Estudante de 14 anos inventa protótipo que acaba com os ângulos mortos nos carros

Uma estudante norte-americana de 14 anos criou um protótipo de carro com um sistema integrado que suprime os ângulos mortos, aqueles que o condutor não consegue controlar a olho nu.

Alaina Gassler, residente no estado norte-americano da Pensilvânia, é o nome por detrás do projeto, que já lhe valeu o primeiro lugar num concurso científico nacional (Samueli Foundation Prize) de 25.000 dólares, escreve o portal Bored Panda.

A jovem apresentou na semana passada o seu projeto – “Melhorar a segurança do carro eliminando ângulos mortos” – um outro concurso, o Broadcom MASTERS (Math, Applied Science, Technology, and Engineering for Rising Stars), dedicado à Ciência e à Tecnologia para estudantes do Ensino Secundário dos Estados Unidos.

Gassler construiu um sistema protótipo recorrendo a uma webcam, um projetor e a materiais impressos em três dimensões para preencher os espaços da estrutura do carro que, por vezes, bloqueiam a visibilidade do condutor – todos estes materiais têm como objetivo acabar com os ângulos mortos.

O resultado é um “quadro transparente” que permite ver o que acontece fora do veículo sem quaisquer problemas, quer o carro esteja parado ou em movimento, tal como se pode ver num vídeo publicado no YouTube.

Gassler instalou uma webcam do lado de fora do “pilar A”, no lado do passageiro (o que se vê nas imagens do YouTube), que mostra o vídeo ao vivo no pilar interno, graças a um projetor conectado ao teto que está colocado acima do banco do condutor.

A jovem precisou de imprimir uma peça especial para ajudar a focar o projetor a uma distância tão curta. Depois, enfrentou problemas por estar a tentar projetar as imagens numa moldura interna do pilar e foi por isso que a recolocou com tecido refletivo retro.

“O material reflete apenas a luz para a sua fonte, que é o projetor neste caso. Como os olhos do condutor estão próximos do projetor, este pode ver uma imagem nítida e clara, enquanto os passageiros veem apenas um pedaço de pano preto”, explica Gassler, dando conta que o seu objetivo passa por “reduzir significativamente os acidentes de carro” relacionados com ângulos mortos.

Inicialmente, Gassler tencionava que as imagens projetas fossem visíveis para todos os passageiros do carro. Contudo, e após alguns testes, apercebeu-se que a “luz em movimento” causava dores de cabeça quando se sentava nos bancos traseiros. Por isso, optou por tornar as imagens visíveis apenas para o condutor e o pendura.

Nota a Mashable que a deteção e minimização de ângulos mortos está a tornar-se num critério importante na conceção de projetos para novos caros.

Alguns dos modelos mais recentes incluem sensores – por norma colocados nos espelhos – que, através da luz, som ou vibração, alertam o condutor quando ou um outro carro ou objeto está no seu ponto cego.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Sim, sim, a que nos liquida a carteira!

      E a jovem americana que se ponha a pau, porque se ele se aperceber e tiver por aonde lhe pegar, certo é que lhe roubará os direitos e os venderá aos chinos.

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …