Estudante de 14 anos inventa protótipo que acaba com os ângulos mortos nos carros

Uma estudante norte-americana de 14 anos criou um protótipo de carro com um sistema integrado que suprime os ângulos mortos, aqueles que o condutor não consegue controlar a olho nu.

Alaina Gassler, residente no estado norte-americano da Pensilvânia, é o nome por detrás do projeto, que já lhe valeu o primeiro lugar num concurso científico nacional (Samueli Foundation Prize) de 25.000 dólares, escreve o portal Bored Panda.

A jovem apresentou na semana passada o seu projeto – “Melhorar a segurança do carro eliminando ângulos mortos” – um outro concurso, o Broadcom MASTERS (Math, Applied Science, Technology, and Engineering for Rising Stars), dedicado à Ciência e à Tecnologia para estudantes do Ensino Secundário dos Estados Unidos.

Gassler construiu um sistema protótipo recorrendo a uma webcam, um projetor e a materiais impressos em três dimensões para preencher os espaços da estrutura do carro que, por vezes, bloqueiam a visibilidade do condutor – todos estes materiais têm como objetivo acabar com os ângulos mortos.

O resultado é um “quadro transparente” que permite ver o que acontece fora do veículo sem quaisquer problemas, quer o carro esteja parado ou em movimento, tal como se pode ver num vídeo publicado no YouTube.

Gassler instalou uma webcam do lado de fora do “pilar A”, no lado do passageiro (o que se vê nas imagens do YouTube), que mostra o vídeo ao vivo no pilar interno, graças a um projetor conectado ao teto que está colocado acima do banco do condutor.

A jovem precisou de imprimir uma peça especial para ajudar a focar o projetor a uma distância tão curta. Depois, enfrentou problemas por estar a tentar projetar as imagens numa moldura interna do pilar e foi por isso que a recolocou com tecido refletivo retro.

“O material reflete apenas a luz para a sua fonte, que é o projetor neste caso. Como os olhos do condutor estão próximos do projetor, este pode ver uma imagem nítida e clara, enquanto os passageiros veem apenas um pedaço de pano preto”, explica Gassler, dando conta que o seu objetivo passa por “reduzir significativamente os acidentes de carro” relacionados com ângulos mortos.

Inicialmente, Gassler tencionava que as imagens projetas fossem visíveis para todos os passageiros do carro. Contudo, e após alguns testes, apercebeu-se que a “luz em movimento” causava dores de cabeça quando se sentava nos bancos traseiros. Por isso, optou por tornar as imagens visíveis apenas para o condutor e o pendura.

Nota a Mashable que a deteção e minimização de ângulos mortos está a tornar-se num critério importante na conceção de projetos para novos caros.

Alguns dos modelos mais recentes incluem sensores – por norma colocados nos espelhos – que, através da luz, som ou vibração, alertam o condutor quando ou um outro carro ou objeto está no seu ponto cego.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Sim, sim, a que nos liquida a carteira!

      E a jovem americana que se ponha a pau, porque se ele se aperceber e tiver por aonde lhe pegar, certo é que lhe roubará os direitos e os venderá aos chinos.

RESPONDER

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …