Estudantes voltam a ter 25% de desconto nos passes a partir desta sexta-feira

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, o restabelecimento em setembro do passe sub23 que permitirá um desconto de 25% nos transportes aos estudantes do Ensino Superior, independentemente da sua condição de recursos.

“Amanhã [esta sexta-feira] será publicada a portaria que restabelecerá o passe sub23 que permitirá aos estudantes do Ensino Superior ter desconto de 25% no passe, independentemente da sua condição de recurso”, revelou António Costa.

O líder do Executivo garantiu ainda que a portaria a ser publicada será “para estar em vigor no inicio do ano letivo“.

Esta política, alterada no ano de 2012, fez com que o desconto nos passes sub23 fosse limitado apenas aos estudantes que demonstrassem ter carências económicas.

Segundo o jornal Público, em Lisboa, um passe Navegante Urbano, válido para a Carris, o Metro e a CP dentro da cidade, passa a custar 27,15 euros para os estudantes abrangidos, face aos 36,20 que os outros passageiros pagam. Já um Navegante Rede, que abrange paragens fora da primeira coroa tarifária, passa a custar 32 euros (o normal tem um custo de 42,65 euros).

Já no caso do Porto, os passes Andante nas categorias Sub23, estudante, júnior e sénior já tinham uma redução de preço de 25%. Por isso, um Z2, que, por exemplo, permite andar nos autocarros STCP, no Metro e na CP nas principais zonas do centro da cidade, tem um custo de 22,75 euros. O mesmo passe sem desconto tem um preço de 30,30 euros.

O primeiro-ministro falava em Gaia, durante a cerimónia de assinatura de contratos de aquisição de 188 veículos “totalmente ecológicos”, 173 movidos a gás natural e 15 autocarros elétricos, traduzindo-se a compra num investimento de 92 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Opções de Bruno Lage criticadas. "Não faz sentido estrear jovens"

Na sequência da derrota caseira com o RB Leipzig, em jogo da primeira jornada da Liga dos Campeões, o empresário Bruno Costa Carvalho criticou as opções do treinador benfiquista. "Não faz sentido o Lage, a quem …

Associações querem maior acesso a medicamentos inovadores para esclerose múltipla

Associações representativas dos cidadãos com esclerose múltipla divulgaram esta quinta-feira uma carta aberta em que defendem um maior acesso a medicamentos inovadores e que cada doente tenha um plano integrado de gestão da doença. Na carta …

Conceição sobre Nakajima: "Não basta ter contrato com o FC Porto, é preciso senti-lo"

Na antevisão ao jogo com o Young Boys para a Liga Europa, que acontece esta quinta-feira no Estádio do Dragão, o treinador tentou pôr um ponto final na polémica com o jogador japonês. Depois da vitória …

Arábia Saudita diz que ataque foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão"

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita defende que o ataque a duas instalações petrolíferas no sábado foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão". As tensões começam a escalar no Médio Oriente, principalmente após o ataque de sábado …

Elisa Ferreira vai tutelar fundos distribuídos pelo marido. PE reunido para analisar "conflito de interesses"

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses. A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, …

​ERSE diz que "não tem capacidade" para analisar preço dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) admitiu que não tem capacidade para analisar o preço dos combustíveis, afirmou a presidente do regulador, Cristina Portugal, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e …

Autarca de Amarante nega ter participado em viagem à Turquia

A Câmara de Amarante informou hoje que "nenhum autarca" do município participou numa viagem à Turquia, paga por uma empresa investigada pelo Ministério Público (MP). Em comunicado enviado ao ZAP, a câmara refere que o presidente …

Primeiros humanos talhavam elefantes com ferramenta de 5 centímetros

Retirar o máximo de carne possível de uma carcaça era algo importante há milhares de anos atrás. Para um melhor aproveitamento, eram usadas lâminas de apenas cinco centímetros, que os arqueólogos ignoraram até agora. Normalmente, ao …

Trudeau pediu desculpa por ter escurecido tom de pele em festa em 2001

Em 2001, Justin Trudeau escureceu o tom de pele para um baile de máscaras. Agora, o primeiro-ministro do Canadá reconhece que não o devia ter feito. O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse esta quinta-feira que "lamenta …

Práticas da EDP Produção custaram 140 milhões de euros aos consumidores

As práticas da EDP Produção no mercado que levaram a Autoridade da Concorrência a aplicar uma multa de 48 milhões de euros terão custado 140 milhões de euros aos consumidores, adiantou o regulador. "Estima-se que a …