Estudo revela que comer um ovo por dia reduz o risco de AVC

O ovo é apontado como culpado do colesterol alto e das doenças cardiovasculares, mas um novo estudo realizado por cientistas do Instituto EpidStat, nos EUA, sugere que os ovos podem até ajudar a reduzir o risco de AVC.

Como reporta o Medical Daily, os investigadores analisaram sete estudos semelhantes sobre os efeitos do consumo do ovo na saúde cardiovascular.

Tal como nos estudos anteriores, os cientistas descobriram que não há uma ligação clara entre comer ovos regularmente e a doença arterial coronária ou as doenças cardiovasculares em geral.

Aliás, o estudo publicado no Journal of The American College of Nutrition, concluiu que o consumo de um ovo por dia está associado a uma diminuição de 12% no risco de AVC.

“Com base nos resultados desta análise, o consumo de até um ovo por dia pode contribuir para uma diminuição do risco de acidente vascular cerebral, e a ingestão diária de ovos não parece estar associada ao risco de doença arterial coronária”, revela o novo estudo.

Apesar de o motivo científico para este efeito ainda não ter sido descoberto, o investigador Dominik Alexander sugere que “os ovos têm muitos atributos nutricionais positivos”, que reduzem o stress oxidativo, a inflamação e a tensão arterial.

De acordo com os especialistas, os ovos são um alimento de baixo custo com bastante nutrientes, e fornecem uma fonte valiosa de proteína, antioxidantes, vitaminas e minerais.

ZAP / Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O ovo cozido é o que não faz mal porque não se usa “nada” para serem cozinhados, ao contrário do estrelado que se usa azeite/ óleo e sal/especiarias.
    1 Ovo cozido de manhã é do melhor que podem fazer.

  2. O ovo foi demonizado desde que, SEM EVIDENCIAS/PROVAS, na decada de 70/80 a comunidade cientifica demonizou todos os tipos de gordura, aconselhando dietas ricas em hidratos e outras coisas nefastas.
    O ovo nunca fez mal a ninguem. Aliás eu como uns 4 diariamente, e a saúde recomenda-se.
    O ovo é rico em boa proteína, colina, ácido fólico, ferro, zinco e etc.
    Se o ovo vem de galinha criada intensivamente, com crescimento rapido, presa num cubiculo, alimentada só de farinhas processadas, bom…, nesse caso pode nao ser tao rico, especialmente em omega 3, mas nao deixa de ser uma escolha melhor que muitos outros alimentos.

    Alguns artigos de estudos randomizados:
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25833969
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15721501
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15796146

    Nao há um unico estudo decente (sem interesses e randomizado), que a gordura saturada faz mal.

    • E sabe porquê que as gorduras saturadas foram demonizadas?
      Porque a indústria do açúcar resolveu aldrabar tudo e todos e culpabilizou as gorduras, quando era (e é!) o açúcar o grande culpado pela obesidade, colesterol, diabetes, e atrevo-me a dizer, CANCRO, pois as células cancerígenas adoram açúcar!
      E assim se engana o mundo, com dinheiro, que compra pessoas e estudos.

  3. 1º a noticia da “velhota” italiana de 116 anos com uma dieta de 4 ovos por dia durante 90 dias 1ue nunca lhe fez mal, agora dizem que afinal não faz mal até previne AVC’s. Bem parece que a industria dos “ovos” anda a fazer propaganda para comprarmos mais ovos.

RESPONDER

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …

Boaventura só está "à espera de provas concretas" para enterrar o FC Porto

César Boaventura, acusado de uma ligação ao SL Benfica por Francisco J. Marques, disse que só está "à espera de mais provas concretas" para enterrar o FC Porto. O diretor de comunicação dos azuis e …