Estudantes voltam a ter 25% de desconto nos passes a partir desta sexta-feira

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, o restabelecimento em setembro do passe sub23 que permitirá um desconto de 25% nos transportes aos estudantes do Ensino Superior, independentemente da sua condição de recursos.

“Amanhã [esta sexta-feira] será publicada a portaria que restabelecerá o passe sub23 que permitirá aos estudantes do Ensino Superior ter desconto de 25% no passe, independentemente da sua condição de recurso”, revelou António Costa.

O líder do Executivo garantiu ainda que a portaria a ser publicada será “para estar em vigor no inicio do ano letivo“.

Esta política, alterada no ano de 2012, fez com que o desconto nos passes sub23 fosse limitado apenas aos estudantes que demonstrassem ter carências económicas.

Segundo o jornal Público, em Lisboa, um passe Navegante Urbano, válido para a Carris, o Metro e a CP dentro da cidade, passa a custar 27,15 euros para os estudantes abrangidos, face aos 36,20 que os outros passageiros pagam. Já um Navegante Rede, que abrange paragens fora da primeira coroa tarifária, passa a custar 32 euros (o normal tem um custo de 42,65 euros).

Já no caso do Porto, os passes Andante nas categorias Sub23, estudante, júnior e sénior já tinham uma redução de preço de 25%. Por isso, um Z2, que, por exemplo, permite andar nos autocarros STCP, no Metro e na CP nas principais zonas do centro da cidade, tem um custo de 22,75 euros. O mesmo passe sem desconto tem um preço de 30,30 euros.

O primeiro-ministro falava em Gaia, durante a cerimónia de assinatura de contratos de aquisição de 188 veículos “totalmente ecológicos”, 173 movidos a gás natural e 15 autocarros elétricos, traduzindo-se a compra num investimento de 92 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …