissão sexual”, revelou a directora dos CDC, citada pela AFP.

Na segunda-feira, o The Times revelou que o único caso conhecido de vírus Zika no sémen envolveu um homem do Tahiti de 44 anos de idade, que tinha sido exposto durante um surto de Zika na Polinésia Francesa, em 2013.

“Ou seja, isto poderá dar-nos uma plausibilidade biológica de transmissão”, disse Schuchat, sublinhando que o vírus é transmitido aos seres humanos principalmente por um mosquito infectado.

“A ciência é muito clara até agora: o Zika é principalmente transmitido às pessoas através da picada de um mosquito infectado, pelo que é nisso que estamos a colocar a ênfase neste momento”, acrescentou Anne Schuchat.

edlabordems / Flickr

Anne Schuchat, directora dos Centers for Disease Control (CDC) dos EUA

A Organização Mundial de Saúde alertou hoje que a epidemia do vírus Zika poderá vir a afectar entre três a quatro milhões de pessoas no continente americano.

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos infectados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos.

O Brasil e a Colômbia são os países onde se registam mais casos de infectados e de suspeitos.

O Brasil registou o seu primeiro foco de Zika o ano passado, e de acordo com o ministério da Saúde tem visto o número de casos de microcefalia subir, de 163 por ano, em média, a mais de 3.718 casos suspeitos.

Em vários casos o Zika vírus foi identificado em fetos e bebés com malformações de nascença, mas as autoridades de saúde dizem que são necessários mais dados para poder confirmar uma relação de causa e efeito entre o Zika e as malformações.

Os investigadores acreditam que se uma mulher grávida for mordida por um mosquito infectado, principalmente no primeiro trimestre, corre um risco maior de ter uma criança com defeitos de nascimento.

A OMS vai determinar na próxima semana se o surto do vírus Zika constitui uma emergência sanitária de alcance internacional.

Em Portugal, de acordo com informações de hoje da Direção-Geral da Saúde, foram notificados seis casos de doença, todos importados da América do Sul.

Nenhum deles ocorreu em grávidas.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro Ahahah,
    Obrigado pelo seu reparo.
    No entanto, consideramos que o uso do termo popular “mordida” em vez de “picada” não causa dano ao teor informativo da notícia, pelo que decidimos mantê-lo.

RESPONDER

FC Porto arrasa arbitragem e Conceição explica desaguisado com Guardiola

O FC Porto perdeu 3-1 com o Manchester City, com a atuação da arbitragem a estar no centro das atenções. Conceição e Guardiola desentenderam-se durante o encontro e o técnico portista explicou porquê. Através da sua …

Novas linhas ferroviárias de alta velocidade. Porto-Lisboa vai fazer-se em 1h15 (e Porto-Vigo em apenas 1h)

O Governo anunciou, esta quinta-feira, o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, que tem como um dos principais focos uma nova linha ferroviária de alta velocidade para ligar Lisboa-Porto num hora e 15 minutos. O jornal …

Arqueólogos descobrem esqueleto que acreditam pertencer a guerreiro anglo-saxão

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um esqueleto que parece ter pertencido a um guerreiro anglo-saxão. Os especialistas dizem que a descoberta lança uma nova luz sobre a ascensão e queda das tribos locais. O esqueleto foi …

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …