Estudante de 14 anos inventa protótipo que acaba com os ângulos mortos nos carros

Uma estudante norte-americana de 14 anos criou um protótipo de carro com um sistema integrado que suprime os ângulos mortos, aqueles que o condutor não consegue controlar a olho nu.

Alaina Gassler, residente no estado norte-americano da Pensilvânia, é o nome por detrás do projeto, que já lhe valeu o primeiro lugar num concurso científico nacional (Samueli Foundation Prize) de 25.000 dólares, escreve o portal Bored Panda.

A jovem apresentou na semana passada o seu projeto – “Melhorar a segurança do carro eliminando ângulos mortos” – um outro concurso, o Broadcom MASTERS (Math, Applied Science, Technology, and Engineering for Rising Stars), dedicado à Ciência e à Tecnologia para estudantes do Ensino Secundário dos Estados Unidos.

Gassler construiu um sistema protótipo recorrendo a uma webcam, um projetor e a materiais impressos em três dimensões para preencher os espaços da estrutura do carro que, por vezes, bloqueiam a visibilidade do condutor – todos estes materiais têm como objetivo acabar com os ângulos mortos.

O resultado é um “quadro transparente” que permite ver o que acontece fora do veículo sem quaisquer problemas, quer o carro esteja parado ou em movimento, tal como se pode ver num vídeo publicado no YouTube.

Gassler instalou uma webcam do lado de fora do “pilar A”, no lado do passageiro (o que se vê nas imagens do YouTube), que mostra o vídeo ao vivo no pilar interno, graças a um projetor conectado ao teto que está colocado acima do banco do condutor.

A jovem precisou de imprimir uma peça especial para ajudar a focar o projetor a uma distância tão curta. Depois, enfrentou problemas por estar a tentar projetar as imagens numa moldura interna do pilar e foi por isso que a recolocou com tecido refletivo retro.

“O material reflete apenas a luz para a sua fonte, que é o projetor neste caso. Como os olhos do condutor estão próximos do projetor, este pode ver uma imagem nítida e clara, enquanto os passageiros veem apenas um pedaço de pano preto”, explica Gassler, dando conta que o seu objetivo passa por “reduzir significativamente os acidentes de carro” relacionados com ângulos mortos.

Inicialmente, Gassler tencionava que as imagens projetas fossem visíveis para todos os passageiros do carro. Contudo, e após alguns testes, apercebeu-se que a “luz em movimento” causava dores de cabeça quando se sentava nos bancos traseiros. Por isso, optou por tornar as imagens visíveis apenas para o condutor e o pendura.

Nota a Mashable que a deteção e minimização de ângulos mortos está a tornar-se num critério importante na conceção de projetos para novos caros.

Alguns dos modelos mais recentes incluem sensores – por norma colocados nos espelhos – que, através da luz, som ou vibração, alertam o condutor quando ou um outro carro ou objeto está no seu ponto cego.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Sim, sim, a que nos liquida a carteira!

      E a jovem americana que se ponha a pau, porque se ele se aperceber e tiver por aonde lhe pegar, certo é que lhe roubará os direitos e os venderá aos chinos.

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …