Estudantes criam ecobebidas com resíduo de queijo e “fruta feia”

mischiru / Flickr

-

Duas bebidas “totalmente naturais, sem corantes, nem conservantes”, foram criadas, a partir de resíduo de queijo e de “fruta feia” por um grupo de alunos de mestrado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Denominada ‘Toal’, a gama “composta por duas ecobebidas totalmente naturais”, foi desenvolvida no âmbito de um projeto de transformação de “subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola em alimentos saudáveis e nutritivos”, refere a Universidade de Coimbra (UC).

“Na equação para a confeção dos novos produtos, formulados por um grupo de estudantes de mestrado” em segurança alimentar da Faculdade de Farmácia de Coimbra, “entram soro excedente do fabrico de queijo, um subproduto bastante poluente, e morangos que não têm calibre suficiente para venda ao consumidor final” (a designada “fruta feia”).

As duas novas bebidas, idênticas a iogurte líquido e a sumo de fruta, “apenas diferem no conteúdo” (uma tem caráter proteico, outra energético).

Em comum, explicam Daniela Costa e Rita Martins, “as duas bebidas são ricas em antioxidantes e probióticos, que auxiliam na manutenção do sistema imunitário, e os seus açúcares essenciais, bem como os seus pequenos péptidos (pequenas proteínas de fácil absorção), exercem funções ao nível do sistema cardiovascular, nomeadamente no controlo da pressão arterial”.

Na ‘Toal’ proteica, “salienta-se um elevado valor nutritivo e atividade biológica, destacando-se a leucina, essencial no processo de crescimento muscular aliado à diminuição da acumulação de gordura corporal”, acrescentam.

As estudantes, que foram orientadas por Fernando Ramos, docente e investigador da Faculdade de Farmácia da UC, evidenciam o facto de ambas as bebidas constituírem “alternativas saudáveis para o consumidor” e de não prejudicarem o meio ambiente.

“No caso do soro proveniente do fabrico do queijo, estamos a contribuir para mitigar um problema ambiental, evitando que este entre na rede de águas”, enquanto em relação aos morangos, trata-se de “aproveitar fruta que não é vendida ao consumidor final” e de “combater o desperdício alimentar”, sublinham.

A grande inovação destas ecobebidas assenta no facto de aproveitarem “todas as propriedades do soro” (proteínas, água e açúcares) e de não exigirem um processo de confeção complexo, salientam as duas alunas, referindo que a indústria da produção de queijo gera grandes quantidades de soro – de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2015 foram produzidos em Portugal 658 milhões de litros de soro de queijo de vaca.

As ecobebidas ‘Toal’ já foram degustadas por consumidores e a recetividade “foi muito agradável”, afirmam Daniela Costa e Rita Martins, adiantando que já há investidores interessados em financiar o projeto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Capital das tempestades, Júpiter tem relâmpagos bizarros e chuva "mole" nunca antes vista

Com tempestades constantemente a devastar a sua superfície e uma Grande Mancha Vermelha que se agita há séculos, Júpiter é conhecido como a "capital das tempestades do Sistema Solar". Agora, a missão Juno, da NASA, …

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …