Estudo português mostra que comer chocolate previne declínio mental

A longo prazo, o consumo regular de chocolate reduz em 40% o risco de declínio mental em idosos.

Um estudo realizado por investigadores portugueses de diversas instituições é o primeiro que associa o efeito a longo prazo do chocolate com o declínio cognitivo em pessoas idosas.

Participaram no estudo, inicialmente, 531 participantes com 65 ou mais anos. O grupo foi avaliado a vários níveis: histórico socio-cultural, condição física e capacidades cognitivas normais que foram testadas através do famoso teste Mini-Mental State Examination (MMSE).

O consumo de chocolate e café também foi avaliado, ao longo da investigação.

Dois anos depois, os pacientes voltaram a ser examinados na Universidade do Porto para verificar como estavam as suas capacidades cognitivas, ou seja, para ver se a sua capacidade mental tinha deteriorado.

Segundo o estudo, publicado em junho no Journal of Alzheimer’s Disease, o consumo moderado de chocolate reduziu em 40%, o risco de declínio mental dos participantes. Os investigadores apontam os flavanóides, ingrediente antioxidante presente no chocolate, como sendo responsáveis por este efeito.

Uma informação importante a ter em conta é que o efeito protetor do chocolate só foi encontrado nos participantes que consumiam menos de 75 miligramas de café por dia, o equivalente a um expresso normal.

Embora seja difícil avaliar os efeitos do chocolate a longo termo devido às limitações associadas ao estudo de hábitos alimentares, a investigação concluiu que o consumo regular de chocolate tem, efetivamente, efeitos preventivos ao nível do declínio cognitivo em idosos.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …