Ethan vacinou-se sem a mãe saber. Agora, foi ao Congresso contar a sua história

Ethan Lindenberger vacinou-se sem a mãe saber quando fez 18 anos. Agora, o jovem foi ao Congresso norte-americano contar a sua história.

Ethan Lindenberger descobriu que a mãe era contra a vacinação quando se apercebeu que a progenitora preferia obter informações nos grupos anti-vacinação da igreja e na Internet do que com os próprios médicos. Por esse motivo, Jill Wheeler não queria que os seus filhos fossem vacinados.

Contra as ordens da mãe, Ethan decidiu seguir o conselho do médico de família e pôs as vacinas em dia. A valentia do jovem valeu-lhe um convite para falar no Congresso norte-americano na terça-feira. Durante a sua intervenção, o jovem defendeu a sua confiança e eficácia no programa de vacinação dos Estados Unidos.

“Cresci com uma mãe que acredita que as vacinas são perigosas e que falava abertamente sobre os seus pontos de vista tanto na Internet como pessoalmente”, explicou Ethan no Senado.

Ao comité de saúde, educação, trabalho e pensões do Senado, em Washington, o jovem contou como teve de se informar sozinho sobre as mais-valias da vacinação e como teve de lutar contra a perspetiva negativa dos pais. A decisão baseou-se não só na sua própria saúde, como também na dos outros.

Ethan procurou informação junto das autoridades sanitárias dos Estados Unidos, em organizações de saúde públicas e em revistas científicas e nunca desistiu de convencer a mãe. No entanto, cada vez que lhe mostrava as informações, só havia uma resposta: “Isso é o que eles querem que penses“.

“Há uma decisão importante a ser feita com a informação obtida. Há muitas pessoas não se relacionam bem com dados e números, mas sim através de histórias”, afirmou o norte-americano, defendendo que por detrás da perspetiva anti-vacinação, estão os fundamentos construídos entre os pais através da partilha de histórias e experiências.

“Isso fala muito para as pessoas porque reafirma, especialmente para minha mãe, que sua posição está correta”, referiu ainda, citado pelo Observador.

Sobre os perigos associados ao facto de não estar vacinado, Ethan frisou que, quando era mais novo, era encarado na escola como “uma ameaça à saúde“. “Isso empurrou-me ainda mais para obter as minhas vacinas, apesar das crenças da minha mãe, porque eu vi a ameaça como uma imposição dela.”

O The Guardian destaca que a audiência de Ethan Lindenberger surge depois de a Organização Mundial de Saúde ter alertado que as pessoas que escolheram não se vacinar tornaram-se numa ameaça à saúde em 2019.

Lindenberger falou juntamente com John Wiesman, secretário de Estado da saúde, John Boyle, presidente da Immune Deficiency Foundation e outros profissionais da saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …