Ethan vacinou-se sem a mãe saber. Agora, foi ao Congresso contar a sua história

Ethan Lindenberger vacinou-se sem a mãe saber quando fez 18 anos. Agora, o jovem foi ao Congresso norte-americano contar a sua história.

Ethan Lindenberger descobriu que a mãe era contra a vacinação quando se apercebeu que a progenitora preferia obter informações nos grupos anti-vacinação da igreja e na Internet do que com os próprios médicos. Por esse motivo, Jill Wheeler não queria que os seus filhos fossem vacinados.

Contra as ordens da mãe, Ethan decidiu seguir o conselho do médico de família e pôs as vacinas em dia. A valentia do jovem valeu-lhe um convite para falar no Congresso norte-americano na terça-feira. Durante a sua intervenção, o jovem defendeu a sua confiança e eficácia no programa de vacinação dos Estados Unidos.

“Cresci com uma mãe que acredita que as vacinas são perigosas e que falava abertamente sobre os seus pontos de vista tanto na Internet como pessoalmente”, explicou Ethan no Senado.

Ao comité de saúde, educação, trabalho e pensões do Senado, em Washington, o jovem contou como teve de se informar sozinho sobre as mais-valias da vacinação e como teve de lutar contra a perspetiva negativa dos pais. A decisão baseou-se não só na sua própria saúde, como também na dos outros.

Ethan procurou informação junto das autoridades sanitárias dos Estados Unidos, em organizações de saúde públicas e em revistas científicas e nunca desistiu de convencer a mãe. No entanto, cada vez que lhe mostrava as informações, só havia uma resposta: “Isso é o que eles querem que penses“.

“Há uma decisão importante a ser feita com a informação obtida. Há muitas pessoas não se relacionam bem com dados e números, mas sim através de histórias”, afirmou o norte-americano, defendendo que por detrás da perspetiva anti-vacinação, estão os fundamentos construídos entre os pais através da partilha de histórias e experiências.

“Isso fala muito para as pessoas porque reafirma, especialmente para minha mãe, que sua posição está correta”, referiu ainda, citado pelo Observador.

Sobre os perigos associados ao facto de não estar vacinado, Ethan frisou que, quando era mais novo, era encarado na escola como “uma ameaça à saúde“. “Isso empurrou-me ainda mais para obter as minhas vacinas, apesar das crenças da minha mãe, porque eu vi a ameaça como uma imposição dela.”

O The Guardian destaca que a audiência de Ethan Lindenberger surge depois de a Organização Mundial de Saúde ter alertado que as pessoas que escolheram não se vacinar tornaram-se numa ameaça à saúde em 2019.

Lindenberger falou juntamente com John Wiesman, secretário de Estado da saúde, John Boyle, presidente da Immune Deficiency Foundation e outros profissionais da saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …