EUA alertam para possibilidade de atentados na Europa durante o Natal e Ano Novo

Olivier Hoslet / EPA

-

O Governo dos EUA emitiu um alerta de viagem para os seus cidadãos relativo a risco “acentuado” de ataques terroristas em toda a Europa “em particular durante a temporada de festas” do Natal e do Ano Novo.

De acordo com o Departamento de Estado, existem informações credíveis de que grupos terroristas continuam a planear atentados em solo europeu.

“Informação credível indica que o grupo extremista Estado Islâmico, Al-Qaeda e os seus apoiantes continuam a planear ataques terroristas na Europa, centrando-se na temporada das festas de Natal e acontecimentos associados”, refere o alerta de viagem emitido.

Segundo o alerta, os cidadãos norte-americanos devem “estar atentos a movimentações estranhas em grandes eventos, em locais turísticos, nos transportes públicos, locais de culto, restaurantes ou hotéis”, devido à possibilidade de “extremistas e simpatizantes” realizarem ataques.

“Os cidadãos norte-americanos devem ter precauções durante os festivais, eventos e mercados ao ar livre”, apela o Governo dos Estados Unidos, em comunicado.

“Os terroristas podem utilizar várias táticas e usar tanto armas convencionais, como não convencionais, e atacar tanto objetivos oficiais, como privados”, acrescenta.

O alerta de viagem, que vai estar em vigor até 20 de fevereiro de 2017, é a última de uma série de advertências que os EUA fizeram durante este ano aos seus cidadãos sobre o risco de viajar para a Europa, especialmente depois dos ataques terroristas de Paris, em novembro de 2015.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A Europa inclui Portugal, onde o Daesh já se dá ao luxo de manter residências para os seus operacionais.
    O SIS “diz” que já sabia, que já vigiava… mas não prendia nem expulsava. Foi preciso a França prender o terrorista para o SIS aparecer a reivindicar os louros.
    O Restaurante de José Avillez foi vandalizado por terroristas islâmicos como represália por uma visita a Israel. Estamos a começar… e o SIS a dormir.

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …