/

ETA entrega (as últimas) armas, incluindo três toneladas de explosivos

Os autodenominados “mediadores” do desarmamento da ETA indicaram hoje em Bayonne (França) que entregaram as “coordenadas de oito lugares” onde se encontram 120 armas de fogo, três toneladas de explosivos e vários milhares de munições e detonadores.

Os “mediadores” deram essas localizações ao Comité Internacional de Verificação (CIV), segundo informaram Mixel Behorcoirigoin e Michel Tubiana numa conferência de imprensa citada pela agência EFE.

Tubiana indicou que “não se limitaram a levar a cabo esse procedimento”, mas também enviaram 172 “observadores” aos lugares onde estão os depósitos da ETA para “comprovar que são as autoridades francesas que irão tomar posse” dos arsenais.

O ministro francês da Administração Interna, Matthias Fekl, considerou hoje, em declarações à imprensa em Paris, que a entrega “unilateral” da localização de oito depósitos de armas por parte da ETA é “um grande passo”.

O responsável governamental francês revelou que elementos das forças de segurança francesas, seguindo a orientação da Justiça, trabalham desde as 09:00 (08:00 de Lisboa) nessas oito localizações na região dos Pirenéus Atlânticos.

A ETA anunciou em 17 de março último que iria proceder ao seu desarmamento “total e sem condições”.

O executivo de Madrid declarou na sexta-feira que “não espera nada” da cerimónia para assinalar o desarmamento da ETA, assegurando que a organização separatista basca “não terá nenhum benefício político”.

A organização, criada em 1959 durante a época da ditadura franquista, renunciou à luta armada em 2011, depois de mais de 40 anos de actos de violência e 486 mortos (dos quais 343 civis) em nome da independência do País Basco e de Navarra.

A ETA, organização considerada “terrorista” pela União Europeia, recusava até agora o seu desarmamento e a sua dissolução, pedidas por Madrid e Paris, exigindo o início de negociações para libertar os seus cerca de 360 membros presos, dos quais 75 em França.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.