Há 60 anos, um B-47 deixou cair uma bomba nuclear em Mars Bluff

National Nuclear Security Administration / Nevada Site Office

Boeing B-47 Stratojet

O Boeing B-47 Stratojet era o principal bombardeiro estratégico nuclear da Força Aérea dos EUA

Completaram-se este domingo 60 anos desde o incidente ocorrido na povoação norte-americana de Mars Bluff, na Carolina do Norte, quando um bombardeiro da Força Aérea dos Estados Unidos deixou cair acidentalmente uma bomba atómica numa zona residencial.

A 11 de março de 1958, recorda a WBTW, um bombardeiro Boeing B-47 Stratojet voava de um aeródromo militar no estado da Geórgia até ao Reino Unido e seguia depois para o norte de África. A aeronave transportava várias armas nucleares, preparadas para o caso de se iniciar uma guerra com a URSS, incluindo uma bomba atómica Mark 6.

Durante o voo, o capitão Earl Koehler viu uma luz de aviso na cabine que indicava problemas com o pino de bloqueio do arnês que segurava a bomba.

Quando o copiloto, Bruce Kulka, desceu ao depósito de armas para verificar a causa do alerta, tirou por engano o pino de desbloqueio de emergência.

A bomba Mark 6 caiu, e as portas do depósito abriram-se com o peso. A arma caiu para o solo, de uma altura de 4600 metros, diretamente sobre um bairro residencial da povoação de Mars Bluff, na Carolina do Norte.

Felizmente, a bomba não levava o núcleo cindível nuclear – que estava guardado no avião à parte da Mark 6 – o que salvou a povoação de uma catástrofe maior. Mesmo assim, a bomba continha a carga explosiva convencional, que explodiu logo após ter caído.

U.S. Government / WIkimedia

Bomba nuclear Mark 6

Uma bomba nuclear MK6 semelhante à que caiu em Mars Bluff

A explosão destruiu parte da propriedade de Walter Gregg Sr, feriu seis membros da família, incluindo crianças, e danificou vários edifícios próximos. Além disso, a bomba deixou uma cratera de 21 metros de largura e 11 metros de profundidade, que permanece visível até hoje.

Walter Gregg Júnior tinha 7 anos quando a bomba caiu no quintal da casa de família, e lembra-se bem do incidente. “O meu pai e eu estávamos na garagem, era um dia normal, íamos comer cachorros quentes. De repente passou um avião, e parecia que o avião estava a cair, mas afinal era a bomba“.

Incrivelmente, toda a família sobreviveu.

“O meu pai lançou-se por cima de mim para me proteger da explosão. Eu, os meus pais, as minhas duas irmãs e uma prima minha, acabámos todos por ficar com ferimentos. E ficámos cobertos de lama e destroços. Não foi nada de mais, mas se pensarmos no que podia ter acontecido naquele dia…”, recorda Walter.

Depois do incidente, a família Gregg processou a Força Aérea dos Estados Unidos, recebendo uma indemnização equivalente hoje a 458 mil dólares (mais de 370 mil euros).

(dr) Columbia Star

Incidente de Mars Bluff

A bomba Mark6 caiu na propriedade de Walter Gregg Sr. Incrivelmente, toda a família sobreviveu

A Força Aérea, por sua vez, decidiu mudar a configuração das bombas e alterou a cavilha de segurança das aeronaves – para ter a certeza de que no futuro, quando uma bomba é lançada sobre uma povoação, é porque alguém quer mesmo destrui-la.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. * Arnês com acento circunflexo e não com acento agudo:
    ar·nês; “conjunto de fitas resistentes unidas entre si”
    in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-03-14 13:31:52]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/arnês

    ** Mars Bluff é na Carolina do Sul e não na Carolina do Norte como erradamente consta no quarto parágrafo do corpo do conteúdo

RESPONDER

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer influencia risco de desenvolver a doença

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer aumenta a probabilidade de desenvolver a doença, concluiu um estudo recente que avaliou a história familiar de mais de 280 mil pessoas. Na última década, vários estudos indicaram a …

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …

O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na "nuvem"

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na "nuvem", Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma. O CEO …

Câmaras escondidas em hotéis filmavam hóspedes sem consentimento

O escândalo foi revelado na Coreia do Sul, onde dois homens foram presos por esconder câmaras em hotéis, que transmitiam as imagens em direto para um site, onde havia quem pagasse dinheiro para ver as …

Mesquita Nunes quer ser feliz (e que haja espaço nos partidos para quem tem vida profissional)

Adolfo Mesquita Nunes defende que "tem de haver espaço nos partidos para quem tem vida profissional". O antigo vice-presidente do CDS/PP apresentou a sua demissão do partido para assumir funções na administração da Galp. "Tem a …

Finlandeses são o povo mais feliz do mundo

A Finlândia lidera, pelo segundo ano consecutivo, um ranking da ONU das populações mais felizes, onde os investigadores dizem que os níveis de felicidade no mundo estão a diminuir. O Relatório Mundial sobre a Felicidade de …

Condenado por homicídio com provas semeadas pela Polícia vai receber 13 milhões de dólares

O Conselho de Supervisores de San Francisco, nos Estados Unidos (EUA), aprovou na terça-feira uma indemnização de 13,1 milhões de dólares (cerca de 11,5 milhões de euros) a um homem que passou mais de seis …