Estudo revela que comer um ovo por dia reduz o risco de AVC

O ovo é apontado como culpado do colesterol alto e das doenças cardiovasculares, mas um novo estudo realizado por cientistas do Instituto EpidStat, nos EUA, sugere que os ovos podem até ajudar a reduzir o risco de AVC.

Como reporta o Medical Daily, os investigadores analisaram sete estudos semelhantes sobre os efeitos do consumo do ovo na saúde cardiovascular.

Tal como nos estudos anteriores, os cientistas descobriram que não há uma ligação clara entre comer ovos regularmente e a doença arterial coronária ou as doenças cardiovasculares em geral.

Aliás, o estudo publicado no Journal of The American College of Nutrition, concluiu que o consumo de um ovo por dia está associado a uma diminuição de 12% no risco de AVC.

“Com base nos resultados desta análise, o consumo de até um ovo por dia pode contribuir para uma diminuição do risco de acidente vascular cerebral, e a ingestão diária de ovos não parece estar associada ao risco de doença arterial coronária”, revela o novo estudo.

Apesar de o motivo científico para este efeito ainda não ter sido descoberto, o investigador Dominik Alexander sugere que “os ovos têm muitos atributos nutricionais positivos”, que reduzem o stress oxidativo, a inflamação e a tensão arterial.

De acordo com os especialistas, os ovos são um alimento de baixo custo com bastante nutrientes, e fornecem uma fonte valiosa de proteína, antioxidantes, vitaminas e minerais.

ZAP / Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O ovo cozido é o que não faz mal porque não se usa “nada” para serem cozinhados, ao contrário do estrelado que se usa azeite/ óleo e sal/especiarias.
    1 Ovo cozido de manhã é do melhor que podem fazer.

  2. O ovo foi demonizado desde que, SEM EVIDENCIAS/PROVAS, na decada de 70/80 a comunidade cientifica demonizou todos os tipos de gordura, aconselhando dietas ricas em hidratos e outras coisas nefastas.
    O ovo nunca fez mal a ninguem. Aliás eu como uns 4 diariamente, e a saúde recomenda-se.
    O ovo é rico em boa proteína, colina, ácido fólico, ferro, zinco e etc.
    Se o ovo vem de galinha criada intensivamente, com crescimento rapido, presa num cubiculo, alimentada só de farinhas processadas, bom…, nesse caso pode nao ser tao rico, especialmente em omega 3, mas nao deixa de ser uma escolha melhor que muitos outros alimentos.

    Alguns artigos de estudos randomizados:
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25833969
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15721501
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15796146

    Nao há um unico estudo decente (sem interesses e randomizado), que a gordura saturada faz mal.

    • E sabe porquê que as gorduras saturadas foram demonizadas?
      Porque a indústria do açúcar resolveu aldrabar tudo e todos e culpabilizou as gorduras, quando era (e é!) o açúcar o grande culpado pela obesidade, colesterol, diabetes, e atrevo-me a dizer, CANCRO, pois as células cancerígenas adoram açúcar!
      E assim se engana o mundo, com dinheiro, que compra pessoas e estudos.

  3. 1º a noticia da “velhota” italiana de 116 anos com uma dieta de 4 ovos por dia durante 90 dias 1ue nunca lhe fez mal, agora dizem que afinal não faz mal até previne AVC’s. Bem parece que a industria dos “ovos” anda a fazer propaganda para comprarmos mais ovos.

RESPONDER

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …

Coreia do Norte pede assinatura de tratado de paz antes de nova cimeira com EUA

A imprensa norte-coreana pediu a assinatura do tratado de paz inter-coreano, numa altura em que é esperado nos Estados Unidos um alto dirigente norte-coreano, no âmbito da preparação de uma segunda cimeira bilateral. No editorial, o …