Há 60 anos, um B-47 deixou cair uma bomba nuclear em Mars Bluff

National Nuclear Security Administration / Nevada Site Office

Boeing B-47 Stratojet

O Boeing B-47 Stratojet era o principal bombardeiro estratégico nuclear da Força Aérea dos EUA

Completaram-se este domingo 60 anos desde o incidente ocorrido na povoação norte-americana de Mars Bluff, na Carolina do Norte, quando um bombardeiro da Força Aérea dos Estados Unidos deixou cair acidentalmente uma bomba atómica numa zona residencial.

A 11 de março de 1958, recorda a WBTW, um bombardeiro Boeing B-47 Stratojet voava de um aeródromo militar no estado da Geórgia até ao Reino Unido e seguia depois para o norte de África. A aeronave transportava várias armas nucleares, preparadas para o caso de se iniciar uma guerra com a URSS, incluindo uma bomba atómica Mark 6.

Durante o voo, o capitão Earl Koehler viu uma luz de aviso na cabine que indicava problemas com o pino de bloqueio do arnês que segurava a bomba.

Quando o copiloto, Bruce Kulka, desceu ao depósito de armas para verificar a causa do alerta, tirou por engano o pino de desbloqueio de emergência.

A bomba Mark 6 caiu, e as portas do depósito abriram-se com o peso. A arma caiu para o solo, de uma altura de 4600 metros, diretamente sobre um bairro residencial da povoação de Mars Bluff, na Carolina do Norte.

Felizmente, a bomba não levava o núcleo cindível nuclear – que estava guardado no avião à parte da Mark 6 – o que salvou a povoação de uma catástrofe maior. Mesmo assim, a bomba continha a carga explosiva convencional, que explodiu logo após ter caído.

U.S. Government / WIkimedia

Bomba nuclear Mark 6

Uma bomba nuclear MK6 semelhante à que caiu em Mars Bluff

A explosão destruiu parte da propriedade de Walter Gregg Sr, feriu seis membros da família, incluindo crianças, e danificou vários edifícios próximos. Além disso, a bomba deixou uma cratera de 21 metros de largura e 11 metros de profundidade, que permanece visível até hoje.

Walter Gregg Júnior tinha 7 anos quando a bomba caiu no quintal da casa de família, e lembra-se bem do incidente. “O meu pai e eu estávamos na garagem, era um dia normal, íamos comer cachorros quentes. De repente passou um avião, e parecia que o avião estava a cair, mas afinal era a bomba“.

Incrivelmente, toda a família sobreviveu.

“O meu pai lançou-se por cima de mim para me proteger da explosão. Eu, os meus pais, as minhas duas irmãs e uma prima minha, acabámos todos por ficar com ferimentos. E ficámos cobertos de lama e destroços. Não foi nada de mais, mas se pensarmos no que podia ter acontecido naquele dia…”, recorda Walter.

Depois do incidente, a família Gregg processou a Força Aérea dos Estados Unidos, recebendo uma indemnização equivalente hoje a 458 mil dólares (mais de 370 mil euros).

(dr) Columbia Star

Incidente de Mars Bluff

A bomba Mark6 caiu na propriedade de Walter Gregg Sr. Incrivelmente, toda a família sobreviveu

A Força Aérea, por sua vez, decidiu mudar a configuração das bombas e alterou a cavilha de segurança das aeronaves – para ter a certeza de que no futuro, quando uma bomba é lançada sobre uma povoação, é porque alguém quer mesmo destrui-la.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. * Arnês com acento circunflexo e não com acento agudo:
    ar·nês; “conjunto de fitas resistentes unidas entre si”
    in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-03-14 13:31:52]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/arnês

    ** Mars Bluff é na Carolina do Sul e não na Carolina do Norte como erradamente consta no quarto parágrafo do corpo do conteúdo

RESPONDER

Empresa que facturou 16 milhões tem sede num casebre sem luz

Uma empresa que facturou 16 milhões de euros em 2012 tem como sede uma casa em ruínas, sem electricidade e quase sem janelas, em Mira. Suspeita-se da ligação a uma fraude fiscal com a exportação …

Bruno de Carvalho suspeito de tirar meio milhão de euros ao Sporting

Duas avultadas transferências de dinheiro, que saíram do Sporting a 24 de junho, estão sob suspeita. Estão em causa cerca de meio milhão de euros que terão sido pagos a duas construtoras. Não se sabe exatamente …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera - a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Bombeiros não informaram Proteção Civil de 50% das ocorrências

O corte de relações entre os bombeiros voluntários e a Proteção Civil está a fazer-se sentir. Os bombeiros não informaram a Proteção Civil de 50% das ocorrências no país. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) …

Funcionários públicos que continuem no ativo depois dos 70 não vão perder dinheiro

Os trabalhadores da Função Pública com mais de 70 anos que queiram continuar a trabalhar e, que para isso tenham a autorização do Estado, vão passar a receber, além do salário a que têm direito, …

Viagens podem obrigar deputados a entregar novas declarações de rendimentos

Os deputados podem ter de alterar as declarações de rendimentos para incluírem o reembolso das despesas de transporte como “rendimentos do trabalho”. A notícia foi avançada esta manhã pelo Diário de Notícias e surge depois de, …

Portugal já não deve ao FMI. Pagamento antecipado poupa 100 milhões de euros

O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou que Portugal concretiza esta segunda-feira o pagamento do total da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), com a liquidação de 4,7 mil milhões de euros. Numa conferência de imprensa …

37% dos portugueses rezam diariamente. Somos o 9º país mais religioso da Europa

Portugal é um dos países mais religiosos da Europa, ocupando a nona posição, à frente de Itália (13.º) e de Espanha (16.º), com 44% da população a afirmar a sua crença absoluta em Deus. Estes dados …

Rui Rio acusa Governo de discriminação salarial

O presidente do PSD, Rui Rio, disse esta segunda-feira não compreender a proposta do Governo, que determina um salário mínimo diferente para o público e para o privado, defendendo que não deve haver discriminações. "Não compreendo. …

China e EUA discutem calendário de negociações para acabar com guerra comercial

O breve comunicado de Pequim indica que foi discutido "o calendário das próximas consultas económicas e comerciais", sem precisar, no entanto, onde e quando terão lugar. Negociadores chineses e norte-americanos discutiram por telefone um calendário de …