Estudante de 14 anos inventa protótipo que acaba com os ângulos mortos nos carros

Uma estudante norte-americana de 14 anos criou um protótipo de carro com um sistema integrado que suprime os ângulos mortos, aqueles que o condutor não consegue controlar a olho nu.

Alaina Gassler, residente no estado norte-americano da Pensilvânia, é o nome por detrás do projeto, que já lhe valeu o primeiro lugar num concurso científico nacional (Samueli Foundation Prize) de 25.000 dólares, escreve o portal Bored Panda.

A jovem apresentou na semana passada o seu projeto – “Melhorar a segurança do carro eliminando ângulos mortos” – um outro concurso, o Broadcom MASTERS (Math, Applied Science, Technology, and Engineering for Rising Stars), dedicado à Ciência e à Tecnologia para estudantes do Ensino Secundário dos Estados Unidos.

Gassler construiu um sistema protótipo recorrendo a uma webcam, um projetor e a materiais impressos em três dimensões para preencher os espaços da estrutura do carro que, por vezes, bloqueiam a visibilidade do condutor – todos estes materiais têm como objetivo acabar com os ângulos mortos.

O resultado é um “quadro transparente” que permite ver o que acontece fora do veículo sem quaisquer problemas, quer o carro esteja parado ou em movimento, tal como se pode ver num vídeo publicado no YouTube.

Gassler instalou uma webcam do lado de fora do “pilar A”, no lado do passageiro (o que se vê nas imagens do YouTube), que mostra o vídeo ao vivo no pilar interno, graças a um projetor conectado ao teto que está colocado acima do banco do condutor.

A jovem precisou de imprimir uma peça especial para ajudar a focar o projetor a uma distância tão curta. Depois, enfrentou problemas por estar a tentar projetar as imagens numa moldura interna do pilar e foi por isso que a recolocou com tecido refletivo retro.

“O material reflete apenas a luz para a sua fonte, que é o projetor neste caso. Como os olhos do condutor estão próximos do projetor, este pode ver uma imagem nítida e clara, enquanto os passageiros veem apenas um pedaço de pano preto”, explica Gassler, dando conta que o seu objetivo passa por “reduzir significativamente os acidentes de carro” relacionados com ângulos mortos.

Inicialmente, Gassler tencionava que as imagens projetas fossem visíveis para todos os passageiros do carro. Contudo, e após alguns testes, apercebeu-se que a “luz em movimento” causava dores de cabeça quando se sentava nos bancos traseiros. Por isso, optou por tornar as imagens visíveis apenas para o condutor e o pendura.

Nota a Mashable que a deteção e minimização de ângulos mortos está a tornar-se num critério importante na conceção de projetos para novos caros.

Alguns dos modelos mais recentes incluem sensores – por norma colocados nos espelhos – que, através da luz, som ou vibração, alertam o condutor quando ou um outro carro ou objeto está no seu ponto cego.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Sim, sim, a que nos liquida a carteira!

      E a jovem americana que se ponha a pau, porque se ele se aperceber e tiver por aonde lhe pegar, certo é que lhe roubará os direitos e os venderá aos chinos.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …