Estudo revela que comer um ovo por dia reduz o risco de AVC

O ovo é apontado como culpado do colesterol alto e das doenças cardiovasculares, mas um novo estudo realizado por cientistas do Instituto EpidStat, nos EUA, sugere que os ovos podem até ajudar a reduzir o risco de AVC.

Como reporta o Medical Daily, os investigadores analisaram sete estudos semelhantes sobre os efeitos do consumo do ovo na saúde cardiovascular.

Tal como nos estudos anteriores, os cientistas descobriram que não há uma ligação clara entre comer ovos regularmente e a doença arterial coronária ou as doenças cardiovasculares em geral.

Aliás, o estudo publicado no Journal of The American College of Nutrition, concluiu que o consumo de um ovo por dia está associado a uma diminuição de 12% no risco de AVC.

“Com base nos resultados desta análise, o consumo de até um ovo por dia pode contribuir para uma diminuição do risco de acidente vascular cerebral, e a ingestão diária de ovos não parece estar associada ao risco de doença arterial coronária”, revela o novo estudo.

Apesar de o motivo científico para este efeito ainda não ter sido descoberto, o investigador Dominik Alexander sugere que “os ovos têm muitos atributos nutricionais positivos”, que reduzem o stress oxidativo, a inflamação e a tensão arterial.

De acordo com os especialistas, os ovos são um alimento de baixo custo com bastante nutrientes, e fornecem uma fonte valiosa de proteína, antioxidantes, vitaminas e minerais.

ZAP / Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O ovo cozido é o que não faz mal porque não se usa “nada” para serem cozinhados, ao contrário do estrelado que se usa azeite/ óleo e sal/especiarias.
    1 Ovo cozido de manhã é do melhor que podem fazer.

  2. O ovo foi demonizado desde que, SEM EVIDENCIAS/PROVAS, na decada de 70/80 a comunidade cientifica demonizou todos os tipos de gordura, aconselhando dietas ricas em hidratos e outras coisas nefastas.
    O ovo nunca fez mal a ninguem. Aliás eu como uns 4 diariamente, e a saúde recomenda-se.
    O ovo é rico em boa proteína, colina, ácido fólico, ferro, zinco e etc.
    Se o ovo vem de galinha criada intensivamente, com crescimento rapido, presa num cubiculo, alimentada só de farinhas processadas, bom…, nesse caso pode nao ser tao rico, especialmente em omega 3, mas nao deixa de ser uma escolha melhor que muitos outros alimentos.

    Alguns artigos de estudos randomizados:
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25833969
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15721501
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15796146

    Nao há um unico estudo decente (sem interesses e randomizado), que a gordura saturada faz mal.

    • E sabe porquê que as gorduras saturadas foram demonizadas?
      Porque a indústria do açúcar resolveu aldrabar tudo e todos e culpabilizou as gorduras, quando era (e é!) o açúcar o grande culpado pela obesidade, colesterol, diabetes, e atrevo-me a dizer, CANCRO, pois as células cancerígenas adoram açúcar!
      E assim se engana o mundo, com dinheiro, que compra pessoas e estudos.

  3. 1º a noticia da “velhota” italiana de 116 anos com uma dieta de 4 ovos por dia durante 90 dias 1ue nunca lhe fez mal, agora dizem que afinal não faz mal até previne AVC’s. Bem parece que a industria dos “ovos” anda a fazer propaganda para comprarmos mais ovos.

RESPONDER

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …