Estudo revela que comer um ovo por dia reduz o risco de AVC

O ovo é apontado como culpado do colesterol alto e das doenças cardiovasculares, mas um novo estudo realizado por cientistas do Instituto EpidStat, nos EUA, sugere que os ovos podem até ajudar a reduzir o risco de AVC.

Como reporta o Medical Daily, os investigadores analisaram sete estudos semelhantes sobre os efeitos do consumo do ovo na saúde cardiovascular.

Tal como nos estudos anteriores, os cientistas descobriram que não há uma ligação clara entre comer ovos regularmente e a doença arterial coronária ou as doenças cardiovasculares em geral.

Aliás, o estudo publicado no Journal of The American College of Nutrition, concluiu que o consumo de um ovo por dia está associado a uma diminuição de 12% no risco de AVC.

“Com base nos resultados desta análise, o consumo de até um ovo por dia pode contribuir para uma diminuição do risco de acidente vascular cerebral, e a ingestão diária de ovos não parece estar associada ao risco de doença arterial coronária”, revela o novo estudo.

Apesar de o motivo científico para este efeito ainda não ter sido descoberto, o investigador Dominik Alexander sugere que “os ovos têm muitos atributos nutricionais positivos”, que reduzem o stress oxidativo, a inflamação e a tensão arterial.

De acordo com os especialistas, os ovos são um alimento de baixo custo com bastante nutrientes, e fornecem uma fonte valiosa de proteína, antioxidantes, vitaminas e minerais.

ZAP / Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O ovo cozido é o que não faz mal porque não se usa “nada” para serem cozinhados, ao contrário do estrelado que se usa azeite/ óleo e sal/especiarias.
    1 Ovo cozido de manhã é do melhor que podem fazer.

  2. O ovo foi demonizado desde que, SEM EVIDENCIAS/PROVAS, na decada de 70/80 a comunidade cientifica demonizou todos os tipos de gordura, aconselhando dietas ricas em hidratos e outras coisas nefastas.
    O ovo nunca fez mal a ninguem. Aliás eu como uns 4 diariamente, e a saúde recomenda-se.
    O ovo é rico em boa proteína, colina, ácido fólico, ferro, zinco e etc.
    Se o ovo vem de galinha criada intensivamente, com crescimento rapido, presa num cubiculo, alimentada só de farinhas processadas, bom…, nesse caso pode nao ser tao rico, especialmente em omega 3, mas nao deixa de ser uma escolha melhor que muitos outros alimentos.

    Alguns artigos de estudos randomizados:
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25833969
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15721501
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15796146

    Nao há um unico estudo decente (sem interesses e randomizado), que a gordura saturada faz mal.

    • E sabe porquê que as gorduras saturadas foram demonizadas?
      Porque a indústria do açúcar resolveu aldrabar tudo e todos e culpabilizou as gorduras, quando era (e é!) o açúcar o grande culpado pela obesidade, colesterol, diabetes, e atrevo-me a dizer, CANCRO, pois as células cancerígenas adoram açúcar!
      E assim se engana o mundo, com dinheiro, que compra pessoas e estudos.

  3. 1º a noticia da “velhota” italiana de 116 anos com uma dieta de 4 ovos por dia durante 90 dias 1ue nunca lhe fez mal, agora dizem que afinal não faz mal até previne AVC’s. Bem parece que a industria dos “ovos” anda a fazer propaganda para comprarmos mais ovos.

RESPONDER

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …

Mais de 80 mil pessoas registaram-se na Segurança Social desde janeiro

O programa “Segurança Social na Hora”, criado em janeiro deste ano, abrangeu até ao momento 80.700 pessoas, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Ana Mendes Godinho avançou …

Douro. Poluição regressa a valores anteriores ao estado de emergência

Os valores de contaminação do estuário do rio Douro, que durante o estado de emergência baixaram a níveis só vistos há mais de 30 anos, já regressaram aos valores pré-pandemia. As boas notícias "rapidamente se esfumaram". …

Reino Unido deixa cair pontes aéreas e prepara levantamento da quarentena para dezenas de países

O Reino Unido vai deixar cair o plano para a criação de pontes aéreas e prepara-se para substituir a medida pela isenção de quarentena para dezenas de países. Dezenas de países vão ficar isentos de restrições …

Medina clarifica críticas em público: eram para chefias regionais (e não para Temido)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Media, veio esta quarta-feira a público esclarecer as duras críticas que vez relativamente à atuação das autoridades de saúde no combate à pandemia de covid-19. No seu habitual espaço …

Fraude nas viagens entre ilhas e continente. PJ desmantela mais uma rede criminosa

Esta quarta-feira, foi desmantelada mais uma rede criminosa que se aproveitava de forma fraudulenta do subsídio que financia as deslocações dos habitantes dos Açores e da Madeira ao continente. Existem fraudes nos subsídios das viagens entre …