Estudo revela que comer um ovo por dia reduz o risco de AVC

O ovo é apontado como culpado do colesterol alto e das doenças cardiovasculares, mas um novo estudo realizado por cientistas do Instituto EpidStat, nos EUA, sugere que os ovos podem até ajudar a reduzir o risco de AVC.

Como reporta o Medical Daily, os investigadores analisaram sete estudos semelhantes sobre os efeitos do consumo do ovo na saúde cardiovascular.

Tal como nos estudos anteriores, os cientistas descobriram que não há uma ligação clara entre comer ovos regularmente e a doença arterial coronária ou as doenças cardiovasculares em geral.

Aliás, o estudo publicado no Journal of The American College of Nutrition, concluiu que o consumo de um ovo por dia está associado a uma diminuição de 12% no risco de AVC.

“Com base nos resultados desta análise, o consumo de até um ovo por dia pode contribuir para uma diminuição do risco de acidente vascular cerebral, e a ingestão diária de ovos não parece estar associada ao risco de doença arterial coronária”, revela o novo estudo.

Apesar de o motivo científico para este efeito ainda não ter sido descoberto, o investigador Dominik Alexander sugere que “os ovos têm muitos atributos nutricionais positivos”, que reduzem o stress oxidativo, a inflamação e a tensão arterial.

De acordo com os especialistas, os ovos são um alimento de baixo custo com bastante nutrientes, e fornecem uma fonte valiosa de proteína, antioxidantes, vitaminas e minerais.

ZAP / Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O ovo cozido é o que não faz mal porque não se usa “nada” para serem cozinhados, ao contrário do estrelado que se usa azeite/ óleo e sal/especiarias.
    1 Ovo cozido de manhã é do melhor que podem fazer.

  2. O ovo foi demonizado desde que, SEM EVIDENCIAS/PROVAS, na decada de 70/80 a comunidade cientifica demonizou todos os tipos de gordura, aconselhando dietas ricas em hidratos e outras coisas nefastas.
    O ovo nunca fez mal a ninguem. Aliás eu como uns 4 diariamente, e a saúde recomenda-se.
    O ovo é rico em boa proteína, colina, ácido fólico, ferro, zinco e etc.
    Se o ovo vem de galinha criada intensivamente, com crescimento rapido, presa num cubiculo, alimentada só de farinhas processadas, bom…, nesse caso pode nao ser tao rico, especialmente em omega 3, mas nao deixa de ser uma escolha melhor que muitos outros alimentos.

    Alguns artigos de estudos randomizados:
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25833969
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15721501
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15796146

    Nao há um unico estudo decente (sem interesses e randomizado), que a gordura saturada faz mal.

    • E sabe porquê que as gorduras saturadas foram demonizadas?
      Porque a indústria do açúcar resolveu aldrabar tudo e todos e culpabilizou as gorduras, quando era (e é!) o açúcar o grande culpado pela obesidade, colesterol, diabetes, e atrevo-me a dizer, CANCRO, pois as células cancerígenas adoram açúcar!
      E assim se engana o mundo, com dinheiro, que compra pessoas e estudos.

  3. 1º a noticia da “velhota” italiana de 116 anos com uma dieta de 4 ovos por dia durante 90 dias 1ue nunca lhe fez mal, agora dizem que afinal não faz mal até previne AVC’s. Bem parece que a industria dos “ovos” anda a fazer propaganda para comprarmos mais ovos.

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …