Há 60 anos, um B-47 deixou cair uma bomba nuclear em Mars Bluff

National Nuclear Security Administration / Nevada Site Office

Boeing B-47 Stratojet

O Boeing B-47 Stratojet era o principal bombardeiro estratégico nuclear da Força Aérea dos EUA

Completaram-se este domingo 60 anos desde o incidente ocorrido na povoação norte-americana de Mars Bluff, na Carolina do Norte, quando um bombardeiro da Força Aérea dos Estados Unidos deixou cair acidentalmente uma bomba atómica numa zona residencial.

A 11 de março de 1958, recorda a WBTW, um bombardeiro Boeing B-47 Stratojet voava de um aeródromo militar no estado da Geórgia até ao Reino Unido e seguia depois para o norte de África. A aeronave transportava várias armas nucleares, preparadas para o caso de se iniciar uma guerra com a URSS, incluindo uma bomba atómica Mark 6.

Durante o voo, o capitão Earl Koehler viu uma luz de aviso na cabine que indicava problemas com o pino de bloqueio do arnês que segurava a bomba.

Quando o copiloto, Bruce Kulka, desceu ao depósito de armas para verificar a causa do alerta, tirou por engano o pino de desbloqueio de emergência.

A bomba Mark 6 caiu, e as portas do depósito abriram-se com o peso. A arma caiu para o solo, de uma altura de 4600 metros, diretamente sobre um bairro residencial da povoação de Mars Bluff, na Carolina do Norte.

Felizmente, a bomba não levava o núcleo cindível nuclear – que estava guardado no avião à parte da Mark 6 – o que salvou a povoação de uma catástrofe maior. Mesmo assim, a bomba continha a carga explosiva convencional, que explodiu logo após ter caído.

U.S. Government / WIkimedia

Bomba nuclear Mark 6

Uma bomba nuclear MK6 semelhante à que caiu em Mars Bluff

A explosão destruiu parte da propriedade de Walter Gregg Sr, feriu seis membros da família, incluindo crianças, e danificou vários edifícios próximos. Além disso, a bomba deixou uma cratera de 21 metros de largura e 11 metros de profundidade, que permanece visível até hoje.

Walter Gregg Júnior tinha 7 anos quando a bomba caiu no quintal da casa de família, e lembra-se bem do incidente. “O meu pai e eu estávamos na garagem, era um dia normal, íamos comer cachorros quentes. De repente passou um avião, e parecia que o avião estava a cair, mas afinal era a bomba“.

Incrivelmente, toda a família sobreviveu.

“O meu pai lançou-se por cima de mim para me proteger da explosão. Eu, os meus pais, as minhas duas irmãs e uma prima minha, acabámos todos por ficar com ferimentos. E ficámos cobertos de lama e destroços. Não foi nada de mais, mas se pensarmos no que podia ter acontecido naquele dia…”, recorda Walter.

Depois do incidente, a família Gregg processou a Força Aérea dos Estados Unidos, recebendo uma indemnização equivalente hoje a 458 mil dólares (mais de 370 mil euros).

(dr) Columbia Star

Incidente de Mars Bluff

A bomba Mark6 caiu na propriedade de Walter Gregg Sr. Incrivelmente, toda a família sobreviveu

A Força Aérea, por sua vez, decidiu mudar a configuração das bombas e alterou a cavilha de segurança das aeronaves – para ter a certeza de que no futuro, quando uma bomba é lançada sobre uma povoação, é porque alguém quer mesmo destrui-la.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. * Arnês com acento circunflexo e não com acento agudo:
    ar·nês; “conjunto de fitas resistentes unidas entre si”
    in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-03-14 13:31:52]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/arnês

    ** Mars Bluff é na Carolina do Sul e não na Carolina do Norte como erradamente consta no quarto parágrafo do corpo do conteúdo

RESPONDER

Tribunal da Concorrência corta para metade coimas aplicadas ao Montepio

O Tribunal da Concorrência reduziu esta sexta-feira de mais de cinco milhões de euros para pouco mais de dois milhões de euros as coimas aplicadas ao Montepio e a sete antigos administradores pelo Banco de …

"Contornos de desumanidade". Utentes querem poder sair dos lares (e DGS garante que vai rever norma)

Depois de uma semana em que não se registaram nenhumas mortes em lares desde o início da pandemia, as instituições pediram ao Governo que se regresse a um regime mais facilitado de saída dos utentes. Apesar …

Governo admite aumentar quotas de avaliação, mas só em 2023. FESAP exige início de 2022

A revisão do sistema de avaliação dos funcionários públicos vai produzir efeitos em 2023 e deverá manter as quotas para a nota mais elevada, embora relacionadas com o desempenho dos serviços, anunciou esta sexta-feira o …

Vida marinha está a fugir do equador (e isso pode levar a uma extinção em massa)

As alterações climáticas causadas pelo homem estão a fazer com que a vida marinha esteja a fugir do equador em direção aos polos. Isto pode levar a um novo evento de extinção em massa. A água …

"Auditores não são polícias". PwC descarta responsabilidades no capital inicial do Novo Banco

A audição conjunta de dois responsáveis da PwC na comissão de inquérito ao Novo Banco começou esta sexta-feira à porta fechada devido a questões de segredo profissional, mas o banco autorizou-os a falar publicamente e …

Um raio cósmico extremamente poderoso "rasgou" a Via Láctea (e ninguém sabe de onde veio)

Um enorme complexo de telescópios no Tibete capturou a primeira evidência de raios gama de energia ultra-alta espalhados pela Via Láctea.  Desde 1990, dezenas de investigadores da China e do Japão caçaram raios gama cósmicos de …

Cientistas criam nova forma de desencriptar mensagens secretas

Uma equipa de engenheiros chineses está a criar uma nova forma de transmitir mensagens secretas ou aceder a locais de acesso reservado através das nossas mãos. A equipa demonstrou como é que a radiação infravermelha (ou …

Arqueólogos descobrem uma "Pompeia egípcia". Estava escondida debaixo do deserto

Uma equipa de arqueólogos anunciou esta quinta-feira a descoberta de uma grande cidade faraónica antiga que permaneceu "invisível" durante séculos perto de alguns dos monumentos mais conhecidos do Egito. A cidade foi construída há mais de …

Comandante da polícia secreta de Hitler em Viena espiou para a Alemanha Ocidental

Um comandante sénior da polícia secreta de Hitler, responsável pela deportação de dezenas de milhares de judeus, foi protegido pelas autoridades norte-americanas e alemãs após a II Guerra Mundial. Segundo registos divulgados recentemente, citado pelo The …

Julgado pelas expressões faciais. Jogo de IA adivinha emoções humanas (e alerta para os seus riscos)

Uma equipa de cientistas da University of Cambridge e da University College London, no Reino Unido, criou um site com o objetivo de impulsionar a discussão sobre a tecnologia de reconhecimento de emoções e apontar …