Estudantes voltam a ter 25% de desconto nos passes a partir desta sexta-feira

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, o restabelecimento em setembro do passe sub23 que permitirá um desconto de 25% nos transportes aos estudantes do Ensino Superior, independentemente da sua condição de recursos.

“Amanhã [esta sexta-feira] será publicada a portaria que restabelecerá o passe sub23 que permitirá aos estudantes do Ensino Superior ter desconto de 25% no passe, independentemente da sua condição de recurso”, revelou António Costa.

O líder do Executivo garantiu ainda que a portaria a ser publicada será “para estar em vigor no inicio do ano letivo“.

Esta política, alterada no ano de 2012, fez com que o desconto nos passes sub23 fosse limitado apenas aos estudantes que demonstrassem ter carências económicas.

Segundo o jornal Público, em Lisboa, um passe Navegante Urbano, válido para a Carris, o Metro e a CP dentro da cidade, passa a custar 27,15 euros para os estudantes abrangidos, face aos 36,20 que os outros passageiros pagam. Já um Navegante Rede, que abrange paragens fora da primeira coroa tarifária, passa a custar 32 euros (o normal tem um custo de 42,65 euros).

Já no caso do Porto, os passes Andante nas categorias Sub23, estudante, júnior e sénior já tinham uma redução de preço de 25%. Por isso, um Z2, que, por exemplo, permite andar nos autocarros STCP, no Metro e na CP nas principais zonas do centro da cidade, tem um custo de 22,75 euros. O mesmo passe sem desconto tem um preço de 30,30 euros.

O primeiro-ministro falava em Gaia, durante a cerimónia de assinatura de contratos de aquisição de 188 veículos “totalmente ecológicos”, 173 movidos a gás natural e 15 autocarros elétricos, traduzindo-se a compra num investimento de 92 milhões de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.