EUA acusam Jack Teixeira pela fuga de informação secreta de defesa do Pentágono

Dighton-Rehoboth Regional High School

Lusodescendente de 21 anos enfrenta seis acusações formais por ter “informações que poderiam causar danos excecionalmente graves à segurança nacional” dos EUA.

Jack Teixeira, militar norte-americano suspeito da fuga de documentos secretos dos EUA, foi esta quinta-feira formalmente acusado de transmitir informações de defesa nacional e extrair dados classificados.

O Departamento de Justiça referiu, em comunicado, que o lusodescendente de 21 anos, ex-membro da Guarda Nacional, enfrenta seis acusações de “retenção intencional e transmissão de informações classificadas relacionadas com a defesa nacional”.

“Jack Teixeira recebeu do governo dos Estados Unidos acesso a informações classificadas de defesa nacional – incluindo informações que poderiam causar danos excecionalmente graves à segurança nacional se partilhadas”, destacou o procurador-geral norte-americano, Merrick Garland, citado na nota de imprensa.

Os investigadores do FBI e o jornal New York Times acreditam que o militar, membro da ala de inteligência da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, era o administrador de um grupo na rede social Discord, onde os documentos confidenciais de defesa — nomeadamente sobre a guerra na Ucrânia ou a espionagem de países aliados, fugas que envergonharam Washington — foram divulgados.

Os documentos publicados ‘online’ revelam preocupações dos serviços secretos norte-americanos sobre a viabilidade de uma contraofensiva ucraniana contra as forças russas, que invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, devido a problemas de falta de instrução militar e de logística, bem como as preocupações dos Estados Unidos sobre a capacidade de Kiev continuar a defender-se dos ataques de Moscovo.

Dezenas de fotografias desses documentos foram divulgadas nas plataformas Twitter, Telegram ou Discord no decorrer da primeira metade de abril.  Algumas delas estiveram a circular na Internet durante semanas, senão meses, antes de atrair a atenção da imprensa.

Em abril, o membro da Guarda Nacional Aérea de Massachusetts foi presente a um juiz em Boston e enfrentado com duas acusações sob a Lei de Espionagem: “retenção e transmissão não autorizadas de informações de defesa nacional” e “remoção e retenção não autorizadas de documentos ou materiais classificados”.

No mês passado, um juiz determinou que Teixeira permanecesse detido, enquanto aguardava julgamento, alegando que libertar o militar representaria um risco de fuga ou de obstrução à justiça.

A família de Jack Teixeira manifestou apoio ao jovem militar e os seus advogados pressionaram o juiz para a sua libertação, defendendo que este não tinha antecedentes criminais.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.