Uma estudante norte-americana de 14 anos criou um protótipo de carro com um sistema integrado que suprime os ângulos mortos, aqueles que o condutor não consegue controlar a olho nu.
Alaina Gassler, residente no estado norte-americano da Pensilvânia, é o nome por detrás do projeto, que já lhe valeu o primeiro lugar num concurso científico nacional (Samueli Foundation Prize) de 25.000 dólares, escreve o portal Bored Panda.
A jovem apresentou na semana passada o seu projeto – “Melhorar a segurança do carro eliminando ângulos mortos” – um outro concurso, o Broadcom MASTERS (Math, Applied Science, Technology, and Engineering for Rising Stars), dedicado à Ciência e à Tecnologia para estudantes do Ensino Secundário dos Estados Unidos.
Gassler construiu um sistema protótipo recorrendo a uma webcam, um projetor e a materiais impressos em três dimensões para preencher os espaços da estrutura do carro que, por vezes, bloqueiam a visibilidade do condutor – todos estes materiais têm como objetivo acabar com os ângulos mortos.
O resultado é um “quadro transparente” que permite ver o que acontece fora do veículo sem quaisquer problemas, quer o carro esteja parado ou em movimento, tal como se pode ver num vídeo publicado no YouTube.
Gassler instalou uma webcam do lado de fora do “pilar A”, no lado do passageiro (o que se vê nas imagens do YouTube), que mostra o vídeo ao vivo no pilar interno, graças a um projetor conectado ao teto que está colocado acima do banco do condutor.
A jovem precisou de imprimir uma peça especial para ajudar a focar o projetor a uma distância tão curta. Depois, enfrentou problemas por estar a tentar projetar as imagens numa moldura interna do pilar e foi por isso que a recolocou com tecido refletivo retro.
“O material reflete apenas a luz para a sua fonte, que é o projetor neste caso. Como os olhos do condutor estão próximos do projetor, este pode ver uma imagem nítida e clara, enquanto os passageiros veem apenas um pedaço de pano preto”, explica Gassler, dando conta que o seu objetivo passa por “reduzir significativamente os acidentes de carro” relacionados com ângulos mortos.
Inicialmente, Gassler tencionava que as imagens projetas fossem visíveis para todos os passageiros do carro. Contudo, e após alguns testes, apercebeu-se que a “luz em movimento” causava dores de cabeça quando se sentava nos bancos traseiros. Por isso, optou por tornar as imagens visíveis apenas para o condutor e o pendura.
Nota a Mashable que a deteção e minimização de ângulos mortos está a tornar-se num critério importante na conceção de projetos para novos caros.
Alguns dos modelos mais recentes incluem sensores – por norma colocados nos espelhos – que, através da luz, som ou vibração, alertam o condutor quando ou um outro carro ou objeto está no seu ponto cego.
o mexia que rouba milhoes nao foi o autor dessa invencao mas ele inventou a eletricidade liquida
Sim, sim, a que nos liquida a carteira!
E a jovem americana que se ponha a pau, porque se ele se aperceber e tiver por aonde lhe pegar, certo é que lhe roubará os direitos e os venderá aos chinos.